fbpx

Kick out: exercício educativo #4

Prosseguindo em nossa série sobre exercícios educativos, hoje vamos falar do kick out, ideal para quem tem dificuldade de manter a postura ereta durante a corrida e que tem passada curta.

O exercício tem por finalidade aumentar a utilização do quadríceps (musculatura da frente da coxa), fortalecendo essa área por meio da flexão do quadril em vez de fazer isso pela extensão do joelho.

O kick out é indicado principalmente para corredores que enfatizam a flexão do joelho, movimento do final da passada que leva os pés no sentido das nádegas. Pessoas que correm com essa característica parecem se mover inclinadas para frente.

Esse exercício consiste de realizar uma flexão de quadril rápida (elevar a perna para frente) mantendo o joelho totalmente estendido e retornar a perna ao solo amortecendo com a ponta do pé. Enquanto isso, deve-se procurar desenvolver movimentos rápidos e coordenados com os braços.

Duas boas dicas para realizar o kick out adequadamente é estar bem aquecido (para evitar qualquer tipo de estiramento no posterior da coxa) e procurar não inclinar o tronco para trás, o que facilitaria ou aumentaria a amplitude do movimento.

Para evoluir no exercício você pode pensar na seguinte progressão:

  1. Parado: elevações alternadas
  2. Em movimento: corrida normal com elevação somente de uma perna
  3. Em movimento: corrida com elevação das duas pernas

Enquanto algumas pessoas têm o problema de enfatizar demais o movimento de flexão de joelho durante a corrida (e é para elas que o kick out é aconselhado), outras, em oposição, acentuam em demasia a flexão de quadril, esquecendo da flexão do joelho. Isso torna o movimento mais lento, dando a impressão de estarem realizando saltos para frente (em uma vista lateral). Para elas o educativo ideal é o butt kick.

publicidade