Dia 19 de agosto é considerado o Dia Nacional do Ciclista. Então aproveitamos a data para vir ampará-lo nessa vontade secreta que você tem de abandonar o seu carro ou deixar de ser refém do transporte público e finalmente introduzir a bicicleta na sua vida.

Quer se tornar um ciclista do cotidiano, mas não sabe como? Separamos 12 dicas para você se jogar nessa vida nova porque, sério, é a melhor decisão que você fará esse ano!

Tudo beãm que So Paulo e outras cidades do Brasil ainda não têm o cenário ideal para o ciclista. Mas é assim que as coisas começam: confusas. Você vai hoje na Dinamarca e vê a organização maravilhosa de Copenhague para as bicicletas. Mas não foi sempre assim.

Com a crise do petróleo em 1973, os cidadãos começaram a exigir outras opções para o trânsito na capital. Foi essa movimentação popular a responsável por fazer com que hoje a cidade seja conhecida como referência mundial no uso de bicicletas como meio de transporte.

E isso não traz benefícios somente para quem usufrui das ciclovias – a economia também sai ganhando. As contas da prefeitura de Copenhague concluíram que a cada quilômetro pedalado a cidade lucra US$ 0,42, e que a cada quilômetro que um carro roda ela perde US$ 0,20.

Ou seja, para que as coisas mudem não tem jeito: temos que ir para a rua com a magrela.

Então vamos ao que interessa:

ESCOLHENDO A BIKE

O primeiro passo, é claro, é comprar uma bicicleta. Nunca faça isso sem testá-la antes – é muito importante que você se sinta confortável para pedalar.

Existem diferentes tamanhos de bicicleta. Cuidado para não comprar uma muito grande ou muito pequena para o seu porte – isso pode lhe causar dores desagradáveis (para saber como encontrar as dimensões ideais visite este link).

Numa cidade como São Paulo é interessante que a bicicleta tenha suspensão dianteira por conta da irregularidade do asfalto. A traseira não é necessária, porque esse recurso vai diminuir a tração das suas pedaladas nas subidas.

Hoje temos como opção as bicicletas híbridas, que são veículos voltados para as pedaladas urbanas, com características específicas para quem quer encarar a cidade cotidianamente.

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Agora, preste atenção: a não ser que você saiba o que esteja fazendo, não compre bicicletas do modelo speed (aquelas que têm os pneus bem finos), pois é uma bicicleta de alta velocidade e andar rápido em São Paulo não é uma boa ideia.

Além do mais, ela não absorve impacto e qualquer buraco no chão pode te render um buraco entre os dentes.

OS ACESSÓRIOS

Depois disso, você deve equipar a bicicleta. Alguns acessórios são indispensáveis para qualquer um que quer andar de bike.

São eles: capacete, luz traseira e dianteira, campainha, cadeado, bomba de ar, câmara, um par de espátulas , garrafa d’água, bagageiro e, se possível, um colete fluorescente que ajuda muito na visibilidade à noite.

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Ah, homens, comprem selim que tenha um furo no meio – isso pode evitar problemas de virilidade.

Outros apetrechos também são interessantes e bem úteis, como as bolsinhas (tanto as de selim quanto as de quadro), aparelhos eletrônicos (que medem velocidade, quilometragem, calorias) e roupa impermeável.

Quanto ao uso de sapatilhas (aqueles tênis que prendem no pedal), eu, particularmente, não recomendo. Nunca usei esse equipamento, mas ele te deixa conectado com a bicicleta, o que faz com que o nível de gravidade das quedas aumentem.

Ademais, sapatilhas é para rendimento, e o foco para quem quer pedalar numa cidade grande não é esse, mas segurança.

AS DICAS

Se você tem dúvidas se andar de bicicleta em cidades grandes é possível sem correr grandes riscos, eu digo com segurança que sim. Se não sem riscos, com os mesmos riscos que quem se locomove de outra forma corre. Se existe prudência por parte do ciclista, as chances de acidente são bem pequenas.

Digo isso por experiência própria. Nunca passei por uma situação que ameaçasse minha vida. O máximo que aconteceu foram dois esbarrões de espelhinhos de carro em meu guidão.

Agora, uma coisa é essencial: ter domínio da bicicleta. É preciso que você saiba pedalar bem para se jogar numa cidade grande. Sem a devida intimidade, você não terá a segurança necessária para suportar algumas situações que acontecem, como, por exemplo, um carro que passa muito perto.

Mas essa é uma possibilidade real para todos. Basta dedicar um tempo de treino, caso você ainda esteja aprendendo a pedalar.

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Agora fique com 12 dicas básicas para se preparar para ser mais um ciclista do cotidiano.

  1. Compre uma bike que seja confortavel para você;
  2. Compre os equipamentos necessários;
  3. Ande com roupa na mochila sempre (e, se possível, com roupa de chuva também);
  4. Mantenha sua bicicleta sempre bem regulada para não ter surpresas desagradáveis, principalmente os freios;
  5. Comece a pedalar em dias mais tranquilos, como sábado e domingo;
  6. Opte por vias mais tranquilas, caminhos alternativos, evitando as grandes avenidas;
  7. Bicicleta é um veículo previsto em lei e deve andar na rua sempre. Não tenha receio dos carros. Esse é um direito seu!;
  8. Não ande na clçada e respeite os pedestres ao máximo;
  9. Sinalize todas as suas ações. Faça-se previsível para os motoristas;
  10. Não pedale ouvindo música. A audição é muito importante para a sua segurança;
  11. Nunca pedale com pressa. Programe-se antes de sair de casa para ter tempo suficiente para chegar nos lugares sem ter que acelerar no pedal;
  12. O mais importante: seja educado. Mesmo que os motoristas sejam desrespeitosos, mantenha a calma e postura. Assim você contribui para que as pessoas aceitem bem as bicicletas na cidade.

Ouça todas essas dicas e fique tranquilo com o resto. A maneira mais segura de andar de bicicleta é cumprir com a sua parte. Pode acreditar: grande parte dos acidentes que envolvem ciclistas acontece por displicência deles.

Nada de direção agressiva ou ousadia. Lembre-se: a bicicleta é um veículo vulnerável.

Agora vá, hombre, vá e pedale: é barato, divertido, sustentável e de quebra você entra em forma.