O que fazer primeiro: perder gordura ou ganhar massa muscular?

Muitas pessoas já se fizeram a seguinte pergunta: seria melhor começar a academia com o foco em emagrecer ou ganhar massa muscular?

Hoje chegaremos em um veredicto. Obviamente que tudo depende do individuo. Se você estiver com o percentual de gordura muito elevado (20% para cima), deveria focar em reduzir a gordura corporal antes de qualquer coisa.

Mas a grande maioria das pessoas está em um meio termo, com 12-15% de gordura corporal e sem muita massa muscular. Então o que fazer nesses caso?

É comum uma pessoa sedentária, quando acorda para a necessidade de se exercitar, começar a fazer mil planos sobre como iniciará os treinos, como será a dieta, se haverá suplementação, quais aulas participar, fazer corrida, luta — e tudo isso para em 30 dias estar igual aos caras de capa de revista.

A verdade é que todo bom resultado demora um tempo. Então é claro que ninguém vai ficar com um físico assim em um mês. Mas saber por onde começar é um excelente passo para poupar tempo e frustrações.

A VANTAGEM DE SE FOCAR NO GANHO DE MASSA

Se o seu físico se encontra em um estado mediano, como falamos acima, a melhor alternativa é ganhar massa muscular inicialmente. Isso ocorre por alguns motivos:

➤ Quanto mais massa muscular, mais seu metabolismo basal aumenta. Ou seja, posteriormente você vai conseguir emagrecer comendo mais.

➤ Quanto mais massa muscular, mais você vai gastar energia durante o treinamento.

➤ Nos primeiros meses de treinamento você possui mais facilidade para ganhar força e também massa muscular.

Agora, se você focar em perder gordura primeiro, a tendência é que tenha que fazer uma dieta muito restritiva e, consequentemente, o risco de acabar abaixando seu metabolismo é maior, já que essa será a resposta do seu corpo para se adequar às quantidade mínimas de energia ingeridas.

Sem mencionar o fato de que as proporções de comida serão menores, o que dificulta também o aspecto psicológico.

Falando em lado psicológico, é mais fácil suportar um “peso” por vez, apesar de a grande maioria das pessoas querer fazer tudo ao mesmo tempo. É importante começar uma rotina progressiva de treinamento e de dieta também.

Por isso, iniciar focando mais no ganho de massa muscular é melhor.

BOA NOTÍCIA PARA OS INICIANTES

Um ponto relevante de mencionar é que o iniciante de musculação normalmente já acaba por perder um pouco de gordura e ganhar um pouco de massa muscular naturalmente, sem fazer alterações na sua dieta.

Mas ter uma dieta equilibrada é fundamental, visto que comer muito mais do que o necessário só fará com que você engorde. Então é essencial consultar um nutricionista para minimizar esse acúmulo de gordura.

Por fim, não se esqueça que ganhar massa muscular é um processo mais demorado do que emagrecer. É mais fácil perder 5 quilos de gordura do que ganhar 5 quilos de massa muscular. Ambos os efeitos, no entanto, são poderosos do ponte de vista estético.

Então leve em conta que é importante sempre alternar períodos em que se foca mais no ganho de massa muscular com períodos onde o principal objetivo é a perda de gordura. Essa alternação pode ser fluida, sempre observando os objetivos do treinamento.

Não se esqueça, no entanto, de iniciar seus treinos tendo como principal foco o ganho de massa muscular.

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