Quer emagrecer? Pular corda é uma ótima opção de treino

Há incontáveis exercícios para emagrecer ou para melhorar o condicionamento físico. Você pode correr, andar de bicicleta, nadar… Enfim, opções não faltam.

Mas há um exercício que é muito simples, prático e talvez nunca tenha passado pela sua cabeça: pular corda. Pode ser até que você nunca tenha levado a sério essa prática, de tão básica que ela é. Normalmente a vemos apenas como uma forma de aquecimento para uma atividade “principal”.

No entanto, esse é um grande erro. Pular corda é uma maneira incrível de se manter em forma. Eis alguns benefícios que esse exercício promove a seus praticantes:

  1. Alto gasto energético (queima muitas calorias)
  2. Fortalece pernas e glúteos
  3. É um treino aeróbio e também anaeróbio bastante eficaz
  4. Favorece condicionamento físico, equilíbrio, agilidade e coordenação
  5. Trabalha com intensidade panturrilhas e a articulação do tornozelo
  6. Trabalha membros superiores
  7. Trabalha a região abdominal

Além de todos esses benefícios, pular corda é muito prático, já que você necessita apenas de uma corda e um espaço mínimo. No entanto, é bom prestar atenção quando for comprar o equipamento. Ao fazê-lo, pise na corda e observe se os pegadores ficam na altura do peitoral. Esse é o tamanho ideal que o objeto deve ter.

Fora o equipamento básico, é interessante se você tiver um tênis com um bom amortecimento, já que esse é um exercício com algum impacto. Se quiser, você pode também comprar um frequencímetro, pois é possível prescrever um treinamento orientado pela frequência de limiares ou pela frequência cardíaca máxima, o que trará resultados muito mais rapidamente.

TREINO

Para você que se interessou e quer começar a praticar o exercício, inicie com um ritmo moderado, fazendo pequenos intervalos a cada 2-3 minutos.

Se tem alguma dificuldade com a prática, comece pulando com os dois pés unidos. Depois que conquistar alguma facilidade, passe a alternar os pés. E quando estiver mais íntimo do exercício, arrisque realizar saltos com duas rotações e cruzar a corda.

Procure fazer pelo menos 20 minutos de atividade para eliminar até 300 calorias.

Pular corda é contraindicado para pessoas obesas e/ou com problemas nas articulações dos membros inferiores, devido ao impacto. Mas para quem não se enquadra nessas características e ainda não pratica o exercício, só temos uma coisa a dizer: você está perdendo tempo.

VÍDEOS RELACIONADOS