O grande problema de quem pensa em largar a rotina cotidiana para viajar mundo afora costuma estar relacionado a gastos. Quanto irei gastar? Quais são as cidades mais econômicas para se viajar? E as mais caras?
Foi pensando nisso que o site Price of Travel desenvolveu o guia “Backpacker Index for 2014”.
Elaborado pela primeira vez em 2010, o index de cidades recebeu uma atualização no início deste ano e classificou 124 cidades quanto aos gastos que um viajante médio terá ao visita-las.
Como o próprio site indica, o guia foi elaborado para mochileiros, mas pode servir como base para qualquer viajante.
E como foi elaborado este guia?”, você pode querer saber. Os próprios criadores explicam. Para cada orçamento, os gastos incluem:
Todos os orçamentos foram convertidos em dólar por meio da cotação de janeiro deste ano.
Cidades mais econômicas
O continente asiático domina a lista das cidades mais baratas. Como o guia indica, os preços da maioria destes lugares, curiosamente, não alteraram muito em relação a 2013 – na verdade até mesmo caíram um pouco. Outro fato curioso é que em algumas destas cidades é possível se hospedar em um hotel 3 estrelas por um preço bem semelhante ao que pagará em um hostel.
Ainda entre as 20 cidades mais econômicas, é possível notar Sofia e Kiev, no leste europeu, que vem se mostrando uma ótima opção para quem quer viajar bastante. Eis o top 20 dos lugares mais baratos:
Cidades mais caras
Como era de se esperar, quem lidera a parte inferior da lista são as cidades europeias. O intruso nesse ranking é a capital venezuelana Caracas, com o orçamento diário de quase 100 dólares. Os preços da cidade, no entanto, estão baseados na taxa de câmbio oficial, mas é possível conseguir valores muito mais vantajosos com taxas de câmbio mais favoráveis, segundo diversos turistas.
E no topo da lista, praticamente nenhuma surpresa: Zurique. É possível viajar por outras cidades na Suíça gastando menos, mas por Zurique se tratar de uma cidade de negócios, os mochileiros podem sofrer bastante para encontrar opções mais em conta.