5 hábitos de casais saudáveis para harmonizar sua relação

Todo mundo já aprendeu que comunicação é a chave do sucesso em tudo que fizermos na vida, especialmente em relacionamentos amorosos.

Casais que conversam se entendem melhor do que aqueles que supõem o que o outro está pensando. Suposições sempre são conversas não tidas ou assuntos não resolvidos – o famoso empurrar tudo para debaixo do tapete.

Em um relacionamento saudável, o casal não fica criando picuinhas e não briga por qualquer bobagem. De resto, o que funciona para uns pode não funcionar direito para outros casais.

Relacionamentos se baseiam em confiança e na troca de experiências agradáveis e tudo isso leva tempo e requer uma dose de esforço. E esta dose de esforço pode ser feita em conjunto com hábitos saudáveis.

Vamos a eles:

1# Valorizar a qualidade

habitos-saudaveis-casal-5-el-hombre

Qualidade ou quantidade? Se você fizer esta pergunta para uma criança de 5 anos ela vai berrar: quantidade! Não importa qual é o assunto. Mas se você está grandinho já deve saber que qualidade é sempre melhor e o efeito mais duradouro.

Não importa se você e sua parceira passam 30 minutos juntos ou o dia inteiro. O importante é estarem presentes no momento. Tem uma diferença brutal em passar um jantar inteirinho cada um vidrado na tela do próprio celular e passar a noite conversando sobre qualquer coisa que seja.

2# Demonstrar gratidão

habitos-saudaveis-casal-3-el-hombre

Tem gente que se lembra de agradecer todo mundo, menos a parceira. Não importa se ela fritou um ovo ou limpou a casa toda, tem que agradecer. Tem que mostrar que você presta atenção e que se importa com qualquer esforço que ela faça.

Apesar de gratidão nunca se demais, não precisa agradecer aos berros e aos quatro ventos – o reconhecimento pode ser mostrado também com atitudes.

3# Respeitar o outro

habitos-saudaveis-casal-el-hombre

Respeito é bom e todo mundo gosta. E o respeito pelo outro pode ser mostrado pela confiança que você deposita na pessoa, na vontade em não desperdiçar o tempo dela e, principalmente, na relação propriamente dita.

Não tem nada mais “vergonha alheia” do que casais que não se respeitam em público, que resolvem contar histórias de ex na frente de todo mundo, falam mal da parceira ou ainda fazem ameaças de terminar a relação. Quer terminar algo decentemente fale e faça, não ameace.

4# Escolher as batalhas certas

habitos-saudaveis-casal-4-el-hombre

Não existe a menor possibilidade de ganhar todas as batalhas. Nem na vida e nem na guerra. Obviamente, em qualquer relação saudável há discussões e divergências de opiniões. O segredo é simples: saber quando parar.

Escolha as batalhas pelas quais acha que é fundamental lutar – as outras coisas deixe para lá. Poupa tempo e esforço.

5# Não comparar

habitos-saudaveis-casal-2-el-hombre

Não compare nada com nada. Nunca. Nem nas relações e nem na vida. O lado de lá sempre vai parecer mais alegre, mais bacana, mais qualquer coisa que o valha.

Lembre-se sempre que casais mega felizes em redes sociais, no elevador e na rua também mentem. Se a grama do vizinho parece mais verde, ela pode até ser, mas isso não significa que funcionaria no seu quintal.