Os 10 melhores perfumes masculinos: a lista definitiva

“Uau. Que perfume é esse?” Me diga, caro leitor, quando foi a última vez que uma mulher fez um comentário destes para você, com um sorriso no rosto?

Se você mal consegue lembrar, então está na hora de adotar uma nova fragrância, para fazer dela sua assinatura pessoal — e oferecer um cheiro memorável para as pessoas ao seu redor.

A questão é qual escolher? Quais são, afinal, os melhores perfumes masculinos? É uma tarefa que beira o impossível chegar a uma lista definitiva. Afinal, trata-se de um tema subjetivo. Eu posso adorar o Terre d’Hermès, por exemplo, mas ele tem uma nota marcante de laranja que incomoda você. Como discutir neste caso?

É diferente de falar, sei lá, sobre esportes. Você não gosta do Messi? Do LeBron? Azar seu. Os números e títulos deles estão acima de qualquer debate. Mas quando o assunto é perfume, o gosto pessoal tem um peso muito forte.

QUAL METODOLOGIA ADOTAR?

Qual metodologia adotar, então? Cogitamos algumas alternativas, aqui no EL HOMBRE, para fazer uma lista objetiva dos melhores perfumes para homens.

A primeira opção? Pedir a sugestão de um especialista. Mas aí pensamos, quando você quer saber se um filme é bom ou não, em quem acredita mais: na resenha de um único crítico ou na opinião conjunta de milhares de pessoas no IMDB?

Uma pesquisa sobre as fragrâncias mais vendidas também passou pela nossa cabeça. Mas popularidade e qualidade são duas coisas bem diferentes, como bem sabemos. Talvez uma enquete? Não, pois a fama de um perfume falaria mais alto do que sua qualidade.

O CAMINHO MAIS CONFIÁVEL

Eis que chegamos a um caminho que nos pareceu o mais confiável. Há dois grandes sites na internet (Fragantica e BaseNotes) voltados exclusivamente para o review de perfumes, com milhares de membros apaixonados pelo tema.

Assim podemos ter a avaliação de um imenso grupo de pessoas — e que realmente entende do assunto.

Nenhum dos sites trazia uma página ou opção de pesquisa com os “top rated” do acervo. Assim tivemos que nos debruçar, manualmente, em dezenas de fragrâncias do BaseNotes e Fragantica, cruzando centenas de dados, para fazer a nossa seleção dos 10 melhores perfumes masculinos.

Vamos a eles?

Dior Homme Intense, by Christian Dior (2007)

26129449-4393

O Dior Homme Intense pode ser definido, simplesmente, como uma obra-prima. Ele é a quintessência da sofisticação e elegância. O equivalente a um traje de gala para o seu cheiro.

A fragrância do Homme Intense oferece notas amadeiradas, florais e almiscaradas. Essa mistura traz um resultado poderoso e sensual ao mesmo tempo. Se você quer uma aposta impossível de errar, ei-la, pois estamos falando de um perfume praticamente unânime entre homens e mulheres.

Fragantica: Nota de 4,54/5 entre 3308 votantes
BaseNotes: Nota 4,5/5 estrelas entre 982 votantes

ALTERNATIVA: Quem gosta dele pode gostar também do La Nuit de l`Homme Yves Saint Laurent

Terre d’Hermès, by Hermès (2006)

26125219-9037

O Terre d’Hermès é uma jornada pela alquimia, passando por terra, ar e água. Traduzindo isso o que significa? Trata-se de um perfume amadeirado com notas minerais e vegetais, marcando especialmente pelo tom cítrico. Perfeito para usar em qualquer ocasião, com qualquer look.

Fragantica: Nota de 4,23/5 entre 5943 votantes
BaseNotes: Nota 4/5 estrelas entre 2324 votantes

ALTERNATIVA: Quem gosta dele pode gostar também do 212 VIP Men Wild Party Carolina Herrera

A*Men Pure Havane, by Thierry Mugler (2011)

nd.11444

A Thierry Mugler é uma das perfumarias mais incríveis do planeta. E a estrela da casa é o A*Men Pure Havane, que busca inspiração no aroma do tabaco.

Ou, para ser mais específico, nos melhores charutos cubanos. Com notas também de mel e baunilha, é a opção perfeita para quem busca uma fragrância audaciosa.

Fragantica: Nota de 4,48/5 entre 2691 votantes
BaseNotes: Nota 4/5 estrelas entre 531 votantes

ALTERNATIVA: Quem gosta dele pode gostar também do Armani Code

Eau des Baux, by L’Occitane en Provence (2006)

nd.2034

Quer um perfume que transborda masculinidade? Conheça o Eau des Baux, muito prazer. Ele é um tributo aos cavaleiros medievais da lendária fortaleza de Les Baux, na França, que adotaram a árvore cipreste como símbolo de sua força e coragem.

Este mesmo cipreste está presente na fragrância da L’Occitane, assim como pimenta rosa, criando um resultado único.

Fragantica: Nota de 4,41/5 entre 1653 votantes
BaseNotes: Nota 4/5 estrelas entre 417 votantes

ALTERNATIVA: Quem gosta dele pode gostar também do Carbone de Balmain

L’Instant de Guerlain pour Homme, by Guerlain (2004)

nd.52

Seria impossível fazer uma lista destas sem a presença da Guerlain. Entre as várias opções maravilhosas da perfumaria, o L’Instant pour Homme é a melhor para muitos.

