fbpx
Preste atenção nos policiais de olho em Don

4 teorias para o midseason finale de “Mad Men”

Pedro Nogueira Editor-Chefe

Don fica perturbado com uma carta. Enquanto isso, Peggy pode ir atrás de um novo futuro através de uma jornada arriscada. Já Roger recebe uma ligação, ao mesmo tempo em que Pete e Cutler batem de frente um com o outro.

Eis a descrição do midseason finale de “Mad Men”. Após de 7 anos incríveis, a série está chegando ao final e, neste domingo, a Parte I da sétima e última temporada terminará. Depois disso, teremos de esperar até março de 2015 para os 8 episódios derradeiros do seriado.

O que nos levou a pensar: o que vai acontecer com Don Draper nesta saideira da temporada, cujo sugestivo título é “Waterloo”? Temos 4 teorias.

1# Don é investigado pelo Departamento de Defesa pelo seu passado

Vamos lá. O episódio se chama “Waterloo”, a batalha onde Napoleão foi derrotado, e a Parte II da temporada foi batizada de “O Fim de Uma Era”.

Estaríamos vendo, então, a morte de Don Draper e a ressurreição de Dick Whitman? É possível, ainda mais com a descrição do episódio dizendo que “Don fica perturbado com uma carta”, que talvez seja do Departamento de Defesa.

Henry, o novo marido de Betty, quer ser procurador-geral de Nova York. Se o governo decidir fazer uma checagem no passado dele e de sua família, é capaz que Don caia na malha fina.

E vamos notar que, no cartaz da sétima temporada, há uma viatura e três policiais olhando para Don. Pode ser uma dica sutil dos produtores do que vai acontecer.

2# Don é demitido, perde suas ações da SC&P e se afunda na bebida

O novo contrato que ofereceram a Don na agência é espartano: ele não pode beber, sair do roteiro das apresentações e deve obedecer sempre o insuportável Lou Avery, novo diretor de criação da SC&P.

No último episódio, no entanto, Don e Peggy refizeram a apresentação da Burger Chef sem o consentimento de Lou. Poderia essa trama resultar no afastamento completo de Don da agência, perdendo além de tudo as suas ações?

Talvez a carta que ele vai receber seja dos sócios, informando-o deste destino. Um desenrolar possível disso seria Don se afundar na bebida, como já fez em diversos momentos da série, e ir parar no hospital.

3# Don dá a volta por cima na agência com a Burger Chef e a Philip Morris

A batalha de “Waterloo” pode ser interpretado de duas maneiras: pela visão da França, que sofreu a derrota, ou pela da Inglaterra, que triunfou sobre o exército de Napoleão. Quem sabe Don não está do lado vencedor?

Sejamos honestos: ele foi afastado apenas porque trouxe prejuízo financeiro à companhia, ao perder desastrosamente a Hershey’s. Antes disso ele já fizera inúmeras besteiras, mas só quando o bolso da turma apertou que o jogaram aos leões.

Caso a apresentação da Burger Chef seja um sucesso, ele ganhará pontos. Sem falar na conversa que ele teve com a Philip Morris, a empresa de cigarro, que pode trazer uma ótima surpresa a Don.

A carta perturbadora, neste caso, pode ser relacionada à sobrinha da Anna Draper, Stephanie. Ela está grávida e em péssima situação financeira. Talvez morra no parto?

4# Don e Roger mandam todos ao inferno e vão para a McCann

Roger está de saco cheio da agência: parece que só ele entre os sócios percebeu que, com a saída de Don, a SC&P perdeu o seu brilhantismo criativo, ficando refém da mediocridade de Lou Avery.

O último episódio teve um diálogo curioso dele com um dos sócios da McCann Erickson, que está com medo de perder a Buick. O telefone que Roger receberá, portanto, pode ser uma proposta para deixar a SC&P e unir-se a eles nesta conta.

Provavelmente Don, Pete e Peggy se uniriam a ele nessa jornada, deixando os burocráticos Bert Cooper, Joan Harris, Jim Cutler e Lou Avery afundando lentamente a SC&P. A carta de Don, neste cenário, também seria de Stephanie.

* E a ligação de Roger? A nossa aposta, como já dissemos acima, é que seja da McCann com uma proposta de sociedade. Mas a descrição não diz se é uma boa ou má ligação. Talvez seja o segundo caso. E se sua filha está com problemas na comunidade hippie?

* E a jornada de Peggy? Não acreditamos que Peggy receberá uma proposta de outra agência. Afinal, isso não seria exatamente “arriscado” para ela, como diz a descrição do episódio. Ela é uma publicitária já respeitada no meio, onde for irá se sair bem. Nosso palpite? Como ela é uma redatora brilhante, talvez seja sondada para trabalhar como roteirista em Hollywood ou nos grandes canais de TV.

* E o atrito entre Pete e Cutler? Nenhuma novidade aqui. Faz tempo que eles estão batendo de frente. Uma hora algum deles — junto de seus apoiadores na agência — vai cair.