14 histórias curiosas por trás do nome de grandes bandas

Então você cria uma banda. Qual a primeira decisão a ser tomada? Se você pensou “escolher um nome”, está certa a resposta.

Banda alguma existe sem nome. E a tarefa, embora possa parecer o contrário, não é nada fácil.

O nome de uma banda precisa ter uma razão de ser? Ele deve ser engraçado? Que tal sério? Deve traduzir a sonoridade do grupo ou apenas soar bem aos ouvidos alheios?

O fato é que todo nome de banda carrega uma história – e, na maioria dos casos, repetimos os tais nomes por aí sem ter a mínima ideia do que está por trás deles.

Vampire Weekend? Foo Fighters? Capital Inicial? Coldplay?

Conheça 14 histórias das mais curiosas por trás do nome de algumas das maiores bandas do planeta.

Vampire Weekend

vampire-weekends-el-hombre

A história é a seguinte: o vocalista Ezra Koenig sonhava em fazer a sua própria versão do filme vampiresco Os Garotos Perdidos, em que um bando de vampiros adolescentes passam o tempo curtindo a vida adoidado.

A ideia nunca decolou, mas a essência do filme acabou inspirando o Vampire Weekend.

30 Seconds to Mars

30-seconds-to-mars-el-hombre

Diz a lenda que, certo dia, Jared Leto e seus companheiros encontraram uma dissertação de um professor de Harvard dizendo que a raça humana está, em uma curva tecnológica exponencial, a 30 segundos de Marte. Os caras não tiveram dúvida.

Flying Lotus

flying-lotus-el-hombre

“Quando eu era criança, costumava incomodar as pessoas com essa conversa de super heróis. Perguntava: ‘Se você pudesse ter super poderes, você teria visão de raio-x, seria invisível, o que você escolheria?’”, disse o músico Steven Ellison em entrevista à Hearty Magazine.

Steven (que dúvida), tinha a resposta na ponta da língua: “Eu queria voar”.

Blitz

blitz-el-hombre

Talvez você não saiba, mas Lobão foi o primeiro baterista da Blitz. E foi dele a ideia do nome. “Se tem polícia, tem Blitz”, dizia Lobão.

É que na época, o grupo inglês The Police estava em turnê pelo Brasil…

Fall Out Boy

fall-out-boys-el-hombre

Fall Out Boy era o nome de um personagem dos Simpsons, mas que não teve lá uma vida longa no seriado. Mesmo assim, surgiu como a escolha perfeita para a recém criada banda da dupla Pete Wentz e Patrick Stump.

Tempos depois, durante o segundo show do grupo, eles até tentaram um novo nome – mas, assim que Pete abriu a boca no microfone, um maluco gritou da plateia: “Foda-se isso, cara, vocês são o Fall Out Boy”.

Eles não tiveram escolha.

Moloko

mokoko-el-hombre

Já leu o clássico Laranja Mecânica, de Anthony Burgess? Pois o bacana duo irlandês Moloko tirou o seu nome do apelido que a trupe dá para o leite. Por quê? Vai saber…

Queens of the Stone Age

queens-of-stone-age-el-hombre

“O rock deve ser pesado o suficiente para os meninos e doce o suficiente para as meninas. Dessa forma todo mundo fica feliz e tudo vira mais uma festa.”

E é por esse motivo que esse bando de homens roqueiros atendem por “queens” (rainhas).

“Kings seria muito ‘macho’”, completa o vocalista Josh Homme.

Coldplay

coldplay-el-hombre

Pense o seguinte: Chris Martin e cia poderiam se chamar Starfish.

Sim, pois é… Foi só quando a banda de uns amigos decidiu que não queria mais se chamar Coldplay que Martin aproveitou a deixa.

Ah, o Coldplay original tirou seu nome de uma coleção de poemas infantis chamado Child’s Reflections: Cold Play.

Barão Vermelho

barao-vermelho-el-hombre

Lembra do Snoopy? Pois então. Barão Vermelho era o rival do Snoopy quando esse assumiu a personalidade de um piloto da Primeira Guerra. Sabia dessa?

Lynyrd Skynyrd

lynird-skynird-el-hombre

Os autores de “Freebird” passaram por uma série de nomes até chegar em Lynyrd Skynyrd, uma “homenagem” a um antigo professor chamado Leonard Skinner – o cara virou uma lenda entre os alunos pois tinha pavor de cabelos compridos, e os integrantes do  Lynyrd Skynyrd você sabe…

Cage the Elephant

cage-the-elephant-el-hombre

Esses rockers se inspiraram em um maluco de cabeça raspada que eles conheceram em um show no Tennessee, EUA.

Dizem que o tal cara encarou o vocalista Matthew Shultz, para logo depois o abraçar gritando: “Você tem que enjaular o elefante, você tem que enjaular o elefante” (ou, you have to cage the elephant…).

O grupo, claro, não teve dúvidas.

Green Day

green-day-el-hombre

De acordo com o manual de gírias da Bay Area – região onde fica cidades como São Francisco e Berkeley, e de onde vem o Green Day – um “dia verde” é um dia de bobeira em que você não faz nada senão fumar a tal da marijuana.

Pois o vocalista Billie Joe Armstrong primeiro escreveu uma música sobre o assunto, mas gostou tanto do tema que mandou para longe o nome original do grupo – Sweet Children – e o substituiu pelo que conhecemos: Green Day.

Capital Inicial

capital-inicial-el-hombre

Não, o nome da banda nada tem a ver com o fato de eles serem de Brasília… Na verdade, lá no início, Dinho e cia costumavam tocar em festas da cidade meio que na brincadeira, pois não tinham dinheiro para começar uma carreira profissional.

Segundo eles, faltava o “capital inicial”.

Foo Fighters

foo-fighters-el-hombre

Saca essa: nos tempos da II Guerra Mundial, os aviadores aliados se referiam a UFOs como os “foo fighters”.

Pois quando Dave Grohl estava gravando o disco de estreia dos Foos, ele achou que a combinação de um nome com a sua origem misteriosa faria as pessoas pensarem que ela era uma banda de verdade, e não apenas um cara tocando sozinho todos os instrumentos.

Deu certo, não?