8 barbearias verdadeiramente másculas pelo Brasil

Não é surpresa para ninguém que as barbearias perderam público com o passar dos anos. O que antes era um ponto de encontro entre cavalheiros – além de um lugar para cuidar da estética, claro -, hoje recebe pouca atenção de nossa parte.

Os motivos para tal cenário são diversos: desde a tecnologia, que tornou obsoleta a navalha, ao tempo escasso imposto pelo ritmo da sociedade atual.

Mas, me diz, você já foi a uma barbearia? Sabe qual a diferença estética entre fazer a barba correndo no banho com um gilete cego e fazê-la com um bom profissional? Ou então de cortar o cabelo com um barbeiro ou num cabelereiro comum, que é muito mais voltado para a ala feminina? Pois é, hombre, há diferença.

Mas se a tecnologia é um dos fatores que prejudicaram a barbearia, é porque os barbeiros não souberam usá-la a seu favor. Até agora. Hoje diversos estabelecimentos agregaram serviços com as conquistas tecnológicas que o tempo nos apresentou. E você vai perceber isso na lista a seguir, com 8 barbearias másculas pelo Brasil.

Barbearia Clube – Curitiba (PR)

1-clube

A Barbearia Clube oferece diversos serviços: cabelo, barba, pé, mão, pele, pêlos e massagem. Os preços variam de acordo com o que você pretende fazer. Com um visual que mistura uma pegada atual e retrô, o lugar promete fazer você se sentir um verdadeiro hombre, afinal, seu slogan é “coisa de macho”. Ainda há o serviço “Dia do Rei” para os noivos.

Serviço

Barbearia 9 de julho – São Paulo (SP)

1-9-de-julho

Com 6 endereços na capital paulista, a Barbearia 9 de julho mantém a tradicionalidade das barbearias antigas. Lá você vai encontrar toalhas quentes, espuma de barbear, navalhas, pesadas cadeiras em ferro cromado e até cervejas ou mesmo uma boa dose de Bourbon. Acho que é o suficiente para te convencer que você deveria ao menos conhecer o ambiente de uma barbearia, caso você ainda não tenha feito, certo?

Serviço

  • Endereço: Rua Augusta, 1371 (sala 05) – Bela Vista
  • Telefone: (11) 3283-0170
  • Site: www.barbearia9.com.br

Seu Elias – Belo Horizonte (MG)

1-elias

Com imagens futebolísticas clássicas pendurada nas paredes, o Seu Elias tem o objetivo de resgatar o “lado emblemático e nostálgico das barbearias de 60 e 70 somado aos conceitos de requinte e inovação da atualidade”. Como a intenção é oferecer uma experiência agradável e única aos seus clientes, os caras dispõem de uma boa cadeira de massagem para o atendimento, um cafezinho clássico e um ambiente com um som de bom gosto, seja bossa nova ou jazz. Sem contar o clima intimista entre barbeiros e clientes.

Serviço

  • Endereço: Rua Zilah Corrêa de Araújo, 268 – Ouro Preto
  • Telefone: (31) 2516-0505
  • Site: www.seuelias.com.br

4# Fígaro Barbearia – Fortaleza (CE)

1-fidalgo

O nome todo do lugar é Fígaro Barbearia Social Club. E não é por acaso, já que a experiência de ir ao barbeiro, muito mais do que dar um tapa no visual maltratado, é fazer um social. Eles oferecem mais de 150 serviços e 300 produtos exclusivos para homens. Além do ambiente onde acontecem os trabalhos estéticos (que vão desde corte de cabelo e barba à podologia e depilação), também tem o Social Bar, onde os homens podem jogar um game, poker, xadres e tomar um drink com um bom aperitivo. Ou comer um aperitivo com um bom drink. Como queiram.

Serviço

  • Endereço: Rua Henriqueta Galeno, 603 – Dionísio Torres
  • Telefone: (85) 3244-4020
  • Site: www.figaroclub.com.br

5# O Barbeiro do Meu Pai – Salvador (BA)

1-o-barbeiro

O Barbeiro do Meu Pai não tem esse nome por acaso. O negócio foi originado por Nizan Guanaes em homenagem ao seu genitor, que ia frequentemente ao barbeiro quando ele era criança. Por isso, o ambiente é totalmente decorado para levar os clientes a uma verdadeira viagem ao passado. As cadeiras, bancadas, pisos, espelhos e divisórias são todas com aspectos retrô. A coisa deu tão certo que, posteriormente, Nizan, atendendo a pedidos, abriu no mesmo espaço o A Cabelereira da Minha Mãe, para as mulheres.

Serviço

6# Barbearia Ministro – Joinville (SC)

1-ministro

Além de oferecer os serviços básicos de cabelo, barba, estética facial, depilação e podologia, a Barbearia Ministro dispõe de um frigobar com bebidas importadas e tv a cabo. É mais um lugar que mescla um ambiente requintado com toque tradicional.

Serviço

7# Barber Shop – Rio de Janeiro (RJ)

1-rio

Com tons de marrom e vinho, o Barber Shop oferece um ambiente bem tradicional aos seus clientes. Mas, inspirado nas barbearias londrinas, o local também apresenta toques do mundo contemporâneo. Lá você vai encontrar todos os serviços que uma barbearia pode oferecer e ainda tem rolado alguns descontos.

Serviço

  • Endereço: Rua Lauro Müller, 116 – Botafogo (no Shopping Rio Sul)
  • Telefone: (21) 2541-1484
  • Site: barbershoprio.com.br

8# Classicus Barbearia – Porto Alegre (RS)

1-classicus

A temática da Classicus Barbearia é bem interessante e agrada a muitos: a música. Assim, incontáveis clássicos são reproduzidos na caixa de som do lugar, além de alguns retratos de músicos que marcaram época estamparem as paredes. Já o ambiente é bem atual, com cores claras e suaves. Nas que nos remete ao passado, nesse aspecto. Todos os serviços básicos são oferecidos, fora algumas promoções que acontecem frequentemente.

Serviço

DICAS DOS LEITORES

Recebemos nos comentários algumas dicas bem interessantes de barbearias másculas que não encontramos em nossa pesquisa. Então iremos listá-las por aqui. Caso você conheça alguma barbearia que não esteja no texto e seja tão boa quanto essas, é só comentar.

Santa Barba – Jundiaí (SP)

1-santa-barba

Se estar num ambiente que busca a tradicionalidade das barbearias antigas já é bom, o que dizer se, somado a isso, encontrarmos bar, mesa de sinuca e um bom som ambiente com rock, jazz e blues? Com essas opções, você vai torcer para a fila do Santa Barba estar bem grande, já que esperar por lá é um prazer.

Serviço

Barba Negra

aaaaa

“É uma barbearia com um bar ou um bar com uma barbearia?” Essa é uma boa dúvida, não? O destaque do Barba Negra fica justamente em agregar à barbearia um bar. E não esqueçamos que a barbearia é para os homens, mas o bar é para todos. Tudo isso somado à música que rola por lá (MPB com Chico, Noel Rosa, Tom Jobim e companhia), temos vontade até de comprar uma passagem para Ribeirão Preto somente para conhecer o Barba Negra.

Serviço