fbpx

12 perguntas que você deveria fazer sobre seu treinamento

Devemos sempre nos questionar para melhorarmos na vida. Os treinamentos físicos não fogem a esse raciocínio. Pensando nisso, realizei esse questionário para você responder e verificar se está obtendo tudo aquilo que seu treino tem em potencial para lhe dar. Faça uma check-list nos itens abaixo e veja quantas dessas dicas participam de sua rotina de treinamento.

1# Estou variando meu treinamento?

Dentro de uma periodização, é preciso que você evolua e varie todos os aspectos do seu treinamento (repetições, séries, descanso, exercícios, etc).

2# Estou focando muito os músculos menores?

Faz sentido fazer 5 exercícios para bíceps e 3 para perna? Qual músculo é maior? Dê preferência aos exercícios mais complexos e que trabalham mais massa muscular, dessa forma você conseguirá melhores resultados.

3# Estou me esforçando ao máximo?

De nada adianta um bom planejamento associado a um treino preguiçoso. Trabalhe duro, mas mantenha a consciência para não exagerar.

4# Estou fazendo somente os exercícios que gosto?

Eu estou fazendo os exercícios que mais dão resultado ou os que eu mais gosto? Eis a velha questão do porquê você faz cada movimento. Não se apegue em demasia aos exercícios que você gosta e procure realizar também os que não te agradam. Se preciso, faça os mais chatos primeiro.

5# Estou trabalhando o corpo todo?

Você treina os braços 4 vezes na semana, mas não faz nada para as pernas. Sinto lhe dizer, mas seu treinamento esta simplesmente errado.

6# Estou realizando exercício unilateral?

Exercícios unilaterais servem para propósitos diversos. Sugiro manter ao menos 1 exercício unilateral a cada 2 treinamentos a fim de corrigir possíveis desequilíbrios musculares que possam ser desenvolvidos durante o treinamento. Com os exercícios unilaterais (ou seja, fazendo um braço por vez ou uma perna por vez) podemos observar se existe alguma diferença de força entre os lados do corpo.

7# Estou fazendo exercícios preventivos?

“Prevenir antes de se lesionar”, esse é um ótimo lema. Perca (ou melhor, ganhe) 5 minutos em cada treinamento e evite de ficar meses afastado da academia. Exercícios como rotações externas de ombro (que trabalham as musculaturas que estabilizam a articulação do ombro) ou exercícios como os equilíbrios unipodais (que trabalham as musculaturas que estabilizam os tornozelos e joelhos) são ótimos exemplos.

8# Estou treinando por no máximo 90 minutos?

Dormir na academia não fará você ter mais resultado. Seja prático, objetivo e evite longos intervalos.

9# Estou trabalhando diferentes posturas e empunhaduras?

Se você faz sempre os mesmos exercícios, está a caminho de um platô. Procure variar, o mesmo exercício pode ser realizado de mil formas diversas, e isso gera um estimulo diferente para seu corpo, que se vê obrigado a se adaptar.

10# Estou trabalhando com halteres e cabos?

O trabalho com halteres permite treinar com controle de peso e estabilização corporal; já o trabalho com cabos permite uma tensão constante durante todo movimento. Não ignore nenhuma das duas técnicas.

11# Estou batendo meus recordes?

Gosto de pensar que devemos melhorar a cada treinamento. Considere melhorar ao menos um aspecto toda vez que for malhar. Por exemplo: levantar 1 quilo a mais em algum exercício. Para quem está em nível avançado uma boa estratégia é isolar melhor uma musculatura durante algum exercício.

12# Estou fazendo os exercícios de forma consciente?

Se você não sente sua musculatura sendo trabalhada, o movimento está errado. Existem inúmeros exercícios educativos que você pode realizar para aumentar sua consciência corporal. Mas a forma mais simples de todas é realizar um exercício isolado antes de um multi-articular. Essa pré-exaustão lhe ajudará a ficar mais atento ao seu próprio corpo.