Como ganhar sempre no braço-de-ferro: 3 técnicas profissionais

Se você acha que numa disputa de braço de ferro o mais forte sempre sairá vencedor, veja este vídeo e pense de novo. Trata-se de um duelo entre um fisiculturista e um armwrestler profissional. E o fisiculturista, apesar de ser bem maior do que o armwrestler, toma uma surra.

É óbvio que se você encarar o Alistair Overeem numa queda de braço, por mais técnico que você seja, não existe milagre. Mas se você adotar essas 3 técnicas profissionais abaixo, provavelmente vai fazer fila com os seus amigos:

1# HOOK / GANCHO

Este é a técnica mais básica do braço de ferro, usada por grande parte dos armwrestlers em torneios: o gancho. Para fazê-la, você deve girar o pulso para dentro e trazer o braço para próximo de você. Assim, você utilizará vários músculos do corpo no movimento de ataque, enquanto o seu adversário fará toda a defesa com o braço apenas.

2# TOP ROLL / ROTAÇÃO SUPERIOR

top roll ficou famoso no filme Falcão – O Campeão dos Campeões, em que Sylvester Stallone interpreta um caminhoneiro rumo a Las Vegas para o campeonato mundial de armwrestling. Caso o seu adversário seja maior do que você, esta é a manobra a ser usada.

O segredo do top roll é envolver o topo da mão dele com a palma da sua, praticamente abraçando o seu dedão. Ao fazer isso, o pulso dele ficara torcido e o braço, sem força. Repare em Stallone fazendo a jogada no segundo 3:30 do vídeo abaixo.

3# SHOULDER PRESS / PRESSÃO DE OMBRO

Às vezes, a parte mais difícil de uma partida é finalizá-la. E se o seu adversário tiver um condicionamento superior, ele pode te segurar até deixar o seu braço cansado, e depois apenas virar você de primeira.

Para não correr este risco, use a força do ombro e jogue uma pá de cal nas pretensões dele. Você deve girar o corpo e deixar o seu ombro na direção em que deseja empurrar o braço. Se o adversário não tiver uma força sobre-humana, sem dúvida vai ceder ao golpe.

EXTRA: TREINE OS MÚSCULOS

Se você quiser levar a brincadeira a sério, faça na academia um treino focado em bíceps e tríceps. Estes são os músculos mais usados numa partida, junto do antebraço. Você pode dar uma conferida nos seguintes textos:

E não esqueça de trabalhar, também, a sua munheca. Ter um grip (pegada) estável é fundamental para vencer no braço de ferro.