Às vésperas da Copa do Mundo e com a regulamentação praticamente certa, esses empreendimentos são mais uma opção para fazer aquele lanche rápido.

food-truck-sem-arte

SP, BH e Curitiba serão as primeiras cidades “Food Truck Friendly” do Brasil

Já é quase certo. Faltam poucos dias para que as novas leis que regularizam o comércio das comidas de rua entrem, de fato, em vigor. Para quem não sabe, já há algum tempo existe uma movimentação para se regulamentar a comercialização de comidas de rua, em especial, no que diz respeito aos Food Trucks.

Food Trucks nada mais é do que uma espécie de cozinha ambulante com capacidade de servir pratos mais elaborados, mantendo, ainda, o preço acessível.

Apesar de haver um esforço nacional para que se crie uma rede de comidas de rua com estruturas moderna (além de itinerantes), São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba serão as primeiras cidades “Food Truck Friendly” do Brasil. O que também contribui para este pioneirismo é o fato de estas cidades serem sedes da Copa do Mundo deste ano.

Este novo modelo de negócio gastronômico, tão comum em diversos países europeus, tem um cardápio resumido, composto, em geral, por receitas gourmet. Apesar disso, a ideia é não te deixar esperando uma eternidade pelo pedido.

Apesar de ainda não estar completamente legalizado, alguns empreendedores e chefs já se lançaram neste novo mercado. Até mesmo o tradicional bar Astor resolveu apostar em uma versão itinerante. Localizado no terraço do Shopping Cidade Jardim, o Astor Truck Bar funcionou durante o verão.

Quem também lançou mão de um truck de curta temporada, no final do ano passado, foi a marca de whisky irlandês Jameson. Comandado pelo chef André Mifano, o Jameson Truck Bar levou às ruas comida de alta qualidade por preços especiais.

Apesar de haver um avanço tímido no que diz respeito a este novo modelo de comida de rua, já existem algumas páginas na internet onde você pode se manter informado sobre a regulamentação e ainda descobrir os novos Food Trucks que abrem as portas em São Paulo e em diversas outras cidades do Brasil. Aqui vão duas delas.

Food Truck nas Ruas: O site ainda não entrou no ar, mas o projeto é criar um portal de busca e localização de comida de rua. Enquanto não fica pronto, você pode acompanhar as novidades na fanpage dos caras no facebook.

Brasil Food Trucks: Administrada por Bruno Gennari e Alex Tessitore, a página que se autoproclama pioneira no assunto, contém informações atualizadas sobre o processo de regulamentação, além de postar os novos empreendimentos que aparecem pelas ruas brasileiras.

Mas, e aí, quer saber quais são os trucks que já abriram as portas na cidade de São Paulo? É claro que selecionamos alguns que você deve conhecer. Confere aí.

Buzina Food Truck

Além de seguir o conceito “bom e barato” dos Food Trucks, o Buzina propõe uma cozinha baseada em ingredientes orgânicos. O projeto é comandado pelo renomado Jorge Gonzalez, americano, em parceria com o brasileiro Márcio Silva, ex-comandante do restaurante Oryza.

Bio Barista Coffee Truck

Como pode inferir pelo nome, o Bio Barista é uma companhia especializada em cafés especiais. Focados em eventos, os caras contam, agora, com o Coffee Truck para marcar presença em diversos projetos.

Rolando Massinha

Sob a mesma direção do já estabelecido Rolando Fusion Kebab, o Rolando Massinha foi inaugurado no último dia 15, na avenida Sumaré. Diferentemente do restaurante, que disponibiliza pratos da culinária turca, o truck oferece mini versões de pratos como hot dog, churros e também o kebab.

Temaki Navan

Inaugurado inicialmente na Riviera de São Lourenço, durante o verão, o Temaki Navam pode ser encontrado nas portas do Villa Mix ou em algumas outras baladas por Sampa. O cardápio? Mais de 20 variedades de Temaki.

NED Crepes e Cia

Os legítimos crepes franceses em uma creperia itinerante não pode dar errado. Foi isso que pensaram Diego Pereira, Joyce Oliveira e Osmar Freitas Jr quando resolveram levar esta ideia a frente.

Le Camion Restaurant Mobile

Esta é a mais nova aposta do ramo em São Paulo. Sob o comando de Doni Nascimento, levará às ruas alguns de seus mais famosos pratos. É um misto de restaurante francês, hamburgueria e fast food.