fbpx
Tom Cruise fez uma de suas melhores atuações em "Jerry Maguire"

10 filmes inspiradores sobre empreendedorismo

Pedro Cohn
Pedro Cohn Diretor de Negócios

Mark Zuckerberg, Steve Jobs e Bill Gates são nomes conhecidos mundialmente por serem empreendedores que sempre buscaram inovar e oferecer ao mercado o que lhe era necessário. Porém, por trás de todo esse sucesso, existem segredos que todo empreendedor que está começando deve ter em mente.

Primeiramente é de extrema importância que se saiba reconhecer uma boa oportunidade, e quando encontrá-la, que se saiba lidar com a situação, lembrando que nem sempre é possível fazer tudo sozinho e que a compartimentação dos trabalhos pode vir a somar no resultado final.

Disciplina e organização norteiam todo o processo — é essencial conseguir traçar metas e planos — junto de um bom gerenciador financeiro, que demanda a compreensão de fluxos financeiros, a previsão de tendências mercadológicas e a gestão de investimentos, conhecimentos mais específicos e que devem ficar a cargo de profissionais do ramo.

Além desses pontos pode-se citar também a importância de conhecer os concorrentes, de oferecer ao público um marketing de qualidade e de saber lidar com possíveis impasses ao longo do caminho. Para ajudar e servir de inspiração a quem está nessa empreitada, selecionamos dez filmes inspiradores:

1# A Rede Social

Lançado em 2010, o filme conta a história do americano Mark Zuckeberg, que em 2003, do seu quarto no dormitório da Faculdade de Harvard, criou o Facebook, um dos maiores fenômenos da era moderna na internet. O filme é um ótimo exemplo de como transformar os seus desejos em realidades, e apresenta características necessárias para todo empreendedor, como a flexibilidade e a resistência. Além de mostrar as controversas relações que ele teve com co-fundadores, como o brasileiro André Saverin e Sean Parker.

2# Piratas da Informática

Também conhecido como Piratas do Vale do Silício, esse clássico apresenta os bastidores do nascimento de duas das principais empresas de tecnologia do mundo – Apple e Microsoft – como as brigas e a forte concorrência.

3# À Procura da Felicidade

Baseado na história real de Chris Gardner, esse filme vai mostrar para qualquer um que desistir nunca será a resposta certa. Abandonado pela própria esposa por causa de problemas financeiros, com um filho de cinco anos para cuidar sozinho, e tendo que morar em abrigos e estações de trem por falta de dinheiro, Chris batalhou para crescer na vida a partir de um estágio não-remunerado, mostrando para todos que lutar pelos nossos sonhos sempre vale a pena.

4# Jerry Maguire – A Grande Virada

Também baseado em uma história real, o filme retrata a vida de Jerry Maguire, um famoso agente esportivo que após uma crise de consciência acaba perdendo o emprego e quase todos seus clientes. Como demonstração de que é possível fazer sucesso mesmo depois de um fracasso, a história apresenta como ele conseguiu voltar ao topo, e dessa vez de acordo e feliz tanto com sua vida pessoal quanto profissional.

5# O Homem Que Mudou o Jogo

Não é necessário ser grande fã de baseball para apreciar a atuação de Brad Pitt como Billy Beane, o gerente do time Oakland A’s, que por dificuldades financeiras não conseguia boas contratações e estava entre os piores do campeonato.

Beane então tem que quebrar as barreiras e encontrar uma nova forma de criar um bom time por um preço inferior ao de costume. E é aí que se encontra uma das principais características dos bons empreendedores: ser capaz de inovar, de descobrir maneiras diferentes para atingir os resultados necessários para vitória.

6# O Poderoso Chefão

Esse clássico conta a história da família Corleone e o crescimento de seu pequeno negócio de família até se tornar a maior máfia de crime organizado de Nova Iorque. Apesar de todas as atividades ilícitas, o filme tem muito a ensinar quanto a luta contra a concorrência e sobre como se manter no topo, além de apresentar os prós e contras desse tipo de trabalho em família.

7# Wall Street – Cobiça e Poder

“A ganância é boa”: frase imortalizada pelo personagem Gordon Gekko resume basicamente a história do filme, que nesse caso serve como um exemplo do que não seguir e como um lembrete de que nem tudo vale a pena por dinheiro.

Fazendo tudo de possível para se tornar tão rico quanto Gekko, o personagem Bud Fox acaba fazendo uso indevido de informações privilegiadas sem medo algum – o que configura crime tanto no Brasil como nos Estados Unidos (insider trading) – além de tomar atitudes completamente antiéticas para chegar ao topo. Lembre-se: ser um bom empreendedor não é apenas ter dinheiro e ser famoso.

8# Um Sonho de Liberdade

Um dos top 10 filmes de todos os tempos, Um Sonho de Liberdade conta a história de dois presidiários, que por meio da sua amizade e de atos de solidariedade conseguiram encontrar consolo e tirar bom proveito de seu tempo e de suas qualidades enquanto o local em que se encontravam parecia conspirar contra.

Andy Duffresne – preso injustamente por um assassinato – por meio de sua incessante perseverança consegue atingir resultados inimagináveis e transformar sua vida e a dos outros detentos, servindo como grande exemplo de determinação para qualquer pessoa. “O medo pode manter-lhe prisioneiro. A esperança pode libertá-lo.”

9# Rocky

Estrelado e escrito por Silvester Stallone, “Rocky” vem para mostrar que não importa quantas pessoas falem que você não é capaz, tudo que basta é força de vontade e persistência. A motivacional história de Rocky Balboa e seus esforços para competir no boxe evidenciam como a competitividade pode nos levar longe e que nunca devemos desistir de nossos sonhos, além de possuir uma trilha sonora que com certeza não deixará ninguém se sentir desmotivado.

10# Tucker – O Homem e Seu Sonho

Preston Tucker, um visionário após a segunda guerra mundial, possuía o sonho de criar o automóvel do futuro, com cintos de segurança, motor traseiro, freio a disco, entre outros.

Porém mesmo após conseguir apoio de investidores e encontrar possíveis consumidores, ele viu seu projeto fracassar quando o lobby das três maiores montadoras de Detroit (General Motors, Ford e Chrysler) se viu ameaçado. Dirigido por Francis Copolla, o filme deixa a todos empreendedores o lembrete de que a concorrência está de olho e fará de tudo para derrotá-lo.

* * *

Não existe receita pronta para o sucesso. Os filmes aqui apresentados servem como inspiração e aprendizado, mas o essencial mesmo é o toque pessoal. Cada um dos personagens dessas histórias, real ou não, só conseguiu chegar onde chegou porque soube potencializar todo conhecimento que tinha e transformá-lo em algo de que as pessoas precisavam.

E nunca pense que os grandes nomes fizeram tudo sozinhos, por trás de cada empresa existem diversos sócios e funcionários, sem os quais os projetos não fluem. Portanto não tenha medo na hora de chamar alguém para a empreitada; saber confiar nos outros também é necessário.

Por fim, prepare a pipoca, apague as luzes, se surpreenda com essas incríveis histórias de perseverança e sonhe, pois quem sabe algum dia a sua vida não aparece numa lista como esta?