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4 dicas para aumentar a taxa de visualização do seu e-mail marketing

A taxa de visualização de um e-mail marketing é uma das primeiras métricas analisadas pelas empresas que utilizam esse tipo de estratégia de comunicação. Essa taxa diz respeito a quantas pessoas, dentro de uma lista de endereços eletrônicos, abriram o e-mail e o visualizaram.

A visualização é o primeiro passo para que o leitor tome determinada atitude (como clicar em um link), se a mensagem for bem estruturada. Ao analisar a taxa de visualização do seu e-mail, é possível identificar se há algum problema na estrutura do e-mail e fazer correções. Pensando nisso, conheça 4 dicas para aumentar a taxa de visualização do seu e-mail marketing.

Garanta que o e-mail não vá para o spam

Um dos principais motivos pelos quais os contatos de uma lista não visualizam um e-mail marketing é que a mensagem vai parar na caixa de spam. Isso pode acontecer com aqueles leitores que apenas excluem o e-mail assim que ele chega. Com o tempo, o sistema da caixa eletrônica entende que não é do interesse da pessoa e apaga a mensagem automaticamente.

Mas há também os casos que o sistema do e-mail reconhece palavras-chave com potencial de vendas e, por precaução, coloca a mensagem no spam. Se você tem uma equipe de marketing, pesquise as palavras barradas pelos e-mails e crie um documento Word com todos os termos encontrados.

Você pode compartilhar esse Word sem deixar espaço para edições ao transformá-lo em PDF. O SmallPDF é uma ótima ferramenta para converter Word em PDF online, pelo navegador. Depois de criar um documento pelo SmallPDF, outros colaboradores podem adicionar comentários, sem excluir informações importantes.

Pense no assunto do seu e-mail

O assunto de um e-mail é um campo com poucos caracteres, mas de grande potencial. Isso porque um assunto atrativo é capaz de chamar a atenção do leitor, fazendo com que ele clique em uma mensagem em detrimento a todas as outras.

Por isso mesmo escrever um assunto de e-mail atrativo pode ser desafiador. E não há outro jeito além de fazer pesquisas e testes para descobrir o que funciona. De forma geral, conhecer bem o público da sua lista de e-mail ajuda na hora de montar o assunto, uma vez que você tem uma base do que interessa essas pessoas.

Horários de envios estratégicos

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Imagem: Freepik

Por muitos anos, as empresas se perguntaram se havia um horário mais adequado para enviar e-mails, especialmente aqueles com foco na publicidade e nas vendas. A empresa CoSchedule desenvolveu testes e pesquisas que ajudaram a definir os melhores dias e horários para enviar e-mails marketing.

De acordo com a pesquisa, terças, quartas e quintas são os melhores dias para enviar e-mails. Quanto aos horários, os mais interessantes são:

  • 10 horas da manhã;
  • 8 horas da noite;
  • 2 horas da tarde;
  • 6 horas da manhã.

Ao fazer envios em momentos estratégicos, você tem mais chances de aumentar a taxa de visualização do seu e-mail marketing.

Não exagere no envio de e-mails

Certamente, você já se cadastrou em uma lista de e-mails e começou a receber mensagens com uma frequência alta. Em poucos dias, é possível que você tenha colocado o e-mail como spam ou saído da lista da empresa. Ou seja, excesso de e-mails é péssimo para quem quer aumentar a taxa de visualização das mensagens.

Para que isso não aconteça com os seus clientes, procure montar uma estratégia em que não haja o envio de e-mails com uma frequência desconfortável. Uma boa média é uma ou duas vezes por semana. Esse número pode variar se você estiver trabalhando em um planejamento específico, dependendo da etapa do funil de vendas.

Benefícios do e-mail marketing para o negócio

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Imagem: Freepik

Segundo dados da Pew Research, 92% dos adultos que estão online no mundo utilizam o e-mail, sendo que 61% visualizam a caixa de entrada todos os dias. Isso representa um enorme potencial de comunicação, um dos maiores benefícios do e-mail marketing para o negócio.

Além disso, uma estratégia com e-mail marketing também é positiva para criar maior afinidade com seu público-alvo, ter mais presença de marca e até conseguir dados precisos sobre os clientes que te acompanham. Por isso, se você não utiliza o e-mail marketing, considere inserir o recurso nas suas estratégias.

Para quem já usa, siga as dicas para aumentar a taxa de visualização. Com um pequeno esforço, como o envio de um e-mail, você pode obter grandes resultados.