Esqueça toda a rotina de grooming que você adotou durante o inverno. Verão é sinônimo de sol forte. Calor intenso. Umidade alta. Você sem camisa. Horas na areia. Se você cuidar do corpo da mesma maneira que cuidou nos meses frios, vai chegar à primavera com a hashtag #deuruim estampada na pele. Então olha só estas 12 dicas indispensáveis de grooming para o calor que reunimos:

1# BOTE A ARMADURA

Não queremos tocar o terror em ninguém, mas sabe qual é o tipo de câncer mais frequente no Brasil? O de pele. A boa notícia é que ele é fácil de ser evitado: passando protetor solar. Se existe um item de grooming que é absolutamente indispensável no verão é ele. Não saia de casa sem botar a armadura.

2# FILTRO FACIAL OU CORPORAL?

Dá para usar o mesmo protetor no corpo e rosto? Sim, desde que sua pele seja normal. Se você tiver o rosto oleoso, o filtro comum vai acentuar isso e causar acne. Neste caso compre um protetor facial.

3# ESCOLHA UM HIDRADANTE LEVE

No inverno a gente precisa usar um hidratante mais forte, porque a baixa umidade da estação deixa a nossa pele ressecada. O verão é a hora de trocar de estratégia. Mude para um produto mais leve e menos oleoso, para deixar a sua pele hidratada na dose certa.

shutterstock_140614579

Shutterstock

4# COMO COMBATER UMA QUEIMADURA?

Falando em pele seca, como agir se você esqueceu de usar protetor solar e agora está todo queimado? Antes de mais nada, você merece um tapa na orelha, porque pulou a primeira – e mais importante – dica do nosso guia. Mas vamos lá, não adianta lamentar agora. Aja rápido e você pode minimizar o problema. O seu corpo está chorando por água. Tome muito líquido e passe bastante loção para hidratar a pele. Se você der sorte, é até capaz que escape de descascar.

5# DESODORANTE OU ANTITRANSPIRANTE?

O desodorante, em sua essência, contém ingredientes que perfumam o corpo e matam as bactérias que causam o mau cheiro nas axilas. Mas se você transpira muito, essa característica obviamente tende a aumentar no calor. Então escolha um desodorante que tenha na sua composição também uma ação antitranspirante potente, diminuindo assim o seu suor.

6# ATENÇÃO AOS PÉS

Aproveitando a deixa do mau cheiro nas axilas, vamos falar agora sobre outra região em que as bactérias agem pesado quando a umidade permite: os pés. Não quer fazer feio quando você tirar o sapato perto de alguém? Nada que um talco antisséptico não possa resolver.

7# ESCOLHA UM PERFUME ADEQUADO PARA O VERÃO

O tempo esquentou? Hora de usar um perfume refrescante que combine com o calor. Troque a fragrância encorpada que você usou durante o inverno por outra mais leve. Os perfumes cítricos e aquáticos funcionam bem nessa época do ano. 

shutterstock_105876797

Shutterstock

8# QUAIS TECIDOS USAR OU EVITAR?

Essa é uma dica de moda que, indiretamente, acaba afetando o grooming também: o tecido das roupas. Evite fibras sintéticas, como o poliéster, porque elas não deixam o seu corpo respirar direito e, assim, aumentam a sensação de calor e te fazem transpirar mais. A não ser que seja uma construção específica para a prática esportiva como o dri-fit. Mas de modo geral, dê preferência às fibras naturais como algodão e linho. Seu corpo agradece.

9# O LENÇO UMIDECIDO PODE TE SALVAR NUMA EMERGÊNCIA

Sabe aqueles lenços umedecidos, que as mulheres e os bebês usam bastante? Pois é. Eles podem salvar você numa emergência. Tenha sempre um desses à mão. Se acontecer algum problema ao longo do seu dia (como o desodorante falhar em sua missão) e você estiver longe de casa, o lenço umedecido será uma ótima ajuda. Ele também é bom para a higiene íntima fora de casa e para limpar o rosto oleoso.

10# TEM CABELO OLEOSO? CUIDADO COM O MODELADOR

Se você tem cabelo oleoso, o calor intensifica esse fator. Sendo assim, você precisa usar modelador com efeito matte no cabelo, que fixa os fios tirando o aspecto oleoso deles. A cera em pó é uma ótima opção.

FOTO

11# ELIMINE AS CÉLULAS MORTAS COM UM ESFOLIANTE

Você sabe para que servem os esfoliantes? Eles aceleram um processo natural da pele de eliminar as células mortas. Então além de usar diariamente um bom sabonete para limpar o rosto, lembre-se de fazer a esfoliação uma ou duas vezes por semana.

12# APARE OS SEUS PELOS

Como já falamos em nosso passo-a-passo para aparar os pelos do corpo , as mulheres adoram homens que cuidam bem do grooming corporal e aparam regularmente seus pelos. Há vários estudos, pesquisas e enquetes que provam isso.

Já que no verão a gente passa boa parte do tempo sem camisa (ou sem roupa alguma, se você der sorte) esse hábito se torna ainda mais importante. Confira então o nosso guia para aparar seus pelos como um profissional e fazer bonito durante o Carnaval.

POST OFERECIDO POR PHILIPS BODYGROOM SERIES 1000

bg1025_15-upl-global-001

O Philips Bodygroom Series 1000 chegou para levar seu grooming corporal ao próximo nível. Ele foi desenvolvido especialmente para aparar os pelos do corpo, ao contrário de outras ferramentas elétricas ou manuais de rosto que muitos homens acabam adaptando para essa tarefa. O Bodygroom Series 1000 conta com um exclusivo sistema de proteção para a pele, design compacto e funciona embaixo d’água. Clique aqui para comprar o seu.