4 lições de finanças (e negócios) com personagens do cinema

Não existe maneira melhor de aprender do que errando. Mas, às vezes, podemos encurtar o caminho observando os erros e acertos dos outros. Que tal aprender algumas lições de finanças e negócios com clássicos do cinema mundial? Fizemos uma seleção de filmes – e personagens – que podem nos ensinar muito sobre dinheiro.

1# WALL STREET: PODER E COBIÇA

Este clássico de 1987 dirigido por Oliver Stone, estrelado por Charlie Sheen e Michael Douglas, ficou famoso pelo mantra “a ganância é boa”. O filme conta a história do jovem corretor de ações Bud Fox (Sheen) que sonha em trabalhar com Gordon Gekko (Douglas), uma lenda dos negócios. Só que a ambição de Bud o leva entrar com Gekko em esquemas financeiros moralmente (e legalmente) questionáveis.

Lição do filme: não se deixe seduzir pelo glamour do dinheiro.

Ao contrário do que Gekko fala, a ganância não é assim tão boa. Óbvio que ter uma dose de ambição é essencial para crescer na carreira, senão você fica estagnado. Mas quando você bota o dinheiro acima de tudo, acaba ficando cego pelo glamour que ele proporciona – e se afunda em péssimas decisões. Melhor construir seu patrimônio subindo um degrau por vez, com paciência e planejamento, do que saltando a escada inteira.

2# À PROCURA DA FELICIDADE

Se “Wall Street: Poder e Cobiça” é um exemplo de como não agir, podemos dizer que “À Procura da Felicidade”, de 2006, é o extremo oposto. O personagem principal Chris Gardner, interpretado brilhantemente por Will Smith, tem uma perseverança exemplar no trabalho, com o nobre propósito de cuidar de seu filho de cinco anos. Ele trabalha no dia-a-dia com um empenho incomparável.

Lição do filme: tenha persistência e não deixe seus tombos te desanimarem. 

Gardner não se deixa abater pelos incontáveis problemas que a vida põe na sua frente. Sim, ele toma tombos, mas sempre se levanta para o round seguinte. Quando você tem persistência e coragem, nada te derruba.

3# CARTAS NA MESA

O filme “Cartas na Mesa”, de 1998, é um dos grandes responsáveis por popularizar o poker ao redor do mundo. Mike McDermott, interpretado por Matt Damon, é um jovem jogador talentoso que bota tudo ao perder quando entra numa mesa alta demais para suas possibilidades. A situação piora, ainda mais, quando seu melhor amigo Worm (Edward Norton) contrai dívidas de jogo.

Lição do filme: tenha planejamento e fuja das dívidas.

Assumir riscos é importante na vida, mas isso deve ser feito com planejamento e uma dose de cautela. Quando damos um passo maior do que a perna, a chance de cair de cara na lama é alta. E ter dívidas contribui (bastante) para tomarmos decisões equivocadas. Por isso é melhor fugir ao máximo delas.

4# O HOMEM QUE MUDOU O JOGO

Inspirado em fatos reais, “O Homem que Mudou o Jogo”, de 2011, traz um elenco poderoso que inclui Brad Pitt, Jonah Hill e Philip Seymour Hoffman. O filme mostra como Billy Beane (Pitt) conseguiu transformar o Oakland Athletics, um time mediano de beisebol da MLB com orçamento baixo, numa das melhores equipes da temporada, a partir de contratações baseadas num inovador método de avaliação desenvolvido por seu assistente Peter Brand (Hill), que é focado em estatísticas e porcentagens.

Lição do filme: números e estatísticas nos ajudam a tomar boas decisões.

Ok, a intuição tem um papel relevante em nossas vidas. Mas quando você aprende a dominar números e estatísticas com destreza, isso vai ajuda-lo a tomar decisões mais inteligentes na vida, muitas vezes fugindo da “sabedoria” convencional das massas, que não raramente está errada.

 

Senhores, este texto é patrocinado pela Easynvest, a nossa nova parceira aqui do El Hombre. Eles transformaram a forma de investir o seu dinheiro com uma linguagem simples, popular e com foco em tecnologia e no público jovem, se tornando assim a corretora líder do Tesouro Direto no Brasil.

Para quem ainda não conhece a Easynvest, recomendamos acessar o site e também conhecer os seus canais. Eles têm um blog muito bacana com matérias informativas para manter uma boa organização financeira.

Além disso, o Instagram traz várias dicas pontuais de finanças — e não dava para o YouTube ficar de fora, né? O canal da Easynvest possui vídeos incríveis do assunto.