4 cursos em São Paulo para quem quer se tornar bartender

Talvez, amigão, aquele seu hobby de brincar de alquimista das bebidas – criando mil e um drinques – com seus amigos aos finais de semana pode ser algo muito mais vantajoso do que você imagina. Afinal, esta brincadeira poderia ser encarada com mais atenção, porque a atividade de bartender tem crescido cada vez mais, recebendo grande destaque pelo setor de turismo com hotéis e cruzeiros e também para os eventos corporativos.

Mas não pense que preparar drinques é mole. Muito pelo contrário: para saber a dosagem certa dos ingredientes, a melhor combinação entre eles, como preparar rapidamente e deixar a apresentação do copo atraente, tem de haver muito estudo e dedicação.

Por essa razão, listamos abaixo locais em São Paulo onde você pode se preparar para entrar para nesse ramo. E depois de se formar nesses cursos você pode dar uma passada aqui na redação do El Hombre para mostrar o que aprendeu e receber o veredicto final.

Barones

barones-el-hombre

Há quase 20 anos a empresa Barones trabalha na área de bares e eventos dos mais variados perfis. O seu “Centro de Treinamento para Formação de Bartenders” prepara profissionais que atendem dentro e fora do país, além de prestar consultorias, promover cursos, treinamentos e workshops. A estrutura deles conta com um bar modelo e espaço para treino, bares móveis, entre outros detalhes.

Os módulos são:

  • Bartender Freestyle Módulo I

Aulas de serviço de bar: coquetelaria, atendimento, truques de balcão, bebidas, medidas, tipologia de bares, vendas e etc, flair e working flair.

Carga horária: 30 horas.

  • Coquetelaria Módulo II

Carga horária: duas semanas com 5 aulas em dias alternados de manhã ou noite ou quatro sábados consecutivos.

  • Curso de Flair e Working Flair Módulo II

Carga horária: 15 horas com cinco aulas de três horas cada que podem ser agendadas no decorrer de um mês de acordo com a agenda do aluno, do instrutor, e da disponibilidade do local.

Colmeia

colmeia-el-hombre

A Colmeia é um pouco mais jovem nesse segmento e oferece cursos de formação básica que aborda os seguintes temas: ética profissional, cidadania, uso responsável do álcool, segurança no trabalho, direitos e deveres trabalhistas, elaboração de currículo e formação específica com aulas teóricas e práticas de coquetelaria e de barista, mise em place, mixologia, flair, sommelier, tipos de chopes e cervejas, cardápio e carta bar, além de serviço de bar e restaurante.

Para realizar o “Projeto Bartender” a empresa fez uma parceria com a DiAGEO (maior fabricante de bebidas destiladas do mundo) com o objetivo de capacitar jovens na área. Essa ação está em operação há mais de uma década e já formou mais de 3 mil pessoas. Aproximadamente 90% deles conseguiram emprego na área.

O público é formado por jovens entre 18 e 34 anos, com Ensino Médio completo ou ainda em curso em escola pública e que comprovem a necessidade de participar do curso em caráter de gratuidade. A carga horária é de 200 horas em aulas que ocorrem em todos os períodos (manhã, tarde e noite).

Bar & Barman

bar-e-barmen-el-hombre

Os trabalhos da empresa Bar & Barman começaram em 2002 com o foco exclusivo para os eventos corporativos. Mas eventos sociais, principalmente casamentos e debutantes, foram gradativamente fazendo parte do universo de atuação da empresa.

Os trabalhos começaram em 2004 com cursos e capacitação de brigadas de serviço de bar que contam com produtos inovadores e métodos de ensino próprio. Os módulos são:

  • Barman Contemporâneo

100% prático, baseado em qualidade de serviço, conhecimento de bar e novas tendências da coquetelaria mundial em que se abordam temas como: bebidas alcoólicas, matérias-primas, glassware, técnicas de preparo, mixologia atual, flavour profiling e coquetéis contemporâneos.

Carga Horária: 15 horas por aula mais 4 horas de estágio.

  • Mixologia Moderna

Segunda a empresa, a Bar & Barman, em 2009, foi pioneira no país ao lançar a Mixologia Molecular. Sendo assim, este curso passa para os alunos a produção de drinques moleculares abordando temas como: bebidas alcoólicas, matérias-primas, mixologia molecular (esferificação, emulsificação e gelificação), aromatização (infusões a frio e infusões quentes), produção de sirups naturais, flavour profiling, flavour pairing, utensílios e glassware.

Carga Horária: 15 horas por aula mais 4 horas estágio.

  • Barman Clássico

Este curso se baseia nos moldes de serviço de bar internacional e capacita o aluno para poder trabalhar em qualquer lugar ao redor do mundo, ainda mais em cruzeiros e hotéis. Os temas abordados são: bebidas alcoólicas, matérias-primas, glassware, técnicas de preparo (batidos, mexidos e montados), drinques internacionais e serviço clássico e etiqueta.

Carga Horária: 15 horas por aula mais 4 horas de estágio.

Senac

senac-el-hombre

O conhecidíssimo Senac também oferece cursos para bartenders. Além das técnicas de preparação de coquetéis e serviços, o curso (com carga horária de 45 horas) desenvolve competências dos alunos para: noções de bares, atendimento ao cliente e técnicas de vendas aliando a técnica à criatividade e talento.

A compreensão da origem da profissão, o conhecimento e a aplicação das regras de classificações de coquetéis, a organização e a elaboração de drinks fazem parte dos ensinamentos passados para os alunos. Os princípios de educação ambiental e o processo de destilação, fermentação e legislação de serviço de bebidas alcoólicas também integram o plano de ensino.

Mas para ser um bom bartender não basta apenas o conhecimento formal. Por isso, listamos quais condutas devem ser praticadas para que esse profissional tenha sucesso na profissão:

  • Pontualidade e assiduidade no trabalho;
  • Bom humor e disposição;
  • Respeito com os clientes, colegas de trabalho e os seus superiores;
  • Facilidade de comunicação e de expressão;
  • Estar sempre se reciclando com cursos e estudos;
  • Domínio de técnica de vendas;
  • Ser atencioso e prestativo com os clientes;
  • Ser discreto e honesto;
  • Não se intrometer em conversas entre os clientes;
  • Manter o ambiente de trabalho sempre limpo.