Como emagrecer em 2017: um planejamento em 11 passos

Com a chegada do Ano Novo, depois de todas as estripulias festivas, muitas pessoas vêm com a mesma resolução: “Este ano quero emagrecer.” Mas cuidado, amigo, é fácil ser seduzido por dietas ridículas que prometem milagres em pouquíssimo tempo. Algo que, obviamente, não é natural.

Emagrecer de forma saudável requer um plano em longo prazo — que será mantido, muitas vezes, pelo resto da vida. Não adianta usar um regime excessivamente restritivo que você não aguentará seguir por mais de um mês.

Eu mesmo já fui obeso quando mais novo e, seguindo o roteiro que segue abaixo, perdi cerca de 15 quilos, alcançando ao longo de um ano um peso adequado para a minha altura.

Sendo assim, estas dicas visam à mudança de hábitos que devem ser seguidos ao longo de 2017 para no próximo verão você não precisar ficar de camiseta na praia.

1# NÃO PASSE FOME

Esta é a regra de ouro. Emagrecer envolve comer de 3 em 3 horas. Com isso, seu corpo vai parar de armazenar gorduras, sabendo que sempre haverá comida disponível. Os lanches entre as refeições principais podem ser iogurtes, frutas, bolachas de água e sal ou até mesmo frutas secas. Nada mirabolante e tudo que pode ser levado no bolso ou na pasta.

emagrecer-2017

2# TOME CAFÉ DA MANHÃ

A primeira refeição matinal é a mais importante de todas. A partir dela, o corpo sabe se haverá comida ao longo do dia e se deve armazenar gorduras ou não. Por isso, nada de pular o café.

3# COMA POUCO À NOITE

A quantidade de comida deve ir diminuindo ao longo do dia: tome café como rei, almoce como príncipe e jante como plebeu. Paulistanos têm o hábito de comer mais à noite, justamente pela falta de tempo ao longo do dia. Muito cuidado. Isso pode ser evitado comendo-se lanches a cada 3 horas.

4# SEJA MODERADO NAS REFEIÇÕES

Nada de ficar restringindo tudo — coisas gostosas devem ser comidas, mas com moderação. Em vez de uma barra inteira de chocolate, coma um tablete apenas. Por sinal, 25 gramas de chocolate amargo por dia fazem bem ao coração.

5# FAÇA TROCAS INTELIGENTES

Se puder, troque os bifes à parmegiana por bifes grelhados; carne bovina por aves e peixes; sobremesas gordas por frutas ou gelatina; queijos amarelos por brancos; e assim vai. Isso é aquela coisa óbvia, que todo mundo sabe, mas ninguém faz.

6# BOTE MUITA SALADA NO PRATO

Porque ela enche o estômago, tem muitos nutrientes e praticamente não possui calorias.

como-emagrecer

7# PRATIQUE EXERCÍCIOS

Isso é obrigatório para hábitos saudáveis. Preferencialmente, 30 minutos e 5 vezes na semana. Se não der, agrupe. Por exemplo, fazendo 1h15 de exercício às terças e quintas. E quanto mais, melhor. Atividade física baixa a pressão e aumenta o metabolismo pelas 24 horas seguintes, queimando calorias. Os que emagrecem mais são os aeróbicos.

8# ADOTE UMA MUDANÇA DURADOURA

Tenha consciência de que estas mudanças devem ser para o resto da vida. E ela será mais longa, acredite, se você levá-las adiante com seriedade.

9# BEBA MUITA ÁGUA

Beber água acelera o processo de emagrecimento. Por quê? Segundo cientistas, há dois motivos: o líquido promove a sensação física de saciedade e, também, acelera o nosso metabolismo.

10# MASTIGUE LENTAMENTE

Quando estamos comendo, o cérebro precisa de 15 minutos, em média, para ter a sensação de saciedade. Se você mastigar e comer lentamente, portanto, vai cruzar os talheres com uma quantidade menor de comida.

11# ESTABELEÇA METAS EM LONGO PRAZO

Porque mudanças rápidas nunca conseguem ser mantidas. Além disso, emagrecer ao longo do tempo evita a formação das horríveis pelancas.

VÍDEOS RELACIONADOS