Todo mundo fica animado quando vai fazer sua primeira tattoo ou uma nova. Afinal, as tatuagens são uma maneira de mostrar ao mundo — em forma de tinta na pele — quem nós somos e o que pensamos. Mas quando não tomamos certos cuidados, é possível que o arrependimento acabe batendo na sua porta. Então fiz uma lista básica com 7 erros para evitar na hora de fazer uma tatuagem. São passos simples que, quando seguidos, podem impedir uma grande dor-de-cabeça no futuro:

1# ESCOLHER O ESTÚDIO MAIS BARATO

Um dos piores erros que alguém pode cometer, na hora de fazer uma tatuagem, é escolher o estúdio pelo preço — e não pela qualidade. Aquele desenho vai ficar para sempre na sua pele. Busque um tatuador de confiança, então, para garantir um trabalho bem feito. Economizar com a tattoo nunca deve ser a sua prioridade.

2# FAZER UMA TATUAGEM POR IMPULSO

Lembra as decisões impulsivas que você já tomou na vida? Agora imagine se elas fossem permanentes como uma tatuagem. Que arrependimento várias delas trariam, né? Então reflita bastante antes de fazer uma tattoo — especialmente se você estiver apaixonado, bêbado, deprimido… Impulsividade e tatuagem são duas palavras que não combinam.

3# TATUAR O NOME DE UMA PAIXÃO

Quando estamos apaixonados, a impressão é de que aquilo vai durar para sempre. Mas a realidade não é bem assim. Tatuar o nome de uma paixão pode ser perigoso. Em geral, as tatuagens acabam durando mais que os relacionamentos em si. Se você está realmente decidido a homenagear uma mulher, que tal escolher um símbolo no lugar? Caso vocês terminem, assim pelo menos ainda terá uma tattoo bonita.

4# SEGUIR UMA MODA

As modas são, em essência, passageiras. Basta lembrar que ter mullets no cabelo era tendência nos anos 1980. Hoje? É sinônimo de tremendo mau gosto. Não siga uma moda ao se tatuar. Escolha algo que tenha um significado real para você. E tome cuidado com esse significado, também. Pense se é algo momentâneo ou duradouro. Quando você é um universitário de 18 anos, tatuar uma folha de cannabis pode parecer boa ideia. Mas aos 30, o arrependimento talvez venha com tudo.

5# ESCREVER EM LÍNGUA ESTRANGEIRA SEM CHECAR DIREITO

Várias pessoas adoram tatuar frases ou palavras em línguas estrangeiras. E tatuagens assim podem ficar incríveis, mesmo. Desde que você não descubra, alguns meses depois, que em vez “paz” está com “vazio” escrito nas costas. Tenha 100% de certeza de que a frase está certa. E o Google pode ser traiçoeiro, ok? Melhor conferir com alguém que domine a língua.

6# NÃO PENSAR EM SUA IMAGEM PROFISSIONAL

Vamos ser honestos? As tatuagens ainda são tabu em certas carreiras. Isso é triste, mas uma realidade. Então reflita sobre a sua carreira antes de escolher o lugar da sua tatuagem. Para um chef de cozinha, por exemplo, ter uma caveira no pescoço pode ser ok. Para um advogado, nem tanto. Neste caso seria melhor escolher um local do corpo em que ela fica escondida quando você está de terno, como nas costas.

7# TER PRESSA

Este item resume todas as dicas acima: não tenha pressa. Reflita com calma sobre a tatuagem que você quer fazer. O motivo. O design. O lugar. O tamanho. O melhor estúdio para realizar o trabalho. E assim por diante. Se você viveu tanto tempo sem aquela tattoo, esperar mais alguns dias para fazê-la não deveria ser um problema, certo? Pense bastante (e pense a longo prazo) até ter segurança sobre as suas escolhas.