Como preparar um Martini perfeito // Drinks Clássicos

A maneira que James Bond pede seu martini virou um clássico do cinema. De Sean Connery a Pierce Brosnan, todos os 007 deixaram claro como gostavam de beber o drink: “Batido, não mexido”.

Exceto pelo frio Daniel Craig, que respondeu assim um bartender que lhe fez a pergunta: “Você realmente acha que me importo?”

Reza a lenda que Ian Fleming, o criador de Bond, se inspirou num bar que frequentava em Londres chamado Dukes para escrever escrever a famosa instrução etílica do agente britânico.

O site americano FashionBeans conversou com o atual bartender da casa, Alessandro Palazzi, para pegar algumas dicas de como preparar o martini perfeito.

Traduzimos a entrevista para que você, caro leitor, consiga reproduzir em casa. Olha só:

INGREDIENTES

  • 100ml de gim
  • 100ml de vermute seco
  • 1 casca de limão

PREPARO

PASSO 1# Congele tudo: copo, mixer e bebida.

COMENTÁRIO DE PALAZZI: “Quando você serve um martini o mais gelado possível, isso tira o cheiro do álcool, permitindo à fragrância do limão chegar ao seu nariz.”

PASSO 2# Bote 3 ou 4 cubos de gelo no mixer e acrescente os ingredientes.

COMENTÁRIO DE PALAZZI: “Tradicionalmente o martini é feito com gim, apesar de algumas pessoas preferirem vodka. Seja lá qual você escolher, precisa ser um rótulo premium.”

martini

Alessandro Palazzi no bar Duke (divulgação)

PASSO 3# Decida entre batido ou mexido.

COMENTÁRIO DE PALAZZI: “O gelo quebra quando você bate, diluindo o drink. Uma regra a seguir? Se você tem convidados em casa e quer que eles vão embora no fim da noite, bata. Se você não ligar que eles capotem e fiquem, mexa.”

PASSO 4# Utilize uma boa faca ou descascador de batatas para preparar a casca do limão.

COMENTÁRIO DE PALAZZI: “Usar um limão orgânico é muito importante. Quando você descascar, deve espremer a casca para liberar no copo o óleo que ela possui.”

PASSO 5# Coloque a bebida no copo, torça a casca de limão para liberar o óleo antes de acrescentá-la ao drink e sirva imediatamente.