Legenda

17 filmes para assistir no Natal

Convenhamos, o Natal é superestimado. Trata-se de uma época que, quando somos crianças, significa muito — por causa dos presentes, é claro. Mas na fase adulta, o que mais ganhamos é tédio. São os parentes distantes que contam histórias de quando você era pequeno; as música natalinas depressivas; a correria para passar na mesma noite na festa da família do seu pai, da sua mãe e da sua namorada; e por aí vai. Logo, nada melhor para passar essas horas de tortura vendo um filme. Por isso, selecionamos 17 opções para você, hombre.

17# O Grinch

Se a história bizarra já não fosse o suficiente para colocá-lo em nossa lista — uma criatura verde e mesquinha quer estragar o Natal de Whoville — o filma ainda conta com o sempre hilário Jim Carrey no papel principal.

16# Caiu do céu

Em um de seus filmes menos conhecidos, Danny Boyle cria uma fábula moderna. Um menino, que se torna religioso por ter perdido sua mãe, encontra uma sacola com dinheiro e decide gastá-lo com boas ações. O filme mistura fantasia e coloca o olhar infantil do menino com elementos adultos quando envolve os ladrões que perderam a tal sacola.

15# Rocky IV

Alguém se lembra quando foi a briga entre Rocky Balboa e o casca grossa Ivan Drago? Sim, no natal.

14# A Vida de Brian

Nós faríamos de tudo para colocar qualquer coisa de Monty Python na lista – e claro que A Vida de Brian é um filme natalino. Tudo gira em torno do fato de Brian ter nascido no mesmo dia que Jesus.

13# De Olhos Bem Fechados

Sexo. Desejo. Traição. Orgias. Natal. Kubrick era mesmo um gênio ao conseguir juntar tudo isso em um filme só, não?

12# Batman – O Retorno

O segundo e último filme do Batman feito por Tim Burton acaba sendo uma paródia do Natal, com o Pinguim buscando se aproveitar do espirito natalino para ser eleito prefeito de Gotham.

11# Na Mira do Chefe

Essa comédia de humor negro com tons católicos se passa na época de Natal em Bruges, na Bélgica, uma das cidades mais bem conservadas na Europa.

10# Máquina Mortífera

Tinha que colocar Máquina Mortífera em uma posição minimamente de destaque para não receber chibatadas sauditas em plena redação. Em qual época do ano Riggs e Murtaugh se encontram pela primeira vez antes de se tornarem inseparáveis? Sim, no Natal. E sim, isso é o suficiente para ele entrar na nossa lista.

9# Meu Tio Antoine

Considerado o maior filme da história do cinema canadense, Meu Tio Antoine conta a história de um adolescente crescendo numa pequena cidade mineradora em Québec em um dos períodos mais difíceis na história da região sob o governo de Maurice Duplassis (conhecida como a Era da Escuridão). O tempo em que vive na cidade o aproxima de seu tio Antoine.

8# Se Meu Apartamento Falasse

No clássico de Billy Wilder, a época do Natal se torna um período de adultério e tentativas de suicídio. Mas essa é a parte ruim, antes de tudo ficar bom.

7# O Estranho Mundo de Jack

Como não estava satisfeito com sua paródia natalina em Batman – O Retorno, Tim Burton decidiu produzir essa animação em stop-motion que é praticamente uma reinvenção gótica do conto do Grinch.

6# Feliz Natal

Essa bela produção conta a história de um momento de trégua durante a 1a Guerra Mundial em que franceses, alemães e escoceses confraternizaram e se conheceram na véspera de Natal, em uma verdadeira lição de humanidade.

5# Esqueceram de Mim

Já é Natal (ou véspera)? Pois bem, pegue o controle remoto e coloque na Globo. Se Esqueceram de Mim não estiver passando na Sessão da Tarde, nosso editor-chefe lhe pagará um almoço no Rubayat.

4# Papai Noel às Avessas

Essa comédia absolutamente incorreta não só deixará seu Natal mais leve, como também ilustra exatamente como seria se nosso colunista Fabio Hernandez fosse contratado para trabalhar como Papai Noel em um shopping.

3# De Ilusão Também se Vive

Um dos maiores clássicos da Era de Ouro do cinema americano, o filme conta a história de uma menina convencida que o homem contratado para ser o Papai Noel na loja de departamento Macy’s é o Noel original, enquanto as autoridades tentam prendê-lo por não bater bem da cabeça.

2# A Felicidade Não se Compra

Provavelmente o maior dos filmes natalinos, este clássico de Frank Capra mostra James Stewart se ferrando o filme inteiro, o que o torna suicida até o ponto de ser salvo por uma intervenção divina e encontrar o lado bom e simples das coisas. O precursor dos feelgood. Só não é o número um porque a posição ficou para…

1# Duro de Matar

Sim! É durante uma festa de Natal no Nakatomi Plaza que John McClane entra em ação para impedir uma equipe de ladrões disfarçados como terroristas. Um verdadeiro clássico natalino para todos os hombres.