5 lições de vida que aprendi sendo pai

Em parceria com Philips

***

Não existe experiência mais transformadora do que ser pai. Eu diria que minha vida se divide em duas fases: antes e depois da paternidade. Quando você bota um filho no mundo, suas decisões adquirem uma nova perspectiva. Agora existe alguém que depende de você. Ou seja, é um outro patamar de responsabilidade, que requer uma maturidade bem maior do você tinha antes. Eu diria que virei um novo homem ao ser pai – e, definitivamente, um homem melhor. Entre outras coisas, eu aprendi a:

1# SER MAIS RESPONSÁVEL

Em maior ou menor escala, as nossas atitudes afetam todos ao nosso redor. Mas quando você tem um filho, isso atinge um nível máximo. O bebê necessita 100% dos pais para sobreviver no mundo. Sendo assim, você precisa ser (muito) mais responsável do que era antes. E não apenas nos cuidados com ele, mas com você também. Porque se acontecer alguma coisa contigo, isso vai afetar diretamente o seu filho.

2# VALORIZAR PEQUENOS MOMENTOS

Cada momento com seu filho tem o potencial de ser algo mágico. As primeiras risadas. O primeiro “papai”. Os primeiros passos. Uma palavra nova que ele aprendeu. E isso nunca termina, porque o aprendizado deles é eterno. Nossos filhos sempre continuam nos surpreendendo. É uma delícia.

3# LIDAR COM IMPREVISTOS

A paternidade é repleta de surpresas. Às vezes você vai dormir tranquilo – e acorda com o seu filho chorando no meio da noite, com uma febre de 39 graus. Como o sistema imunológico das crianças ainda está em desenvolvimento, elas costumam ficar doentes com muita frequência. Isso sem contar os pequenos acidentes que – obviamente – acontecem quando eles estão aprendendo a andar. Por isso os pais viram experts em lidar com imprevistos.

4# DESENVOLVER EMPATIA

Criança não é adulto. Ou seja? Não dá para esperar que eles pensem igual a nós. Sendo assim, você acaba desenvolvendo uma forte capacidade de empatia nessa interação com os filhos. Esse esforço de tentar compreender o que se passa na cabeça deles é muito importante para criar uma conexão emocional genuína.

5# EDUCAR PELO EXEMPLO

As atitudes têm uma força maior do que as palavras. Não adianta educar seus filhos apenas falando. Eles estão te vendo no dia a dia. Certamente, vão copiar muitos comportamentos seus. A melhor maneira de educar é sempre pelo exemplo.

TEXTO EM PARCERIA COM PHILIPS


A Philips é parceira do El Hombre de longa data. Seja para cuidar da barba ou dos pelos do corpo, sempre escolhemos seus produtos. Na foto acima está o Multigroom MG3721-77. Com suas 7 ferramentas, ele é um aparelho multifuncional que permite cortar o cabelo, estilizar a barba e aparar os pelos do corpo. Um grande diferencial do MG3721-77 são as lâminas autoafiadoras, que mesmo após três anos de uso continuam afiadas. Ele tem bateria com autonomia de 1 hora e seus acessórios são laváveis em água, separadamente do corpo. Clique aqui para saber mais sobre ele e conhecer outros produtos da Philips que adoramos.