Como utilizar o drop-set na musculação para ficar mais forte

O drop-set é uma técnica de intensidade bastante popular e, infelizmente, é comum observarmos vários praticantes de musculação utilizando-a de maneira incorreta.

Então hoje decidi dar umas dicas de como tirar proveito dessa técnica de maneira segura e eficiente.

O drop-set funciona da seguinte maneira: você realiza uma série normal, como está prescritos em seu treinamento; e em seguida, sem descanso, pega um peso com 20-30% menos carga e manda bala em mais quantas repetições conseguir.

Por exemplo, supomos que sua série comum seja de 10 repetições com 10 quilos. Você a realiza como sempre e, depois de terminar, diminuirá o peso para 7 ou 8 quilos e fará mais uma série de quantas repetições aguentar.

Essa técnica tem como objetivo principal dois pontos:

➤ Levar a musculatura além do nível de fadiga normal

➤ Deixar a musculatura mais tempo sob tensão

Para quem se destina?

O drop-set é voltado para quem treina em nível intermediário ou avançado.

Se você é iniciante é melhor deixá-lo de lado por enquanto, pois a técnica causa muitas micro-lesões e seu corpo ainda não está tão acostumado a lidar com essa situação.

Além disso, você corre sério risco de se lesionar devido a falta de coordenação motora ou a utilização intensa de musculaturas auxiliares para fazer o movimento.

Quando devo utilizar?

Você pode utilizar essa técnica em alguns momentos diferentes, lembrando sempre de fazer essas adaptações de maneira progressiva. Algumas ideias:

➤ Incluir o drop-set na última série do último exercício de cada grupamento muscular em seu treinamento.

➤ Incluir o drop-set na última série de todos os exercícios do seu treinamento.

➤ Incluir o drop-set em todas as séries de um mesmo exercício do seu treinamento.

Sugiro que você não utilize o drop-set mais do que 4 semanas consecutivas, seguidas de um descanso de uma semana de treinamento normal.

Eis algumas dicas para levar em consideração:

➤ Procure adotar essa técnica de intensidade em séries com poucas repetições, preferencialmente menos de 8. Dessa forma você colhe um pouco do benefício tensional e metabólico no mesmo exercício.

➤ Procure realizar o drop-set em máquinas, aumentando assim a segurança.

➤ Comece usando-o em exercícios isolados, que trabalham apenas um grupamento muscular, também para aumentar a segurança.

Tomando cuidado e aplicando o drop-set de maneira progressiva você só tem a ganhar em seu treinamento. Pode acreditar.

VÍDEOS EM DESTAQUE