Comunique-se melhor em 11 passos

Poucas habilidades são mais importantes para um empreendedor do que saber se comunicar de uma maneira clara e efetiva. Isso é fundamental para liderar uma equipe e, também, vender suas ideias a investidores. Mas saiba que, segundo diversos estudos, as palavras representam apenas uma pequena parte comunicação: a maneira como você fala e a linguagem corporal possuem também papéis de protagonistas numa conversa. Folheando a revista americana Entrepreneur, a mais importante publicação voltada para empreendedores do mundo, encontrei um artigo interessante com alguns passos para sair-se bem numa conversa e, assim, construir relações mais produtivas. Abaixo cito os pontos mais relevantes do texto.

1# Relaxe

“O estresse causa irritação, cujo resultado é uma comunicação negativa. Tente relaxar por um ou dois minutos antes de uma conversa importante. A melhora será marcante.”

2# Fique presente

“Mantenha o foco na conversa. Não fique divagando em seus pensamentos; a pessoa ao seu lado notará, ainda que inconscientemente, a sua falta de atenção.”

3# Ouça

“Falar é muito fácil; difícil é ouvir. E quando falo em ouvir, quero dizer realmente ouvir: se esforçar para entender a opinião do outro e desenvolver o assunto.”

4# Seja positivo

“Você se sentindo cansado, ou ansioso, ou irritado antes da conversa? Então é melhor adia-la e deixa-la par um dia em que você esteja mais calmo. A negatividade é um grande empecilho para a troca de ideias.”

5# Confirme as intenções

“Numa conversa honesta, todo mundo deve saber os valores e as intenções do outro. Se isso não está alinhado, o problema é certo.”

6# Inspire confiança

“Entre numa conversa com uma expressão que demonstre gentileza e interesse. Mas não falsa, certamente. Uma expressão verdadeira estimulará a confiança no outro; uma falsa terá o efeito contrário.”

7# Mantenha contato visual

“Mantenha contato visual com a pessoa com quem você está conversando, mas não a fique encarando. Olhar demais causa desconforto; olhar de menos demonstra falta de interesse.”

8# Observa a linguagem corporal

“Expressões sutis podem revelar que as reais intenções de seu interlocutor. Fique atento a elas.”

9# Seja apreciativo

“As primeiras palavras definem o tom da conversa. Então comece com um elogio (sincero) e termine com outro. Pense consigo mesmo: quais valores desta pessoa eu respeito? Não sinta vergonha de comentar.”

10# Fale com calma

“Se você diminuir o passo e falar mais devagar – um sinal famoso de grandes líderes – seu ouvinte responderá com uma maior confiança em você.”

11# Seja conciso

“Limite as suas sentenças a 30 segundos ou menos. Melhor do que uma fala longa e cansativa é diminui-la em fragmentos menores, que darão também a oportunidade do outro interagir na conversa.

As palavras representam apenas uma pequena parte da comunicação