fbpx
Uma ilustração de Aegon, o Conquistador

20 fatos que você não conhece sobre “Game of Thrones”

Os posts sobre “Game of Thrones” têm gerado muita discussão aqui no El Hombre, às vezes ultrapassando a marca de 40 comentários. E há vários leitores — Raphaella Christine, Jean Torres, Gleyson Navarro e Eduardo Tenório, para ficar em alguns — que estão sempre enriquecendo o debate com informações inéditas e ótimas opiniões.

Um de nossos comentaristas mais bem informados e fiéis é o mineiro Hugo Leonardo Dias, estudante de Sistemas de Informação. Tamanho é o seu conhecimento do mundo de Westeros que pedimos para ele reunir — sem spoiler, é claro — 20 fatos sobre “Game of Thrones” que você não vai conhecer apenas vendo a série.

1# Robert Baratheon tinha sangue Targaryen nas veias

A reivindicação ao trono por parte de Robert Baratheon era considerada legítima devido ao fato que ele era neto da Princesa Rhaelle filha do rei Aegon V, muito embora ele preferia dizer que sua reivindicação vinha do seu martelo de guerra.

2# A Casa Blackfyr quase tomou o trono dos Targaryen 

A extinta Casa Blackfyre surgiu de um filho bastardo legitimado por Aegon, O Indigno em seu leito de morte. A rebelião Blackfyre pelo trono de ferro teve início quando o Rei legitimou todos os seus filhos bastardos e entregou a espada ancestral de sua casa a “Blackfyre” a seu filho Daemon ao invés de seu filho legítimo Daeron II. O estandarte da casa é o dragão de 3 cabeças porém negro em campo vermelho.

3# Você já ouviu falar nos mercenários da Campanha Dourada?

A famosa “Companhia Dourada”, grupo de mercenários, foi fundada por “Aegor Rivers, Açoamargo”, irmão de Daemon Blackfyre, após servir com os mercenários Segundos Filhos. Seus lemas são “Nossa palavra vale ouro” e “Sob o ouro o aço amargo”.

4# Conheça Aegon V, o avô do Rei Louco

O rei Aegon V também é chamado de Aegon, O Improvável devido a ser o herdeiro mais jovem de seu pai Maekar I que por sua vez era um segundo filho. Aegon V é o personagem a quem Meistre Aemon chama por Egg, que por sua vez é um trocadilho com a palavra Ovo e com o nome Aegon.

5# Meistre Aemon era para ter sido rei

Meistre Aemon era o herdeiro do trono de ferro, porém abriu mão de seu direito de nascimento e optou a ser um meistre. Posteriormente ele decide ir para a muralha e terminar com as possibilidades de alguma rebelião contra o trono de ferro em seu nome.

6# Son Duncan, muito prazer

Citado brevemente no seriado, o Senhor Comandante da Guarda Real Sor Duncan, O Alto foi um grande amigo do Rei Aegon V, e é um dos personagens principais do livro “O Cavaleiro dos Sete Reinos”. Ambos vieram a falecer no incêndio de Solarestival juntamente com o Príncipe herdeiro Duncan.

7# Apenas a Casa Martell resistiu a Aegon e seus dragões

Dorne foi a única região não conquistada por Aegon, O conquistador na guerra da Conquista. Posteriormente a Casa Martell e Dorne se junta aos Sete reinos em uma aliança por casamento. O lema da Casa Martell é “Insubmissos, Não Curvados, Não Quebrados” e seu brasão é um Sol atravessado por uma lança em um fundo laranja.

8# Os Baratheon têm sua raiz na casa de Argilac, O Arrogante

O lema da casa Baratheon é “Ours Is the Fury”. No entanto o lema, seu estandarte e honras vem da Casa de Argilac, O Arrogante, último rei da tempestade, derrotado por Orys Baratheon durante a Guerra da Conquista, que após o embate foi recompensado por Aegon com a filha de Argilac como noiva juntamente com seus símbolos e terras e castelos.

9# Orys e Aegon, mais do que irmãos em arma

Rumores diziam que Orys Baratheon era um irmão bastardo de Aegon, O Conquistador.

10# O destino da espada ancestral da Casa Stark

Apesar de não ser muito claro no seriado, as espadas “Lamento da Viúva (Widow’s Wail)” e “Cumpridora de Promessas (Oathkeeper)” foram feitas a partir do aço de Gelo, a espada ancestral da Casa Stark.

11# Os Lannisters perderam sua velha espada de aço Valiriano

A Casa Lannister possuía uma Espada de aço Valiriano chamada “Brilhante Rugido” perdida junto com o Rei do Rochedo Tommen II em uma viagem a Valíria. Gerion Lannister, tio de Tyrion Lannister, saiu em uma jornada para Valíria na busca da espada ancestral e nunca retornou.

12# Você sabe qual é o lema dos Lannister?

Ao contrário do que muitos creem o lema da Casa Lannister é “Ouça-me Rugir” e não o conhecido “Um Lannister sempre paga suas dívidas”.

13# O aço valiriano é mais do que bonito

Aço Valiriano também é conhecido como Aço de Dragão, que em um livro lido por Samwell Tarly na Muralha é citado como algo que pode ser usado para combater os Outros (Caminhantes Brancos), assim como o vidro de dragão.

14# A muralha é mais do que robusta

A “Muralha” é descrita como uma construção de gelo, pedra e também antigos feitiços.

15# A Suíça de Westeros

O Vale de Arryn foi o único local em Westeros a não entrar na guerra. No entanto todo o Vale sofreu com as guerras e com os clãs das montanhas que estavam mais armados.

16# Orell continuou vivo na águia

Mesmo não mostrado no seriado, quando Jon Snow enfrenta Orell e sua águia, após o confronto e a morte de Orell, uma parte da consciência dele passa a viver dentro da águia.

17# O DNA dos Tully

A principal característica dos Tully de Correrrio é possuírem os olhos claros e cabelos vermelhos, por esse motivo é dito que Arya e Jon Snow têm mais do Norte em si que seus outros irmãos, por terem cabelos escuros, rosto alongado e os olhos cinzentos característicos dos Starks.

18# Os bastardos têm sobrenomes diferentes em cada região

Cada região de Westeros tem um nome diferente para os nascidos bastardos, Snow no Norte, Rivers nas terras fluviais, Pyke para as ilhas de Ferro, Stone para a região do Vale de Arryn, Storm para os nascidos nas terras da Tempestade, Hill para os nascidos na região de Lanisporto, Waters para as terras da coroa, Sand em Dorne e Flowers na região da Campina.

19# O Iron Throne original é bem diferente daquele da série

A ilustração do trono de Ferro mais próxima ao que foi imaginado por George RR Martin é desta forma, feita por Marc Simonetti, que também é responsável pelas artes de capa da edição brasileira das “Crônicas de Gelo e Fogo”.

20# Várias cenas de Sor Ilyn Payne foram substituídas por Bronn

Sor Ilyn Payne teve sua língua cortada por ordem de Aerys II, o Rei Louco. Após a rebelião de Robert ele passa a servir como carrasco do Rei. O ator que o interpretava, Wilko Johnson, além da carreira de ator também é cantor, guitarrista e compositor e se afastou da série por motivo de um câncer terminal. Algumas partes onde Sor Ilyn apareceria na série até o momento foram substituídas pelo personagem Bronn.

Fontes: Livros das “Crônicas de Gelo e Fogo”, entrevistas com o criador, trechos traduzidos do livro a ser lançado “The World of Ice and Fire”