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Vida profissional e pessoal: como equilibrar?

Vida profissional e pessoal: como equilibrar?

Com frequência, somos confrontados com o custoso desafio de equilibrar a nossa vida profissional e a nossa vida pessoal.

É comum que os acontecimentos de uma influenciem a outra e, embora por vezes tenhamos que sacrificar algumas coisas para atingir os resultados que desejamos em qualquer uma das duas, o ideal é conseguirmos estabelecer entre elas uma relação harmônica que permita que obtenhamos sucesso em ambas.

Mas seria equilibrar de fato a expressão correta?

Para Kenneth W. Freeman, ex-CEO da Quest Diagnostics, não. Os seus argumentos estão presentes em um artigo publicado há três anos na Harvard Business Review. Em resumo, declara:

Por décadas, a resolução dos conflitos entre o trabalho e a vida pessoal tem sido mencionada como uma questão de “equilíbrio”. No entanto, o trabalho e a vida estão definitivamente entrelaçados. O trabalho ampara aqueles que amamos, e constitui grande parte de nossas identidades, por vezes configurando as nossas vidas sociais. O desafio é integrar o trabalho e a vida pessoal de maneira efetiva, e não separá-los, o que nos dias de hoje é quase impossível.

Realizar essa integração é uma tarefa complicada, e cada pessoa terá que encontrar o seu caminho ideal, mas nós do podemos lhes oferecer um pontapé inicial.

DEFINA SEUS OBJETIVOS

Por vezes, pensamos nos ricos como um grupo de pessoas ociosas, sortudas, ostensivas e superficiais. Por vezes, eles realmente são todas essas coisas.

Mas, de acordo com pesquisas empreendidas entre os anos de 2004 e 2007 pelo cientista social Thomas Corley, os ricos tendem a trabalhar mais horas por semana; a dedicar mais tempo ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento de suas redes de contatos; a ler mais livros; a tirar menos férias; e a passar bem menos tempo frente à televisão ou navegando na internet durante a semana.

Significaria isso que os pobres são responsáveis pelas seus dificuldades financeiras? De maneira alguma. Isso significa somente que, se uma pessoa nasce com alguma estrutura familiar e aporte financeiro, poderá alcançar sucesso se trabalhar duro e contar com alguma sorte.

E não posso deixar de pensar na definição de sorte presente em um seriado coreano: “Somente mais uma palavra para designar esforço.”

Portanto, se o seu objetivo for enriquecer, será preciso que assuma certos compromissos, e que saiba que terá que fazer determinados sacrifícios e concessões a fim de possuir a vida profissional que deseja.

FAÇA SUAS ESCOLHAS

É sempre bom ouvir os conselhos alheios, contanto que não se deixe influenciar demais. Selecione as suas prioridades, fazendo o que o satisfaz e/ou o que está de acordo com os seus propósitos, buscando não permitir que os outros o pressionem em excesso.

Sempre haverá aquele parente que cobrará que você se case e tenha filhos antes dos trinta ou, por outro lado, que se forme na melhor faculdade do país. Mas se você tiver em vista os seus próprios desejos e objetivos, poderá deixar de dar ouvido a eles.

Aja de acordo com o seu ritmo e com as suas preferências. Se você gostar mais de estudar do que de sair à noite, faça isso com mais frequência. Se o contrário for verdadeiro, faça-o também. E, se gostar de ambas as coisas e tiver a capacidade de uni-las, melhor ainda.

Apenas lembrando que todas as escolhas têm consequências. Se você virar um festeiro e deixar os estudos de lado, não adianta reclamar da vida depois se a sua carreira não decolar. Esteja ciente de que isso pode acontecer.

ENTRE (E FIQUE!)EM CONTATO CONSIGO MESMO

Atualmente, contamos com muitos estímulos, as expectativas estão mais altas que nunca e a tecnologia nos leva a permanecer conectados fora de nossos horários de trabalho.

Quando possível, desconecte-se durante certo tempo. Se puder passar, por exemplo, uma semana em um resort com o celular desligado, faça isso.

Se não puder mantê-lo desligado por tanto tempo, faça-o por alguns dias ou mesmo algumas horas. Isolar-se do mundo é, por vezes, algo que permitirá que tenha mais contato consigo mesmo.

Às vezes, nos concentramos tanto em dividir o tempo entre nossa vida profissional e aqueles que amamos que acabamos por esquecer de nós mesmos. Não faça isso. Sempre que possível, reserve algum tempo para você.

Por fim, um fator importante para estabelecer uma relação de harmonia entre sua vida profissional e pessoal é encarar o trabalho de maneira prazeirosa. Esse conceito foi batizado de workhalover e falamos sobre ele aqui no site. Vale a pena ler.

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