10 motivos para viajar mais

Não existe tempo mais bem gasto (ou dinheiro melhor investido) do que com uma viagem.

Seja uma trip para o exterior, algum destino nacional ou até mesmo aquele final de semana no interior, é sempre uma experiência única, com histórias e lembranças que você nunca vai esquecer.

Um homem sábio certa vez disse o seguinte: “Daqui a vinte anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez.”

Então siga seu conselho: “Solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.”

Se você está precisando de um incentivo, eis 10 motivos para viajar mais:

1# VIVER NOVAS AVENTURAS

Vamos ser honestos? Em nossa cidade, vivemos numa bolha. Por mais ativa que seja a sua vida social, os programas acabam se repetindo em algum momento.

Não que isso seja ruim; é uma delícia ir ao cinema com a namorada ou tomar uma cerveja com os amigos. Mas às vezes, é preciso sair da rotina e encarar novas aventuras.

Seja lá qual for a sua vibe — mergulho no Caribe, jogatina em Las Vegas, balada em Los Angeles ou Ibiza — nada é melhor do que viajar para expandir os horizontes.

2# DESENVOLVER SUA CONFIANÇA

Você pode planejar a viagem nos mínimos detalhes, mas não tem jeito: sempre haverá aqueles imprevistos ao longo da jornada.

E isso é ótimo. Lidar com o inesperado é algo que vai desenvolver a sua confiança em si mesmo. Você talvez fique surpreso, até, com sua capacidade de lidar com situações complicadas que, à distância, parecem apavorantes.

O êxito será uma verdadeira injeção de autoestima.

3# TER MAIS HISTÓRIAS PARA CONTAR

As pessoas adoram ouvir boas histórias de viagem e aventura. Ao ter estes casos na bagagem, você será uma pessoa mais interessante, não tenha dúvidas disso.

Obviamente não estamos sugerindo que você fique alugando todo mundo, com seus “feitos heróicos” ao redor do globo. Nada é mais chato do que alguém que fica se gabando.

Mas pode ter certeza que suas passagens engraçadas vão atrair a atenção de amigos, família — e das mulheres, também.

Getty Images

4# EXPANDIR A CULTURA

Sabedoria nunca é demais, especialmente quando ela é prática. Claro que a cultura teórica tem seu lado valor, também.

Mas ver pessoalmente as obras de Renoir no Musée d’Orsay, em Paris, é algo que eleva a experiência de alguém que gosta de arte ao próximo nível. Seu negócio é esporte? Que tal assistir ao Barcelona em pleno Camp Nou, em vez da televisão?

Vivencie o que o mundo tem para oferecer.

5# CONHECER NOVAS PESSOAS

Uma das coisas mais gostosas de viajar — especialmente ser for um mochilão ou intercâmbio — é conhecer novos amigos.

Num hostel, por exemplo, todo mundo está no mesmo barco: longe de casa, longe da família, em busca de novas aventuras. Isso ajuda a criar laços duradouros.

Alguns anos depois, você estará em casa recebendo aquela amiga australiana que conheceu na Espanha. E se você está solteiro, existe coisa melhor do que um romance de verão?

6# CRIAR MEMÓRIAS INESQUECÍVEIS

“Nós não lembramos dos dias que passamos, mas dos momentos”, diz uma velha máxima.

Numa viagem, você terá experiências inesquecíveis que o acompanharão pelo resto da sua vida. Sempre que você se lembrar destas imagens, não tenha dúvida: um sorriso vai surgir em seu rosto.

Pode ter-se passado 10 anos desde a viagem, mas o simples fato de você ter vivido aquilo o deixará feliz, por saber que aproveitou a oportunidade bem.

7# EXPERIMENTAR NOVOS PRATOS E BEBIDAS

Poucas coisas são mais prazeirosas, numa viagem, do que experimentar novos pratos e bebidas. Que tal degustar a variedade de cervejas que um pub inglês centenário tem para oferecer?

Quando você cai na estrada, é surpreendido o tempo inteiro com sabores surpreendentes, que nunca imaginou antes que pudessem existir.

Getty Images

8# TER UMA PAUSA REAL DO TRABALHO

Vivemos na era do smartphone, com os emails profissionais chegando 24/7 em nossa caixa de entrada. Assim, fica difícil desconectar 100% do trabalho.

Mas pela nossa própria sanidade, às vezes é preciso ter uma pausa disso tudo.

Nada melhor do que uma boa viagem para realmente esquecer a rotina do escritório — e respirar um pouco do mundo ao nosso redor. Esse tempo para você, inclusive, vai melhorar sua performance profissional depois.

9# SAIR DA BOLHA E CRIAR PERSPECTIVA

Todos nós temos, às vezes, a sensação de que somos o centro do universo. Uma consequência disso? Damos uma dimensão desproporcional aos nossos problemas. Conhecer novas culturas, novas pessoas, é algo que fará você repensar suas crenças.

10# REALIZAR SONHOS

Quem nunca viu um filme no cinema e se imaginou no lugar do personagem, vivendo aquela cena de aventura ou romance?

Nada contra sonhar, mas quem disse que não pode ser você ali, no interior da Espanha, tomando café na cama com uma linda mulher que conheceu na noite anterior? E depois quebrando a banca do cassino de Monte Carlo? E então curtindo a vida boa numa praia da riviera francesa?

Melhor do que sonhar é viver. E viajar é o caminho para isso.

VÍDEOS EM DESTAQUE