Vista-se para o sucesso: como construir o armário perfeito para a sua carreira

O mundo trata melhor quem se veste bem, diz um slogan clássico da década de 1980. Até hoje as pessoas continuam repetindo essa frase por uma razão simples: ela está correta.

Um estudo publicado em 2014 no “Journal of Experimental Psychology” mostrou que, de fato, pessoas bem vestidas fazem mais sucesso no mundo dos negócios e costumam se destacar na carreira.

O motivo? Em primeiro lugar, a roupa tem o poder de aumentar a sua autoconfiança. Além disso, seus colegas e clientes enxergam você de uma maneira diferente.

Eis algumas dicas de como construir o armário perfeito para criar uma imagem de sucesso e, com isso, dar um gás na sua carreira.

VOCÊ SABE QUAL É O DRESS CODE DA SUA EMPRESA?

Antes de falarmos sobre roupas, uma dica fundamental: saiba qual é o dress code da sua empresa.

Profissões tradicionais, por exemplo na área de finanças, têm uma cultura mais formal. Se você trabalha com tecnologia, por outro lado, há mais espaço para uma dose de casualidade.

Compreender a cultura da empresa é a primeira etapa nessa jornada pelo desenvolvimento do estilo pessoal.

OS SAPATOS FAZEM UM HOMEM

Vamos começar de baixo para cima. Sapato. O mínimo que você precisa ter é um par marrom e outro preto, com cintos que combinem com eles. Usar sapato marrom com cinto preto (ou vice-versa) é um deslize grave. E caso você esteja se perguntando, a meia deve combinar com a calça, ok?

Com o tempo, você naturalmente terá vontade de aumentar a coleção, para ter modelos e estilos diferentes à sua disposição. Os sapatos Derby e Oxford (de amarrar) sempre são uma boa pedida. O Loafer (fechado) também. Um modelo específico que está em alta é o Monk Strap (fivela). E que tal ousar um pouco com um sapato que traz brogues (furos) em seu design?

Shutterstock

Shutterstock

Se você ficou confuso com tantos nomes, veja aqui um guia completo sobre os modelos de sapatos masculinos. Lá explicamos com detalhes todos eles.

Em empresas mais descontraídas, nas quais o terno não faz parte do dia-a-dia, você pode arriscar num sneaker. Mas nada de ir ao trabalho com o tênis de academia, por favor. Compre um casual. De preferência branco, que é discreto e estiloso.

TERNOS, COSTUMES & BLAZERS

Você sabe a diferença entre terno, costume e blazer? Já explicamos isso aqui no site. O terno possui três peças: calça, paletó e colete. O costume dispensa o colete. O blazer é apenas a jaqueta.

Aqui no Brasil terno acabou virando sinônimo de costume. Não tem problema. Até mesmo porque usar colete com o nosso clima tropical é complicado. Então deixemos essa opção de lado, certo?

Em ambientes mais formais, o costume é indispensável. Se este for o seu caso, você pode começar com uma rotação de três modelos: um azul-marinho, outro cinza e o terceiro preto. Para ter variação nos looks, invista numa boa quantidade de camisas. Tipo uma dúzia ou mais.

A sua meta deve ser construir uma coleção de 10 ternos. Assim você tem uma proporção de 2 para 1. Ou seja, duas opções diferentes para cada dia da semana. Claro que no começo de carreira é difícil, pois bons ternos custam caro. Então pense nisso como um objetivo de médio a longo prazo.

Shutterstock

Shutterstock

Um fator vital: o caimento. Nada de ternos largos. Opte pelo slim fit. Assim que você comprar um costume, leve-o imediatamente para um alfaiate ajustar. Ou peça ao alfaiate de loja, pois a maioria delas oferece esse serviço. É um detalhe que faz toda a diferença.

Dê preferência, também, a tecidos de fibras naturais (como a lã fria) em vez das opções sintéticas. O toque é mais agradável e o visual fica mais elegante.

Muito bem, e se você não trabalha de terno? Em primeiro lugar opte por um jeans escuro, pois eles são mais sérios do que os claros. Uma alternativa interessante é a calça de alfaiataria. Elas trazem um aspecto de elegância ao visual.

No caso da camisa, use sempre de manga comprida, porque curtas dão um ar desleixado. Essa regra serve também para os dias de calor. Qualquer coisa, é só dobrar a manga. E complete o look com um blazer. Assim você fica casual, despojado e elegante.

GRAVATA, RELÓGIO E OUTROS ACESSÓRIOS

O relógio é a joia masculina. Evite muitos acessórios no trabalho. Em geral, basta usar um belo relógio e isso já vai elevar seu look. Tendo um relógio com pulseira de aço e outro de couro à disposição, você sempre estará bem-servido.

A gravata é também uma questão importante para discutirmos. Se você trabalha de terno todo dia, precisa ter uma boa variedade de gravatas, para o seu look não ficar repetitivo. Você pode começar a coleção com uma dúzia (algumas de cor sólida, outras estampadas) e com o tempo ampliar à vontade. O céu é o limite.

Shutterstock

Shutterstock

E, por fim, um acessório simples que transforma looks nota 9 em nota 10: o lenço de bolso, ou pocket square, que serve tanto para ternos e blazers. Um lenço branco e liso é matador. Ele fica perfeito em qualquer ocasião.

Seguindo as dicas básicas que apresentamos aqui, o mundo dos negócios vai te tratar melhor, não tenha dúvidas disso. Sua carreira agradece.

POST OFERECIDO POR JAGUAR

3-potencia

Assim como as roupas que escolhemos definem a nossa imagem, o carro que dirigimos também. O novo Jaguar F-PACE é um SUV de alta performance com o DNA de um carro esportivo. Do capô elevado aos ombros traseiros pronunciados, seu visual poderoso o torna diferenciado e atraente nas ruas.