fbpx

6 dicas para manter o estilo mesmo acima do peso

Visualmente, carregar peso extra no corpo não tem problema — a não ser que seja por desleixo. Os homens mais pesados também têm seu charme, e algumas mulheres até preferem esse tipo aos sarados.

Relaxar na atividade física e exagerar no prato é que não é legal para a saúde de ninguém.

Mas brigar com a balança quase sempre faz a gente brigar também com o guarda-roupa.

Se você está acima do peso ideal para seu tipo físico ou tem biótipo mais para o cheio (até por herança genética), saiba que existem alguns truques de vestimenta fáceis para parecer mais magro e esguio.

Às vezes, o problema não é só gordura. Muitos homens, especialmente jovens, sofrem ao ter de tirar a camiseta na praia ou na academia por causa da ginecomastia, o crescimento anormal das mamas, causado não por excesso de gordura, mas de tecido mamário. O problema geralmente é causado por desequilíbrio hormonal e as únicas formas de tratamento são terapia hormonal ou cirurgia.

Mas enquanto não se busca tratamento pode-se usar a roupa para disfarçar.

Veja as dicas do consultor de imagem e personal stylist Felipe Duarte, de São Paulo. Você não precisa doar todas as suas roupas e nem estourar o cartão de crédito comprando peças novas (bem, talvez tenha de fazer algumas compras).

A maior parte das dicas exige apenas bom gosto e senso de estilo.

Confira:

1# USE ROUPAS DO SEU TAMANHO

Não caia na besteira de usar roupas largas demais achando que uma peça folgada vai camuflar o excesso de peso. “Na verdade, elas fazem o efeito oposto e deixam a silhueta ainda maior”, diz Felipe Duarte. Por outro lado, roupas justas e apertadas evidenciam os quilos a mais.

Escolha peças que se ajustem ao seu corpo, sem sobrar ou faltar tecido. “Cuidado com os ternos e camisas slim fit, que são bem justos no corpo e estão na moda, mas podem não ficar bem em quem está muito acima do peso”, avisa o consultor.

estilo-peso-4-el-hombre

2# EXPLORE AS LISTRAS VERTICAIS

Não apenas se estiver acima do peso, mas também se for mais para baixinho e atarracado, camisas e camisetas de listras verticais vão afinar e alongar sua silhueta, fazendo você parecer mais magro e esguio. Só evite as listras muito largas.

Por outro lado, usar listras horizontais é praticamente proibido para você, pois elas esticam suas formas ainda mais para os lados.

3# USE A CINTURA NA CINTURA

Pense no Faustão… Agora apague essa imagem da mente! Evite usar as calças muito acima da cintura (pior ainda, apertadas num cinto), estrangulando sua barriga. E também não use as calças muito baixas, porque suas pernas vão parecer mais curtas, engordando sua silhueta.

“Posicione a calça e o cinto na linha do seu quadril, nem acima e nem abaixo”, diz Felipe.

4# APOSTE NA MONOCROMIA

Experimente usar calça e camisa da mesma cor (ou de tonalidades diferentes da mesma cor), pois essa combinação afina sua silhueta. O preto, como você já deve saber, é a cor campeã nesse quesito. Cinza escuro e azul marinho também cumprem bem a função.

Evite contrastes de cores muito gritantes entre a parte de cima e a de baixo, que dividem sua silhueta ao meio.  “Um terno cinza escuro com uma camisa cinza claro alonga a figura”, exemplifica Felipe.

Em todo caso, a regra geral para quem está acima do peso é usar a calça mais escura do que a camisa. “Calças de cores claras e camisas escuras levam a atenção para as pernas, que parecem mais curtas, passando a impressão de que você é mais baixo”, diz o especialista em moda.

estilo-peso-3-el-hombre

5# CUIDADO COM AS ESTAMPAS

Estampas grandes ou chamativas fazem seu tronco parecer maior e mais largo. Prefira camisas com desenhos pequenos, como florais, xadrezes e geométricos miúdos, e listras finas, sugere Felipe.

Nem é preciso frisar que você deve evitar as camisas florais tipo havaianas (que estão voltando à moda). O mesmo vale para as listras horizontais, que alargam seu trono para os lados, e os xadrezes muito grandes.

6# CURTA O RISCA-DE-GIZ

Esse padrão de tecido é usado em ternos e costumes: é aquele riscado bem fininho. “Ele é ótimo para quem tem de usar roupa social, pois as listras verticais fazem você parecer mais alto e magro”, diz Felipe.

Além disso, o risca-de-giz é um padrão clássico e bem sofisticado.

* * *

Este artigo foi publicado originalmente em nosso parceiro Homem no Espelho; clique aqui para conhecer mais do site