5 hábitos que estão atrapalhando o seu treino de musculação

É comum realizarmos coisas na vida simplesmente por elas fazerem parte de nossa rotina. Por exemplo, todo dia você levanta e vai escovar os dentes sem nem precisar pensar no que está fazendo.

Mas no treino de musculação tem que ser diferente. É preciso colocar os costumes de lado e desenvolver uma estratégia inteligente e consciente.

Por isso, vamos citar alguns hábitos que você deve abandonar para obter melhores resultados:

1# AQUECER NA ESTEIRA POR MAIS DE 5 MINUTOS

O aquecimento na esteira serve como forma de preparação geral e deve acontecer antes do primeiro exercício. Para esse fim, não adianta correr por 20 minutos na esteira. Cinco minutos são suficientes.

2# COMEÇAR SEMPRE COM O MESMO PESO

Quantas vezes você já não se percebeu colocando o mesmo peso na máquina semana após semana? Acontece que permanecer agindo assim é muito mais confortável — mas não produtivo.

Por isso, não se prenda ao peso das máquinas. É normal que ocorram variações na carga utilizada, tanto para cima quanto para baixo. Mas você deve sempre tentar se superar.

Shutterstock

3# MESMOS EXERCÍCIOS NA MESMA ORDEM

Com certeza você conhece alguém que faz supino reto, inclinado e declinado, não importando se faça chuva ou faça sol. Mas, da mesma forma que acontece com as cargas, seu corpo também se adapta a uma determinada demanda.

Um modo de evitar isso é modificando os exercícios ou até mesmo a ordem deles. Trocar um exercício na máquina para peso livre, barra para halteres, pegada supinada para pronada, ou qualquer outra pequena mudança pode fazer a diferença nos seus resultados.

4# FAZER EXERCÍCIO QUE “MODELA” O MÚSCULO

Já ouviu falar que rosca “scoot” trabalha o pico do bíceps? E que glúteo “quatro apoios” deixa o bumbum redondo? Pois é, isso não acontece, pois não existe movimento que molde a musculatura.

O que o exercício faz é aumentar o tamanho do músculo, mas o formato e a inserção dos exercícios não podem ser modificados.

5# ALONGAR ANTES DE TREINAR

Ao contrário da crença popular de que o alongamento pré-treino ajuda a preparar a musculatura e prevenir lesões, o que ocorre é que essa atividade afasta as pontes cruzadas da actina e miosina, fazendo com que você desempenhe menos potência durante o treinamento. Ou seja, vai levantar menos carga.

Apesar de simples, essas pequenas dicas podem fazer uma grande diferença no seu treinamento. Então comece hoje mesmo a potencializar os seus resultados.