fbpx

Aprenda a lidar com a lombalgia

Uma das queixas que eu mais vejo em consultório é a famosa dor nas costas. Quem é que nunca teve uma?

Esta dor, também conhecida por lombalgia (quando fica na região da coluna lombar) pode ter diversas causas. A mais comum: falta de alongamento, inevitavelmente associada ao sedentarismo. Afinal de contas, quantas pessoas se alongam ao menos uma vez no mês? Pouquíssimas. E fazer exercícios, que acabam por fortalecer a coluna lombar e adequar a postura, é essencial.

A segunda causa mais comum: posição inadequada. Atualmente, a grande maioria das pessoas trabalham sentadas. Sendo assim, se não adotarmos uma posição adequada, inevitavelmente teremos dores nas costas.

Se você fizer uma rápida busca na internet com o verbete “ergonomia”, não tenho dúvidas de que você achará as posições adequadas e as adaptações para o seu tipo de serviço. O mais comum, para aqueles que trabalham sentados ao computador, é com os pés encostados no chão e com as pernas em noventa graus; a coxa, também deve estar em noventa graus em relação ao tronco.

A cadeira deve respeitar a curvatura natural da lombar, que é para frente (não precisa ficar colando o estômago no encosto, até porque isso provoca uma basculação da bacia, o que piora a dor); os braços devem ficar em uma flexão de noventa graus, apoiados na mesa para digitar; e o monitor, em uma altura que você olhe reto para ele, e não inclinado para baixo (como é o caso de laptops, uma praga moderna).

A terceira causa: sobrepeso. Aquela barriguinha puxando a sua coluna para frente, estilo grávida, não é natural. E, enquanto você não acabar com ela, não há analgésico que dê conta da sua dor.

A quarta causa: esforço exagerado. Serve, especialmente, para aqueles que trabalham carregando cargas. A forma mais comum de se levantar um peso é adotar a posição na qual Napoleão perdeu a guerra, pegar a caixa do chão e levantar tudo com as costas. Grande erro. O certo é agachar, segurar a caixa com as mãos e levantar todo o peso com a força das pernas, deixando as costas retas. Isso evita que você force a coluna e provoque dor.

A quinta e última causa, mas que todos julgam a principal culpada, é a hérnia de disco, que ocorre quando você força a coluna demais e o disco que fica entre as vértebras sai do lugar. Esse é um processo na maioria das vezes gradual, lento e extremamente doloroso. Nem de longe é o principal motivo de lombalgia.

E, para sua satisfação, o tratamento da hérnia de disco não é muito diferente do que foi falado aqui: alongamento, exercícios, adequação da posição, perda de peso, repouso. E, para auxiliar, fisioterapia, analgésicos e, quando instável, um colete para evitar o esforço. Nos casos muito graves, acaba sendo indicada a cirurgia, mas isto é uma minoria dos casos.

Sendo assim, a principal forma de tratar a dor nas costas é fazendo a prevenção primária. Por isso, ajuste estas costas na cadeira, termine de ler o El Hombre e trate de ir fazer exercícios.