Desafio: você consegue ficar 1 mês sem reclamar?

Um querido leitor escreveu ao EL HOMBRE pedindo um texto sobre o seguinte tema: bom humor. Como desenvolver essa virtude e deixar o mau humor de lado?

Pesquisando sobre o assunto, topei com um movimento interessante que teve a adesão de milhares de pessoas nos Estados Unidos. Trata-se do desafio de ficar 1 mês sem reclamar.

O objetivo? Criar um mindset mais positivo, ao eliminar os comentários negativos da nossa vida.

Segundo uma pesquisa, as pessoas reclamam em torno de uma vez por minuto.

Um dos principais motivos é o social. Segundo um especialistas da área, Trevor Blake, poucas coisas são mais efetivas para criar um laço entre dois indivíduos do que uma queixa em comum.

Por isso as pessoas gostam de fofocar tanto, por exemplo.

Só que isso tem um preço alto, porque ao reclamar (ou ouvir alguém reclamando) o nosso cérebro libera o hormônio do estresse, fazendo de nós mau humorados crônicos se criamos da reclamação um hábito.

TRANSFORME SUAS INSATISFAÇÕES EM AÇÕES E NÃO RECLAMAÇÕES

Claro que isso não significa que devemos ser passivos às coisas que nos incomodam.

Pelo contrário.  Esse desafio é um incentivo para sermos mais ativos, só que direcionando a nossa energia para o que está em nosso controle.

Vou dar um exemplo, ok? Não adianta reclamar do trânsito. Ele está ali e xingá-lo não vai mudar nada. É melhor aceitar isso e seguir em frente, sem deixar a negatividade da situação te afetar.

Já reclamar por ter que acordar cedo é outro caso. Em vez de ficar lamuriante pelo cansaço, que tal ter consciência de que melhorar isso está em suas mãos e tomar uma atitude? Crie o hábito de dormir mais cedo e você passará a levantar todo dia com disposição.

O fato é que reclamar não ajuda nas duas situações, deu para perceber?

Se algo te causa insatisfação, ou você age quando o problema está em seu controle (como levantar disposto pela manhã) ou aceita a situação serenamente quando não tem o que fazer (tipo o trânsito da cidade).

VAMOS ENCARAR O DESAFIO JUNTOS?

O escritor americano Will Bowen, autor do livro “Pare de Reclamar e Concentre-se nas Coisas Boas”, desenvolveu um desafio bem interessante.

A ideia é passar 21 dias consecutivos sem reclamar, tentando trocar as reclamações inúteis do nosso dia-a-dia por atitudes produtivas. Um exemplo prático?

⛔️  “Puta merda, que frio desgraçado.”

✅ “Rapaz, que frio, deixa eu me agasalhar bem.”

Como o nosso cérebro está condicionado a reclamar, isso requer muito disciplina para remodelar o hábito.

A sugestão de Bowen? Colocar uma pulseira no pulso e, sempre que você se flagrar reclamando, mudá-la para o outro pulso e recomeçar o desafio dos 21 dias do zero.

Mais de 11 milhões de pessoas encomendaram a pulseira roxa de silicone “Complaint Free World” que Bowen criou para o desafio.

Mas é óbvio que você não precisa dela. Qualquer pulseira que te faça lembrar disso serve.

Eu, por exemplo, decidi seguir outro caminho: peguei meu relógio preferido e colei no fecho da pulseira um pequeno pedaço de etiqueta no qual escrevi “positividade” .

Sei lá quanto tempo vou levar para completar esses 21 dias consecutivos, mas prometo que volto para escrever sobre a experiência aqui no site.

Bora encarar o desafio junto comigo?

VÍDEOS EM DESTAQUE