Trazendo o balanço ideal entre paixão e paz, segundo a próprio grife, ele oferece um frescor cítrico e uma masculinidade amadeirada. Simplesmente extraordinário.

Fragantica: Nota de 4,22/5 entre 2230 votantes
BaseNotes: Nota 4/5 estrelas entre 932 votantes

ALTERNATIVA: Quem gosta dele pode gostar também do Spicebomb Viktor&Rolf

Tobacco Vanille, by Tom Ford (2007)

nd.1825

Tom Ford é famoso pelos ternos maravilhosos de sua marca. Mas saiba que os perfumes dele também são espetaculares.

O Tobacco Vanille, como seu nome já sugere, é marcante pela sua combinação entre tabaco e baunilha. Um detalhe curioso? Ele é unisex. Mas não precisa se preocupar em ficar com cheiro de mulher, pois o Tobacco Vanille tem uma essência bem masculina acima de tudo.

Fragantica: Nota de 4,27/5 entre 3877 votantes
BaseNotes: Nota 4/5 estrelas entre 958 votantes

ALTERNATIVA: Quem gosta dele pode gostar também do Acqua di Parma Colônia Leather

Rive Gauche pour Homme, by Yves Saint Laurent (2003)

o.1032

Pense no cheiro másculo de uma barbearia californiana dos anos 1970. Agora pegue isso e transforme numa fragrância deliciosamente aromática, com um frescor picante, amadeirada e nota floral para fechar o conjunto. Este é o Rive Gauche pour Homme, da Yves Saint Laurent.

Fragantica: Nota de 4,3/5 entre 1134 votantes
BaseNotes: Nota 4/5 estrelas entre 1194 votantes

ALTERNATIVA: Quem gosta dele pode gostar também do Armani Acqua Di Gio Profumo

Aventus, by Creed (2010)

nd.9828

Poucas perfumarias são tão bem-sucedidas quanto a Creed. Outras fragrâncias dela bateram na trave para entrar na lista, mas o Aventus acabou se sobressaindo.

Inspirado na intensa vida de Napoleão Bonaparte, ele é um perfume digno de imperador. Uma fragrância “masculina e otimista”, nas palavras da marca, o Aventus é marcante pelas notas de fruta, almíscar e couro.

Fragantica: Nota de 4,44/5 entre 4424 votantes
BaseNotes: Nota 4,5/5 estrelas entre 1463 votantes

ALTERNATIVA: Quem gosta dele pode gostar também do Montblanc Legend Intense

Égoïste, by Chanel (1990)

nd.613

Lançado em 1990, o Égoïste da Chanel é o perfume mais antigo da nossa lista. Amadeirado e picante, pode-se dizer que é como um ato de classe dentro de um frasco, ideal para um homem clássico e cheio de confiança.

Fragantica: Nota de 4,18/5 entre 2319 votantes
BaseNotes: Nota 4/5 estrelas entre 1149 votantes

ALTERNATIVA: Quem gosta dele pode gostar também do Nuit d’Issey

Encre Noire, by Lalique (2006)

26126273-3903

Se você procura um perfume intenso e distinto, vale a pena dar uma chance ao Encre Noire, de Lalique. É uma fragrância de teor amadeirado fortíssimo. Se você quer entrar numa sala de reunião e demonstrar presença, o Encre Noire é sua escolha. Mas ele não combina muito com situações casuais, fica a dica.

Fragantica: Nota de 4,19/5 entre 4241 votantes
BaseNotes: Nota 4/5 estrelas entre 1081 votantes

ALTERNATIVA: Quem gosta dele pode gostar também do Polo Blue EDT

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como você deve ter notado, não repetimos diferentes fragrâncias de uma mesma perfumaria, para deixar a lista o mais diversificada possível.

A Guerlain, por exemplo, poderia ter sido muito bem representada pelo Homme Intense, Héritage ou Veltiver. Foi também uma tristeza deixar de fora o Millésime Impérial e o Green Irish Tweed da Creed.

Mas fazer o quê? A realidade é que, entre as grifes desta matéria, todas possuem ótimas opções além das que foram listadas aqui.

Achamos melhor não incluir na lista os perfumes de nicho mais raros, como o Jil Sander Man e o Clive Christian L for Men, pois sua notas eram baseadas em poucas resenhas e é praticamente impossível encontrá-los para comprar no Brasil.

Decidimos não incluir, também, fragrâncias que tiveram um número baixo de votos, mesmo que a nota fosse alta, pois é fácil o resultado ficar destorcido com uma amostragem pequena.

Como alguns dos perfumes listadas não estão à venda no Brasil, colocamos uma sugestão alternativa que dá para comprar pela internet. Todas elas têm boas notas e a fragrância traz traços de semelhança em relação ao perfume destacado.

Por fim, perfume é uma questão de gosto. Se você quer uma fragrância marcante e que combine com a sua personalidade, para usar como assinatura pessoal, vale a pena experimentar todos os desta seleção, assim como outras opções de suas respectivas perfumarias.

Talvez dê trabalho, mas você verá que o esforço valeu a pena quando os elogios pelo seu perfume começaram a chegar. E eles vão chegar, pode ter certeza.

VÍDEOS EM DESTAQUE