fbpx
cabelo

Quais alimentos influenciam na queda dos cabelos?

Thiago Sievers Head de Parcerias

Já falamos aqui em como lidar com a calvície sem isso virar um grande drama na sua vida, mas se você ainda quer mais dicas para se prevenir e lidar melhor com a queda de cabelo, recomendamos que fique de olho no seu prato.

Sua mãe já falava: prato colorido é prato saudável, mas agora que você já cresceu, é hora de pensar no tipo de dieta que faz para manter os cabelos no lugar. Afinal, a calvície, além de genética e causada por problemas hormonais, também está relacionada com a deficiência de alguns nutrientes.

Para começar, os fios de cabelo são feitos principalmente de queratina – uma proteína. Então o que você precisa ter mente são quais alimentos são mais ricos em proteínas. Ovo, carnes e peixes são uma boa pedida.

Falando em carne, você sabe que a anemia é uma das principais causas de queda de cabelo? Isso porque o ferro, presente principalmente na carne vermelha, leguminosas escuras e grãos como o feijão, é o principal componente das hemoglobinas, que transportam oxigênio e fazem as células funcionarem como deveriam.

Legumes são um dos seus melhores amigos, principalmente aqueles ricos em enxofre, como brócolis e rabanete. O enxofre ajuda na formação da queratina, que aumenta a sustentação dos fios.

Outra boa pedida são legumes alaranjados, como a cenoura e a beterraba – seus oxidantes diminuem os efeitos da morte dos cabelos e mantêm os fios mais vivos.

Além disso, que tal substituir seu arroz branco pela versão integral? Cereais integrais são ricos em vitamina B e zinco.  A vitamina B aumenta a formação das células e o zinco ajuda a controlar os efeitos hormonais responsáveis pela queda do cabelo.

E na hora de temperar, pimenta e gengibre também dão uma força para seus cabelos. Isso porque são alimentos com efeitos anti-inflamatórios, e pesquisadores afirmam que inflamações são responsáveis também pela queda capilar.

É claro que você não pode transformar isso na grande cruzada da sua existência. Implantes capilares existem aí para resolver esse problema. O que importa é manter sua auto-estima em alta, para você – e para elas, por que não? – se sentir confortável com sua aparência.