Abdominal queima gordura localizada?

Todos os dias pessoas me perguntam: “É verdade que fazer abdominal queima a gordura localizada?” Outra pergunta recorrente: “Quantos abdominais é preciso fazer para ficar definido?”.

As dúvidas e mitos a repeito do treinamento abdominal circulam até hoje no ambiente das academias. Assim sendo, vamos procurar entender um pouco a função desse exercício.

QUAL É A FUNÇÃO DO ABDÔMEN NO CORPO?

A musculatura abdominal tem 3 funções básicas.

1# Estabilização: É a principal função, pois previne lesões na coluna, o que é um fator vital para qualquer ser humano, já que utilizamos essas musculaturas durante todo o dia, estejamos sentados ou realizando qualquer atividade. Entre os exercícios mais característicos encontramos as pranchas, pilates e funcionais. Importante lembrar que ao trabalhar qualquer exercício com uma posição e ativação abdominal adequada, trabalha-se também a função de estabilização.

2# Rotação: A rotação é um exercício completo: além de ser trabalhado em basicamente qualquer atividade da vida diária, é muito utilizado em esportes. A capacidade de anti-rotação vem ganhando cada vez mais importância, pois ela trabalha toda musculatura abdominal com pouca compressão na coluna, o que é benéfico do ponto de vista esportivo e da saúde dessa parte do corpo.

3# Flexão de Tronco: A flexão de tronco é a função mais comumente trabalhada nas academias, exercitando abdominais infra e supra oblíquo. Apesar de tais movimentos serem importantes, é fundamental observar que as outras duas características já citadas normalmente são negligenciadas nos treinamentos abdominais, dando foco somente na flexão de tronco.

Shutterstock

Shutterstock

QUANDO TREINAR?

A musculatura abdominal acaba sendo treinada em todos os movimentos realizados na academia. Portanto, um iniciante não necessita realizar exercícios localizados para essa musculatura. Importante pensar em uma progressão: primeiramente colocamos os exercícios estabilizadores e então progredimos para movimentos que trabalham rotação e flexão do tronco.

ABDOMINAL QUEIMA GORDURA LOCALIZADA?

Infelizmente os exercícios abdominais não queimam a gordura dessa região. Mas nem por isso deixa de ser importante em um processo de emagrecimento e definição muscular.

Os exercícios abdominais queimam calorias e tonificam a região abdominal, o que irá gerar um resultado estético para o seu abdômen.

Importante lembrar que não é necessário exagerar no abdominal. Eu diria que 3 a 4 séries de 1 a 2 movimentos com 12 a 20 repetições é o ideal.

Além disso, para que seja possível perder gordura de maneira eficiente, temos que conciliar o treinamento abdominal com exercícios aeróbios e musculação para o corpo todo. Dessa forma, pode acreditar, os resultados virão.

E, claro, há o fator alimentação também. Afinal, para ter um abdômen definido, é preciso ter uma porcentagem de gordura corporal abaixo dos 12%.