FUTEBOL AMERICANO, UMA FEBRE NO BRASIL

Quarterback. Field goal. MVP. Down. Estas são apenas algumas das palavras que entraram no vocabulário do brasileiro desde que o futebol americano virou febre no país. Ir ao pub no domingo para assistir aos jogos da rodada da NFL com os amigos virou rotina para milhares de pessoas.

 

Para se ter ideia do fenômeno, o Brasil virou o 3º país do mundo com o maior número de fãs da NFL: são 19,7 milhões, atrás apenas de México (23,3 milhões) e Estados Unidos (115 milhões). Impressionante, não?

 

Isso explica o aumente insano de 800% na audiência que o Super Bowl teve no Brasil num período de quatros anos.

 

detalhe

 

Se este mundo das jardas e touchdowns continua sendo um território inexplorado para você, El Hombre & Gillette te convidam a fazer uma jornada pelo fantástico universo do futebol americano.

 

Montamos um guia completo dos playoffs 2017, no qual você poderá conhecer as regras do esporte; como funciona a competição; os principais jogadores da atualidade; quais são os times que estão na briga pelo título; e muito mais.

 

Ao final de cada rodada, faremos uma resenha das partidas e daremos os nossos palpites para os jogos seguintes. A cereja do bolo será o Super Bowl 51, que coroa o campeão da temporada no dia 5 de fevereiro. Bora?

kv-nfl-30-08
patriots-colts-football-tom-brady_pg_600-1
nfl

O ESPORTE

O objetivo no futebol americano é simples: chegar com a bola até o fim do campo e entrar na end zone do adversário para marcar um touchdown. O problema? Existem 11 defensores de porte físico assustadoramente avantajado entre você e esse objetivo.

 

O time atacante tem quatro jogadas (downs, em inglês) para tentar avançar 10 jardas e conquistar território do adversário. Se conseguir, ele ganha mais quatro descidas para atingir outras 10 jardas. Isso vai se repetindo até chegar à end zone, a área de pontuação.

 

Caso não consiga, a posse de bola vai para o outro time, que sai da defesa e começa a atacar. Mas fazer um touchdown não é a única maneira de pontuar no futebol americano. Dá só uma olhada em todas as possibilidades:

COMO PONTUAR?

Touchdown

6 pontos

1

Ocorre quando você entra na end zone do adversário com a posse de bola. Você pode chegar lá correndo sozinho ou recepcionando um passe. A bola nunca deve cair, tá?

Extra point

1 ponto

2

Trata-se de uma bonificação pelo touchdown, no qual o time tem direito a um chute da linha de 15 jardas do campo de ataque.

Conversão de dois pontos

2 pontos

3

A outra possibilidade de bonificação quando você faz um touchdown. O ataque tem uma jogada da linha de 2 jardas e precisa entrar novamente com a bola na end zone.

Field goal

3 pontos

4

Se o time atacante não consegue chegar à end zone, mas está a uma distância segura para chutar a bola entre as traves do gol (em formato de “Y”) que fica no final do campo, ele pode tentar o field goal.

Safety

2 pontos

5

Isso acontece quando o atacante com a posse de bola é derrubado dentro de sua própria end zone. O time adversário ganha dois pontos.

ojogo2

O FORMATO DA COMPETIÇÃO

Os defensores dos pontos corridos que nos perdoem, mas não há nada mais emocionante do que o bom e velho mata-mata. A NFL é disputada por 32 times que são separados em duas conferências (AFC e NFC) e oito divisões com quatro equipes cada.

 

Ao longo da temporada regular são disputadas 17 rodadas. Depois disso, os campeões das oito divisões e 2 wild cards de cada conferência (que tiveram a melhor campanha entre os não-campeões) avançam para os playoffs, totalizando 12 classificados.

 

Os quatro melhores times da temporada regular (dois da AFC e dois da NFC) entram como cabeça-de-chave nos playoffs, enquanto os outros oito têm uma rodada preliminar no mata-mata. Um detalhe importante? A disputa é sempre em jogo único. Perdeu, volta para casa.

 

Depois da rodada preliminar temos a semifinal da conferência, a final e, então, os campeões da AFC e NFC se enfrentam no Super Bowl, para decidir o grande vencedor da temporada.

DRAFT

Um fator que mantém o equilíbrio na NFL é que os times não têm divisão de base, como acontece no futebol. Eles contratam novos jogadores pelo draft, um recrutamento anual das promessas vindas da liga universitária. Os últimos colocados da temporada anterior são os primeiros a escolher no draft, garantindo assim um futuro mais promissor à equipe.

dic2

PLAYOFFS 2017

Das 32 equipes que começaram a temporada, agora restam apenas 4 na disputa. As finais de conferência rolam no domingo (22).

chave3

JOGADORES MAIS VALIOSOS

Quem foi o jogador mais valioso da temporada 2016 da NFL? A disputa está acirrada entre Matt Ryan (Atlanta Falcons) e Tom

Brady (New England Patriots), com Aaron Rodgers (Green Bay Packers) e Ezekiel Elliott (Dallas Cowboys) correndo por fora.

Matt Ryan
Matt Ryan (QB), Atlanta Falcons
Anotou 4,944 jardas aéreas, com 69,9% de acerto nas jogadas e 38 passes para touchdown em 16 jogos, uma das melhores performances para um quarterback na história
mvp-brady
Tom Brady (QB), New England Patriots
Considerado por muitas pessoas o maior quarterback de todos os tempos, Tom Brady liderou o New England Patriots à melhor campanha da liga em 2016
mvp-rodgers
Aaron Rodgers (QB), Green Bay Packers
Quando seu time parecia destinado ao fracasso, com 6 derrotas e 4 vitórias, Aaron Rodgers subiu de nível, chamou a responsabilidade e levou a equipe a uma sequência de 6 triunfos seguidos
Ezekiel Elliott
Ezekiel Elliott (RB), Dallas Cowboys
Logo em sua primeira temporada na NFL, ele se estabeleceu como o melhor running back da liga e foi o principal responsável pelo sucesso do Dallas Cowboys

QUEM CONTINUA NA BRIGA

Veja aqui o power ranking dos 4 times sobreviventes.

New York Giants players hold up the Vince Lombardi trophy after the Giants beat the New England Patriots 17-14 to win the Super Bowl XLII football game in Glendale, Ariz, on Sunday, Feb. 3, 2008. (AP Photo/Eric Gay)

SUPER BOWL

O Super Bowl é o ápice da temporada da NFL. Ele é um megaevento que envolve esporte, negócios, música e muito mais.

 

O duelo entre os vencedores da NFC e AFC, que define o campeão da temporada, reúne milhões de telespectadores dos Estados Unidos e do mundo inteiro. É a maior audiência da TV americana e as marcas que desejam anunciar durante o jogo precisam desembolsar US$ 5 milhões para isso.

 

Outro destaque do Super Bowl é o seu show do intervalo, que sempre traz grandes artistas, como Michael Jackson, Paul McCartney, Rolling Stones, Madonna, Beyoncé Red Hot Chili Peppers e muitos outros.

gllette

Conteúdo: El Hombre
Fotos: Divulgação / NFL.com
Infográficos: Guia NFL 2016 Gillette