Você deveria deixar seu iPhone preto e branco para diminuir as distrações?

Não se sinta mal se você for viciado no seu iPhone, Galaxy ou qualquer smartphone que tenha. Afinal, todos eles foram projetados para fazer exatamente isso: drenar ao máximo sua atenção.

Sempre que você checa o celular, lá está a notificação de uma piada no grupo do WhatsApp, a foto nova daquela sua amiga gata no Instagram, a última notícia sobre o glorioso Timão no Brasileiro.

E isso tudo, apesar de não acrescentar nada na sua vida, traz uma pequena satisfação momentânea e viciante que faz você voltar para o celular de 20 em 20 minutos. Ou menos.

Se você está à toa em casa, não tem tanto problema. O duro é fazer isso no trabalho (e quem não faz?) porque detona a nossa concentração e atrapalha demais a performance profissional.

Mas um ex-designer do Google e fundador do movimento “Time Well Spent“, Tristan Harris, tem uma dica para combater essa distração sedutora do smartphone: deixar a tela em preto e branco.

Isso é muito mais fácil do que você imagina no iPhone. Pode variar um pouco dependendo da versão do seu iOS, mas basicamente é o seguinte:

  • iPhone: Ajustes > Geral > Acessibilidade > Adaptação de Exibição > Filtro de Cor > Tons de Cinza

Em relação ao Android, nem todos smartphones oferecem essa opção. Quando eles têm, em geral também fica em “Acessibilidade”.

Com esse truque se simples, a chance de nossa atenção ser sequestrada pelos persuasivos apps diminui drasticamente.

Óbvio que ninguém compra um smartphone de última geração para vê-lo numa escala da cinza arcaica. Mas é legal para o horário de trabalho pensando em melhorar o seu desempenho. Não acham?