fbpx
sábado, maio 25, 2024
InícioEntretenimentoFilmes & Séries5 motivos para assistir "Guerra Civil", novo filme da A24 com Wagner Moura

5 motivos para assistir “Guerra Civil”, novo filme da A24 com Wagner Moura

Um dos filmes mais aguardados – e polêmicos – do ano já está entre nós: Guerra Civil. Este projeto ousado, dirigido por Alex Garland e protagonizado por Kirsten Dunst e Wagner Moura, nos transporta para um Estados Unidos fraturado por um conflito devastador. E se você pensa que este é apenas mais um filme de guerra, você está totalmente enganado! A produção é uma profunda exploração dos temas de divisão e humanidade que se encaixam perfeitamente em nosso tempo. 

Na história, acompanhamos uma equipe pioneira de jornalistas de guerra, onde estão Lee e seu colega de trabalho Joel, viajando pelo país para registrar a dimensão e a situação de um cenário violento que tomou as ruas em uma rápida escalada, envolvendo toda a nação. No entanto, o trabalho de registro se transforma em uma guerra de sobrevivência quando eles também se tornam o alvo. Com isso, fica a questão: até onde você iria pelo registro perfeito?

Já conferimos Guerra Civil e listamos 5 motivos que fazem deste filme uma obra marcante e instigante, que merece ser assistida na maior tela possível!

1# Roteiro atual e relevância temática

Vivemos em um mundo em que, querendo ou não, as divisões ideológicas são mais profundas do que nunca, e Guerra Civil capta essa realidade com precisão. O filme não se limita a ser uma mera representação de uma guerra fictícia, ele se aprofunda nas complexidades da polarização política e social, fazendo um paralelo direto com as tensões contemporâneas. Além disso, um dos maiores triunfos de Guerra Civil é não entregar respostas simples, fazendo com que o filme te faça refletir sobre como e por que essas divisões ocorreram. E tal reflexão, é extremamente relevante para o momento atual.

2# Direção impecável de Alex Garland

O diretor Alex Garland, conhecido por sua habilidade em criar narrativas envolventes e mundos ricamente detalhados (como em “Ex Machina” e “Aniquilação”), traz sua marca registrada para Guerra Civil. A atenção aos detalhes na construção desse cenário distópico é notável e plausível. Desde vias abandonadas até as zonas de conflito intenso repleto de bombardeios, cada elemento do filme é cuidadosamente pensado para te transportar para dentro da história – e acredite, ele consegue! A forma como Alex Garland mistura elementos visuais realistas com uma narrativa tensa se torna a fórmula perfeita para manter seus olhos grudados na tela do começo ao fim.

3# Performances poderosas (e tem brasileiro no elenco)

Wagner Moura e Kirsten Dunst entregaram performances memoráveis ​​em Guerra Civil. Moura, como Joel, utiliza seu carisma e intensidade para dar vida a um jornalista gente boa, enquanto Dunst, no papel de Lee, apresenta uma atuação expressiva e poderosa, refletindo o peso emocional que sua personagem pede. Juntos, eles formam uma dupla que chama atenção, já que ambos exercem a mesma função, mas de maneiras e visões tão diferentes. Esse contraponto entre os dois é tão bem explorado, que intensifica ainda mais as questões e impacto da narrativa do filme. 

4# Filmografia digna de aplausos

Já que a história acompanha fotojornalistas, nada mais justo do que ter alguns momentos registrados por fotografias. Essa escolha narrativa faz com que a filmografia de Guerra Civil seja deslumbrante e inteligente. Em um determinado momento do filme, um dos personagens diz que “é preciso 30 fotos para sair uma boa”, e de fato, isso acontece. Durante as quase 2 horas de duração, vemos diversas fotografias tremidas, só de sombras ou mal enquadradas, para chegar no momento exato e a foto perfeita – a da missão – ser revelada. Isso é um deslumbre artístico que engrandece a mensagem que Guerra Civil quer passar.

5# Imersão sonora pontual

Outro grande triunfo de Guerra Civil é sua mixagem de som absurdamente realista. Quando explosões, tiros e gritos tomam conta da cena, tudo é meticulosamente orquestrado, elevando as sequências de tensão a um patamar que você ficará sem as unhas das mãos. Além disso, a trilha sonora é pontual e envolvente, casando perfeitamente com a história do filme. Esses elementos técnicos não apenas aprimoram a experiência auditiva do filme, como também reforçam o impacto dos temas abordados. É a maneira perfeita de usar o poder do som para engrandecer ainda mais a história.

“Guerra Civil” já pode ser considerado um dos melhores filmes do ano!

Guerra Civil acabou de chegar nos cinemas, mas certamente ja pode ser considerado um dos melhores filmes do ano. Com uma experiência cinematográfica única e provocativa – que vai além do convencional – a produção merece seu lugar de destaque. Ao exibir uma América em crise, ele vai além e questiona a natureza do conflito e o esforço humano perante sua profissão. Portanto, além de ser um espetáculo visual e auditivo, é um filme que nos desafia a ponderar: até onde nossa visão de mundo nos leva?

Em tempos de divisão e conflitos, Guerra Civil surge não apenas como um entretenimento impactante, mas como um estímulo necessário à reflexão sobre o que realmente nos define enquanto sociedade, e qual a importância damos para aqueles que se arriscam diariamente para nos manter informados.

Erik Wallker
Erik Wallker
É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.