11 coisas que podemos aprender com Harvey Specter, de “Suits”

Harvey Specter, o personagem principal de “Suits”, é um dos maiores ídolos masculinos da TV na atualidade. Ou, melhor dizendo, internet. Porque todo mundo assiste série hoje em dia no Netflix, né?

O cara é estiloso; inteligente; bem-sucedido no trabalho; faz sucesso com as mulheres; tem um senso fortíssimo de lealdade e justiça; é aventureiro; dirige carros velozes; destrói no poker; e se não bastasse isso tudo, ainda é amigo do Michael Jordan.

Sendo assim, não é de se estranhar que ele virou um herói da televisão.

Depois de recebermos dezenas de mensagens aqui no El Hombre pedindo por um texto sobre “Suits” – talvez até centenas, porque perdemos a conta – decidimos, enfim, atender ao pedido da galera.

Eis aqui 11 coisas que podemos aprender com Harvey Specter.

1# Não levante a sua voz. Melhore seu argumento.

Você quer ser levado a sério pelas pessoas? Na próxima vez que estiver discutindo algum assunto, não levante a voz ou apele para ofensas, então. Simplesmente melhore o seu argumento. Aí você sairá, de fato, vitorioso da discussão. E como fazer isso? Lendo mais, estudando mais, pesquisando mais.

2# Eu acredito no trabalho, não dou a mínima para a sorte.

Essa frase é um clássico. Muitas pessoas culpam o azar pelas coisas ruins que acontecem em sua vida — e atribuem à sorte o sucesso dos outros. Mas a verdade é que o destino está em nossas mãos, não escrito nas estrelas. Para ser bem-sucedido na vida, só com muito trabalho duro.

3# Você nunca ganhará muito se ficar apenas se preocupando em minimizar as perdas.

Harvey é um cara que não tem medo de correr riscos. Ele sabe que, para atingir feitos grandiosos, é preciso arriscar. Quando você deixa o pavor do fracasso guiar as suas decisões, dificilmente vai chegar muito longe. Além disso, todo mundo tropeça — inclusive Harvey. O segredo é levantar e seguir em frente sempre.

4# Nunca julgue um homem até estar no lugar dele.

Criticar os outros é fácil. Mas a verdade é que só estando no lugar dele para compreender, de verdade, o que o motivou a tomar determinada atitude. É melhor investir o seu tempo, portanto, pensando em como melhorar a si mesmo, não julgando os outros.

5# Eu não tenho sonhos, eu tenho objetivos.

Quem aí sabe a diferença entre um sonho e um objetivo? No caso do primeiro, você simplesmente fica esperando ele cair no seu colo. O que nunca vai acontecer, por sinal. Já o objetivo vem com trabalho duro e planejamento ao seu lado, mirando sempre no sucesso.

6# Uma coisa é se tornar o rei da floresta, permanecer é outra história.

Aproveitando que Harvey adora esportes, vamos fazer um paralelo com o boxe para comentar esta frase dele. Imagino que todo mundo saiba quem é o Mike Tyson? Mas aposto que o Buster Douglas, não.

Por quê? Simples. Enquanto o Mike Tyson defendeu 9 vezes o cinturão dos peso-pesados, o Buster Douglas conquistou (em cima de Tyson, por sinal) e perdeu logo na luta seguinte. Todo mundo tem seus momentos de glória ao longo da vida. A diferença é quanto tempo você consegue se manter no topo.

7# O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

Essa frase dispensa explicações, né? O sucesso não cai no colo de ninguém. Você precisa ralar muito para se destacar na vida. Pode ler a biografia de qualquer empreendedor bem-sucedido. Todos têm essa característica em comum: incontáveis horas de trabalho duro.

8# Deixe eles odiarem.

Aproveitando o gancho do sucesso, poucas coisas causam mais incômodo nas pessoas do que o sucesso alheio. É assim que nasce um hater, aquela pessoa raivosa que prefere gastar seu tempo criticando os outros — em vez de desenvolvendo a si próprio. Então deixe eles odiarem. Você está muito ocupado com sua própria vida e carreira para se preocupar com isso.

9# A vida tem duas regras: (1) nunca desista; (2) lembre-se sempre da regra número um.

Todo mundo se ferra algumas vezes. Ou melhor dizendo, várias vezes. Sabe em quantos jogos Michael Jordan teve nas mãos o arremesso que poderia dar a vitória ao time e errou? Nada menos do que 26.

Só que ele nunca desistia. Depois de todo fracasso, lá estava ele na partida seguinte, novamente preparado para tentar o arremesso. Foi assim que ele ganhou 6 títulos da NBA, se consagrando como o maior jogador de basquete da história.

10# Vencedores não dão desculpas.

Que tal transformar as desculpas em trabalho duro, as derrotas em motivação e os fracassos em lições? Pare de terceirizar a culpa pelas coisas que dão errado. Apenas assuma a responsabilidade e tente melhorar.

11# Na próxima vez que você tiver uma decisão importante para tomar, apenas pense no que eu faria.

Apesar de parecer uma piada, essa frase de Harvey — que resume a autoconfiança massiva dele — nos oferece um ensinamento sábio. É bastante útil para a nossa vida termos mentores e referências para buscar inspiração.

Pode ser o seu pai, o seu avô, um profissional destacado da sua área, um tio, uma personalidade pública, um personagem como Harvey… Ou todos eles juntos, por que não? Ao tomar uma decisão, reflita: “O que as pessoas que admiro fariam no meu lugar?” Isso ajuda a clarear os pensamentos.

VÍDEOS EM DESTAQUE: