13 filmes devem disputar as principais categorias do Oscar 2015

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Com a temporada de premiações próxima de iniciar e algumas das presenças mais prováveis do Oscar estreando (Garota Exemplar, Boyhood e, em novembro, Interestelar), os palpites sobre os indicados ao prêmio da Academia começam a ficar mais fortes.

Portanto, fizemos uma lista dos filmes que você provavelmente verá nas categorias principais do Oscar 2015, para já começar a se programar. Lembrando que muita coisa pode mudar até lá, mas a maioria dos mais fortes devem permanecer. E as estreias no Brasil estão sempre sujeitas a mudanças.

Boyhood

Richard Linklater já fez uma trilogia que durou 18 anos – Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995), Antes do Pôr-do-Sol (Before Sunset, 2004) e Antes da Meia-Noite (Before Midnight, 2013). Agora vem com um único filme que durou 12 anos. A obra utiliza o envelhecimento real do ator mirim Ellar Coltrane para contar a história de um garoto de seus 5 aos 18 anos. Aclamado em Sundance e Berlim, é certamente um dos filmes do ano.

Uma das mais certas presenças em Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante (Patricia Arquette). Também tem boas chances de indicar Ethan Hawke, frequente colaborador do diretor, a Melhor Ator Coadjuvante.

Estreou 11 de julho nos EUA. Estreia 30 de outubro no Brasil.

Homem-Pássaro (Birdman)

Depois de 21 Gramas (21 Grams, 2003), Biutiful (2010) e Babel (2006), que foi um dos favoritos ao Oscar, o mexicano Alejandro González Iñárritu parece ter se superado com Homem-Pássaro. O filme, que fez sucesso em Veneza, é sobre um ator decadente (Michael Keaton, que já foi o Batman), famoso por retratar um super-herói, tentando recuperar a glória com um musical.

Aposta quase certa para ser indicado a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Michael Keaton), Melhor Ator Coadjuvante (Edward Norton) e Melhor Roteiro Original. Boas chances também em Melhor Atriz Coadjuvante (Emma Stone).

Estreou 17 de outubro nos EUA. Estreia 22 de janeiro no Brasil.

Garota Exemplar (Gone Girl)

David Fincher ganhou uma legião de fãs ao realizar Seven (1995) e Clube da Luta (Fight Club, 1999). Foi um dos favoritos ao Oscar, tanto com O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button, 2008) quanto com A Rede Social (The Social Network, 2010). E foi estranhamente esnobado pela Academia com Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo, 2011).

Agora, ele novamente atrai os holofotes de todos com Garota Exemplar, um filme cheio de mistérios, sobre um homem em busca da verdade quando sua esposa desaparece.

A princípio, indicação quase garantida nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. Rosamund Pike também pode ganhar sua vaga em Melhor Atriz, enquanto Ben Affleck terá um pouco mais de dificuldade para estar entre os indicados a Melhor Ator.

Estreou 3 de outubro nos EUA e 2 de outubro no Brasil.

Foxcatcher

Vencedor do prêmio de Melhor Diretor em Cannes, Bennett Miller tem um belo retrospecto recente no Oscar. Seus dois únicos longas de ficção da carreira – Capote (2005) e O Homem Que Mudou o Jogo (Moneyball, 2011) – conseguiram indicações a Melhor Filme. Baseado em fatos reais, Foxcatcher conta a história de dois campeões olímpicos de luta greco-romana e a chocante relação deles com um milionário, que cria um centro de treinamento para os atletas.

Excelentes chances de ser indicado a Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator (Steve Carell) e Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo). Terá um pouco mais de dificuldade de entrar na categoria de Melhor Diretor.

Estreia 14 de novembro nos EUA e 29 de janeiro no Brasil.

Interestelar (Interstellar)

Christopher Nolan é, provavelmente, o diretor que melhor une público e crítica atualmente. A ausência de seu Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008) na disputa ao Oscar de Melhor Filme é considerada um dos maiores motivos para a Academia ter aumentado o número de indicados na categoria principal. Depois disso, já conseguiu colocar A Origem (Inception, 2010) na corrida.

Agora, com o que talvez seja seu filme mais ousado, vem com mais força do que nunca na disputa de prêmios, acompanhando um grupo de exploradores que usam buracos negros para viajarem no espaço, tendo que lidar com viagens no tempo.

Numa realidade paralela com 5 vagas, talvez Nolan fosse novamente esnobado, mas com até dez possíveis indicados, dificilmente Interestelar estará fora da categoria de Melhor Filme, assim como da de Melhor Roteiro Original. A indicação a Melhor Diretor é um pouco mais difícil, mas também é um dos nomes mais cotados. E embora conte com dois recém-oscarizados (Matthew McConaughey e Anne Hathaway), quem mais tem chance no elenco é Jessica Chastain (Melhor Atriz Coadjuvante).

Estreia 5 de novembro nos EUA e 6 de novembro no Brasil.

O Jogo da Imitação (The Imitation Game)

Ovacionado no Festival de Toronto, o filme conta a história de Alan Turning, um matemático e gênio da computação que trabalhou para a inteligência britânica durante a Segunda Guerra Mundial e depois foi processado por homossexualidade. O diretor norueguês Morten Tyldum faz sua estreia internacional.

Benedict Cumberbatch já pode reservar seu terno para a noite do Oscar, pois sua presença na categoria de Melhor Ator é quase certa. Além disso, o filme dificilmente ficará fora de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme ou Melhor Atriz Coadjuvante (Keira Knightley). Já Morten Tyldum terá que ralar para ser um intruso em meio a veteranos, indicado a Melhor Diretor.

Estreia 14 de novembro no Reino Unido. Sem previsão no Brasil.

Invencível (Unbroken)

Um filme escrito por Joel e Ethan Coen e dirigido por Angelina Jolie pode causar estranhamento, à primeira vista, mas a obra vem atraindo a curiosidade da crítica de forma positiva. O longa é baseado na história real de um corredor olímpico que sobrevive à queda de um avião no Oceano Pacífico para virar prisioneiro de japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Jolie é, certamente, uma das mulheres que mais têm chance de passar por cima do sexismo de Hollywood e não será nenhuma surpresa vê-la indicada a Melhor Diretor(a). Ótimas chances ainda em Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme. O cantor japonês Miyiavi também pode marcar presença, em Melhor Ator Coadjuvante.

Estreia 25 de dezembro nos EUA e 15 de janeiro no Brasil.

A Teoria de Tudo (The Theory of Everything)

Filme sobre a vida de Stephen Hawking, A Teoria de Tudo estreou no Festival de Toronto e ganha cada vez mais força para a premiação da Academia. O cineasta James Marsh ganhou reconhecimento por dirigir dois documentários aclamados mundialmente: Projeto Nim (Project Nim, 2011) e O Equilibrista (Man on Wire, 2008), que ganhou o Oscar em sua categoria.

Se você interpretar bem uma personalidade real, ainda mais sendo um famoso gênio com graves problemas físicos, sua chance de ganhar uma indicação ao Oscar já é imensa. Eddie Redmayne vai por esse caminho. E Felicity Jones provavelmente ajudará o filme a ter uma dobradinha nas principais categorias de atuação. Melhor Roteiro Adaptado é outra boa aposta, assim como Melhor Filme.

Estreia 7 de novembro nos EUA e 22 de janeiro no Brasil.

O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel)

Um elenco de peso reunido em um filme tipicamente Wes Anderson, um dos cineastas mais autorais de Hollywood. A obra conta as aventuras de um lendário concierge de um famoso hotel e o funcionário que se torna seu leal amigo. Depois de conseguir indicações ao Oscar de Melhor Roteiro Original com Os Excêntricos Tenenbaums (The Royal Tenenbaums, 2001) e Moonrise Kingdom (2012), Anderson agora tem a chance de ver um filme seu com ainda mais destaque.

Os melhores filmes de Wes Anderson são sempre uma aposta forte na categoria de Melhor Roteiro Original e dessa vez não é diferente, embora a concorrência seja mais pesada. Com dez vagas, a produção também tentará entrar na lista de indicados a Melhor Filme. Ralph Fiennes tem chances em Melhor Ator e Anderson pode até sonhar também com Melhor Diretor, apesar de ser bem difícil. Caso nada disso dê certo, a obra ainda tem boas chances nas categorias técnicas.

Estreou 7 de março no Reino Unido e 3 de julho no Brasil.

Vício Inerente (Inherent Vice)

Um dos mais aclamados diretores de sua geração, Paul Thomas Anderson, com seu Sangue Negro (There Will Be Blood, 2007), foi o principal adversário dos irmãos Coen no Oscar 2008. Depois, em 2013, com seu O Mestre (The Master, 2012), foi uma das ausências mais sentidas, apesar de ter conseguido indicação a três atores. Dois filmes bastante densos.

Agora, adotando um clima mais suave, ele pode voltar à premiação com essa comédia policial sobre um detetive investigando o desaparecimento do namorado de sua ex.

Três dos 6 roteiros anteriores de PTA foram indicados ao Oscar. Melhor Roteiro Adaptado é onde Vício Inerente tem suas maiores chances. Sete atuações dirigidas por ele também já conseguiram uma indicação. O protagonista Joaquin Phoenix pode até repetir seu feito em parceria com o cineasta, mas Josh Brolin tem mais possibilidade de entrar em Melhor Ator Coadjuvante. Já na categoria de Melhor Filme, Vício Inerente ainda não é presença das mais certas, mas pode aparecer facilmente.

Estreia 12 de dezembro nos EUA e 8 de janeiro no Brasil.

Caminhos da Floresta (Into the Woods)

Os musicais continuam tendo seu espaço no Oscar. E o próprio Rob Marshall já foi prova disso com Chicago (2002). Com Caminhos da Floresta, ele entra no mundo da fantasia, cruzando algumas das histórias dos irmãos Grimm.

O filme, no mínimo, é uma boa aposta para as categorias técnicas. Mas não só. Afinal, Meryl Streep, aqui como Atriz Coadjuvante, é sempre uma boa chance de indicação. Emily Blunt pode conseguir a indicação a Melhor Atriz e o musical almeja também uma das vagas na categoria de Melhor Filme.

Estreia 25 de dezembro nos EUA e 8 de janeiro no Brasil.

Sniper Americano (American Sniper)

O título é autoexplicativo e tem Clint Eastwood na direção, que pode voltar às categorias principais do Oscar, 8 anos após Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima, 2006).

Pode ser que o filme seja até totalmente esnobado pela Academia, mas tem chances nas categorias de Melhor Diretor e de Melhor Filme. Bradley Cooper, um dos novos queridinhos da premiação, também não pode ser descartado.

Estreia 25 de dezembro nos EUA e 22 de janeiro no Brasil.

Mr. Turner

Cinebiografia do pintor britânico J.M.W. Turner, o filme é dirigido por Mike Leigh, um dos cineastas mais admirados pela Academia, pelo menos como roteirista. Já recebeu 7 indicações ao Oscar, por Segredos e Mentiras (Secrets & Lies, 1996), Topsy-Turvy (1999), O Segredo de Vera Drake (Vera Drake, 2004), Simplesmente Feliz (Happy-Go-Lucky, 2008) e Um Ano Mais (Another Year, 2010).

Novamente, sua maior chance de estar na premiação é como Melhor Roteiro Original. Mas o protagonista Timothy Spall pode conseguir sua primeira indicação. Na categoria de Melhor Filme, não é um dos favoritos, no momento, mas pode aparecer lá. Já uma indicação como diretor, embora possível, está bem longe.

Estreia 31 de outubro no Reino Unido. Sem previsão no Brasil.

Outros filmes para ficar de olho:

Com menos chances de disputarem a estatueta de Melhor Filme, estão Whiplash, Still Alice, A Most Violent Year, Big Eyes, Livre (Wild) e Selma. Dentre eles, o último é quem mais pode sonhar em ser um intruso na categoria de Melhor Diretor, além de boas chances com Carmen Ejogo em Melhor Atriz Coadjuvante e uma possibilidade em Melhor Roteiro Original.

Livre pode aparecer em Melhor Roteiro Adaptado, mas sua maior força está nas atuações de Laura Dern (coadjuvante) e Reese Witherspoon (protagonista).

Big Eyes, de Tim Burton, pode ver Amy Adams ser indicada ao Oscar pela sexta vez na carreira, a quinta em sete anos.

A Most Violent Year tentará Roteiro Original, mas tem mais chance com Jessica Chastain, como Melhor Atriz.

Whiplash deve ter mais sorte na mesma categoria de roteiro, enquanto a atuação do coadjuvante J.K. Simmons já é aclamada como uma das melhores do ano.

E Still Alice até pode conseguir uma vaga em Melhor Roteiro Adaptado, mas caminha a passos largos para que Julianne Moore tente um Oscar pela quinta vez.

CD Vallada

Formado em cinema pela FAAP, o paulistano CD Vallada foi colunista do Portal Higi e hoje traz suas análises da indústria cinematográfica ao El Hombre.

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