3 perguntas para se fazer antes de levantar da cama

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Um dos meus sites preferidos – que leio diariamente – é o da revista “Entrepreneur”. Conteúdo de altíssima qualidade, tanto de carreira, quanto de desenvolvimento pessoal. Hoje li um artigo excelente por lá, no qual o autor lista 3 perguntas para se fazer antes de levantar da cama.

“As primeiras horas da manhã”, ele escreve, “são ideais para clarear a mente pensando no resto do dia.” Sua sugestão é refletir (ainda na cama) sobre três questões específicas que podem nos ajudar a ter um dia mais produtivo e proveitoso:

  1. “Quem eu posso ajudar hoje?” Achei essa sugestão espetacular. Primeiro, porque é um ato de generosidade, algo importante para cultivar na vida. Segundo, porque fortalece a nossa autoconfiança, ao lembrarmos diariamente que temos algo de valor para oferecer às pessoas.
  2. “Como eu posso melhorar hoje?” A ideia aqui é visualizar pequenas ações positivas, que ajudem você a ser um pouquinho melhor do que foi ontem. Não se trata de tentar ser perfeito, mas de subir um pequeno degrau a cada dia.
  3. “Como eu posso gerar valor hoje?” Apesar de ser parecido com o primeiro item, este questionamento diz respeito ao trabalho. É uma reflexão sobre o impacto que o seu serviço/produto/conteúdo pode ter no mundo.

Como vocês podem ver, senhores, é um processo simples, rápido e, ao mesmo tempo, enriquecedor. Recomendo a todo mundo fazer a experiência, durante uma semana, e depois analisar quais impactos este hábito trouxe à sua vida.

SUGESTÕES DE LEITURAS

Abaixo, selecionei algumas matérias do El Hombre, relacionadas a este assunto, que você pode gostar também: