5 dicas para ser uma pessoa melhor em seus relacionamentos

Fomos colocados aqui na Terra para evoluir, certo? Se você não está tentando ser uma pessoa melhor ou não está com alguém que te apoia ou faz você querer ser uma pessoa melhor, sinto informar que está fazendo algo errado e sem propósito com a sua vida.

Ontem, conversando com uma amiga durante o jantar, falamos que as pessoas estão envelhecendo, o que é parte natural da vida, mas não estão ficando mais sábias. Tem muita gente por aí cometendo erros primários.

Não que ninguém mais deva cometer erros, mas percebemos que estamos aprendendo algo quando cometemos novos erros e não insistimos mais nos antigos. Ficar mais sábio nas relações não significa não fazer nada errado, mas sim aprender a sair dos deslizes com a sanidade e a dignidade intactas.

Isso tudo também não significa que a vida será suave, mas que você está aberto a explorar sua relação (a que já tem ou a que vai ter) e ver o que está dando errado e resolver.

O que pode ser feito para melhorar seu relacionamento? Não tem mágica não, mas temos 5 dicas que você pode tentar entender.

1# As pessoas são diferentes

relacionamento-1-el-hombre

Os terapeutas costumam dizer que o que te irrita profundamente no outro fala muito sobre você e seu comportamento. A pessoa com a qual você se relaciona vai ser, obviamente, diferente de você. Pode ser que vocês tenham sido criados em ambientes muito diferentes, mas mesmo que sejam bem parecidos as diferenças sempre surgem.

Mas isso não significa que sua relação não funciona. Pelo contrário, veja o que o comportamento do outro pode te ensinar sobre o seu comportamento.

2# Fique um tempo sozinho

relacionamento-2-el-hombre

Todo mundo precisa de tempo para processar as ideias. Quem não consegue ficar sozinho precisa procurar ajuda, porque pode ser que a parceira queira passar mais tempo sozinha e o cara não concorde com isso ou vice-versa.

A única coisa a ser entendida aqui é que a quantidade de tempo que cada um precisa para ficar sozinho varia. Algumas pessoas precisam de uma horinha, outras da tarde inteira – não considere isso um insulto pessoal.

3# Escolha as reclamações

relacionamento-3-el-hombre

Ninguém quer ficar perto de uma pessoa que reclama o tempo inteiro. É cansativo. Tenho um amigo que odeia roupas jogadas no chão. Ele resolveu o problema passando por cima delas. Quando a mulher reclama ele fala: “Se elas não estivessem no chão, eu não pisaria nelas”.

O que precisa ser pensado é quais das coisas que te irritam que precisam ser faladas. Se você não pensar assim, corre o risco de ficar como naquela história do menino que sempre dizia que o lobo estava atacando e todo mundo saia correndo para salvá-lo. No dia em que ele realmente precisou, ninguém acreditou e o lobo atacou de verdade.

Reclame do que realmente precisar, senão quando for sério de verdade você estará desacreditado.

4# Se entenda primeiro

relacionamento-4-el-hombre

Não procure achar nos outros o que você precisa encontrar em si mesmo. O motivo para isso é um só: não sobrecarregar a parceira com a ingrata missão de te fazer feliz. Eu já podia parar por aqui, mas vamos lá. A responsabilidade de esperar que o outro faça você se sentir amado ou desejado é falida.

Espero que antes de entrar em qualquer relação você já esteja inteiro ou que pelo menos já tenha se encontrado, porque se estiver perdido esperando que a relação te ajude você nunca vai conseguir aceitar nada que venha da outra pessoa.

5# Preste atenção às risadas

relacionamento-5-el-hombre

Fabio Hernandez, o escrito barato, sempre disse que as relações começam a falir quando um casal para de dar risada. É sempre um indicativo forte de que algo vai mal. A risada é uma das melhores formas de criar vínculos com uma pessoa. É impossível não querer ficar perto de quem te faz sorrir.