5 hábitos simples que vão aumentar sua produtividade diária

Um dos segredos do sucesso profissional (e pessoal) é ter uma rotina produtiva. Mas no meio deste caos e estresse em que vivemos, como organizar uma agenda que permita isso? A revista “Time” fez uma excelente compilação de estudos com cinco hábitos capazes de aumentar a nossa produtividade diária. Olha só quais são:

1# TER UM BOM RITUAL MATUTINO

sucesso-elhombre

Sabe aquela história de acordar tarde e ir direto para o trabalho? Má ideia. Segundo a escritora Laura Vanderkam, cuja obra é focada em produtividade, as pessoas bem-sucedidas costumam acordar cedo, ter objetivos pessoais e aproveitar o período matutino para realizá-los.

“Pessoas que traçam metas em termos concretos são 32% mais suscetíveis de sentirem-se no controle de suas próprias vidas”, revela um estudo. Elabore uma lista semanal ou diária das coisas que você deseja fazer e aproveite as suas manhãs para ticar os itens.

2# FAZER O TRABALHO CRIATIVO E EXECUTIVO NO COMEÇO DO EXPEDIENTE

sucesso-elhombre

Nosso cérebro está na sua melhor forma entre 2,5 e 4 horas depois de acordarmos, segundo uma pesquisa. Chegar ao trabalho e realizar primeiro as tarefa maçantes — tipo reuniões ou responder emails — é um grande erro. Este é o momento em que devemos criar e executar.

Além disso, as primeiras horas do dia é quando estamos mais disciplinados, o que aumenta nossa produtividade. Ao longo do dia começamos a perder o foco e uma das razões são as distrações do escritório. Então chegue antes dos seus colegas e mande ver no trabalho.

3# REAGRUPAR A ENERGIA

sucesso-elhombre

O que fazer quando o nosso cérebro começa a se cansar de tarde? Esta é a hora de fazer uma pausa, tomar um lanche e até mesmo dar uma cochilada de 20 minutos, se possível. O que você precisa é uma mini versão do seu ritual matutino e avaliar o seu progresso do dia.

Nada é mais motivador do que o progresso, revela um estudo. Então pare por alguns minutos e pense em tudo o que você já fez de bom. Isso te dará mais energia para as horas seguintes de trabalho.

4# DEIXAR TAREFAS MAÇANTES PARA O FIM DA TARDE

sucesso-elhombre

Como já falamos antes, no final do dia o nosso cérebro começa a diminuir de ritmo. Esta é a hora de fazer o que, portanto? As tarefas maçantes. Programe-se para realizar o trabalho que não pede criatividade ou energia neste momento, pois você está mais distraído.

5# RELAXAR CERTO DURANTE A NOITE

sucesso-elhombre

Todo mundo sabe que as pessoas de sucesso trabalham mais do que a média. Mas você deve lembrar-se que no dia seguinte, tudo começa novamente. Então é necessário recarregar as baterias.

Uma das táticas para fazer isso? Antes do jantar, faça uma lista com seus objetivos para o dia seguinte. Isso vai ajudá-lo a desligar sua mente do dia que passou.

E, óbvio, temos os nosso hobbies. Mas o segredo aqui é adotar uma atitude ativa e não passiva, segundo uma pesquisa. Esqueça então a ideia de jogar videogame por longas horas, ver televisão ou encher a barriga. Melhor é praticar esportes, socializar com os amigos, treinar um instrumento ou qualquer coisa que ative seu lado criativo.

Não esqueça também de dormir bem. Vários estudos indicam que a falta de sono atrapalha nossa memória, raciocínio lógico, humor e assim por diante. Afinal, depois de um dia tão produtivo, você precisa de energia para performar bem de novo no dia seguinte, certo?

VÍDEOS EM DESTAQUE: