fbpx

4 rodadas já mostraram que teremos mais um Brasileirão problemático

Os mesmos problemas de sempre. Já se foram quatro rodadas do Campeonato Brasileiro e as evidências levam a crer que teremos mais uma edição repleta de nuances negativas em virtude da falta de planejamento do nosso futebol nacional.

Você duvida?

A média é maior que uma demissão de um treinador por rodada já disputada até o momento. Cinco já foram demitidos logo no começo do torneio: Luiz Felipe Scolari, Vanderlei Luxemburgo, Ricardo Drubscky, Claudinei Oliveira e Marcelo Oliveira. Grêmio, Flamengo, Fluminense, Vitória e Cruzeiro foram, respectivamente, os clubes que trocaram o comando técnico ao longo já deste Brasileirão.

Jogadores de saída de times grandes por falta de estrutura financeira, desmontando, desta forma, o preparo elaborado ao longo de quatro meses pela comissão técnica. O Corinthians perdeu nada menos que sua principal dupla de ataque com as saídas de Paolo Guerrero e Emerson Sheik. Precisa agora, com o campeonato já em andamento, buscar reforços para suprir a precariedade do setor ofensivo no momento. Em crise por maus resultados, essa procura fica ainda mais complicada.

Outros clubes buscam reforços para montar o elenco depois de perceberem despreparos apresentados ao longo da temporada até o momento. Flamengo é o que clube que está em processo de reformulação. Demitiu Luxemburgo, contratou o técnico Cristóvão Borges, trouxe o atacante peruano Paolo Guerrero e ainda busca novos nomes para reforçar o elenco, que deixou a desejar no estadual.

Clubes como o São Paulo, que apresentou o técnico colombiano Juan Carlos Osorio, ex-Atlético Nacional e uma aposta para o futebol brasileiro, terão que esperar um tempo de adaptação às novas filosofias de trabalho com o campeonato em andamento. Times em reformulação.

O resultado de tudo isso: baixa qualidade técnica. Um futebol chato. Foram poucos os jogos entusiásticos. O pior: serão poucos empolgantes.

Seguindo com um exercício de futurologia pelo pouco apresentado até aqui, continuo com a minha opinião dada aqui no El Hombre no começo do ano: Atlético-MG e São Paulo são os dois clubes que brigarão até o fim do torneio pelo título.

O Corinthians, que começou o ano entusiasmando a todos, se recuperará da atual crise vivida e lutará por uma vaga à Libertadores da próxima temporada. O Internacional tem muita capacidade para ser um dos candidatos ao título da competição, mas a acertada dedicação voltada para a Libertadores – pelo momento que o time vive no torneio – fará com que os colorados foquem na competição nacional tardiamente e isso pode lhe prejudicar.

Enfim, um começo de Brasileirão que evidencia a falta de estrutura dos clubes nacionais. Que venham dias melhores!

brasileirao-2015-3-el-hombre
Para Piccoli o Atlétifo – MG, de Thiago Ribeiro, é um dos favoritos