fbpx
Aquela dor no ombro nem sempre significa coisa boa

O que as dores musculares tardias estão te dizendo

Com certeza você já ficou com a musculatura dolorida após um dia de academia. Esse fenômeno não é exclusivo do treinamento resistido, mas, com certeza, ocorre com maior frequência nos praticantes de musculação. Então vamos entender melhor como isso funciona.

A dor muscular tardia é originada principalmente pelo processo inflamatório e não pelo ácido lático, como é muito propagado. O acumulo de ácido lático dificulta a execução do exercício e causa a sensação de que a musculatura está queimando, mas ele é removido quase que completamente em apenas 30 minutos após o treino.

A dor muscular tardia é um indicativo de que o treinamento que você realizou produziu microlesões na sua musculatura e gerou um processo inflamatório. O que pode parecer um excelente sinal de que o treinamento foi produtivo, em excesso pode indicar que, na verdade, ele foi prejudicial ao seu corpo.

Vamos deixar claro que não necessariamente você deve ficar dolorido após um treinamento de musculação. Mas como devemos sempre buscar superar nossos limites é normal que eventualmente isso ocorra. O que não devemos é buscar desenvolver essas dores intencionalmente aumentando sempre a intensidade e volume do treinamento, achando que “no pain no gain” (famosa frase que significa “sem dor sem ganho”).

Assim, vamos entender o que as dores musculares tardia estão te dizendo:

Uma dor leve durante a contração

Se você treinou uma musculatura ontem e hoje sente uma leve dor na região ao contraí-la, excelente – você deve ter treinado de maneira adequada essa musculatura.

Uma forte dor durante a contração

Agora, se você, ao contrair uma musculatura, parece que tomou um choque no local, fique alerta. Você deve se preocupar com seu treinamento, procurar rever qual foi o estímulo extra que te causou esse resultado e reduzi-lo para sentir somente uma leve dor.

Uma forte dor ao realizar outros movimentos

Sentir dor no ombro ao caminhar é sinal de que você exagerou no treinamento. Nesse caso, reduza o volume e intensidade do seu treino, pois, além de estar propenso a lesionar a musculatura do ombro, é provável que você esteja desenvolvendo um desgaste desnecessário da articulação. Assim como esse exemplo, se alguma musculatura doer ao ser realizado um movimento que não a envolva, considere o mesmo raciocínio.

Dor ao tocar

Normalmente quem treina muito pesado chega nesse nível. A dor ao toque e até um certo inchaço mais duradouro da musculatura parecem os perfeitos sinais de um treino excelente – mas indicam, na verdade, que você gerou muitas microlesões na musculatura-alvo e seu corpo está fazendo o possível para que ela não se lesione mais.

É importante lembrar que o descanso não serve somente para que você possa se recuperar do treino, mas, principalmente, para que ocorra a super-compensação dos músculos, que é justamente quando ocorre o aumento de tamanho.

publicidade