fbpx

6 aventuras para levar o turismo ao próximo nível

Você já deve ter ouvido alguma vez alguém falar sobre a realização de voos comerciais para o espaço. A ideia é antiga e até agora poucos tiveram a incrível oportunidade de embarcar nessa aventura. E mesmo assim, as seletíssimas pessoas que já saíram da terra – com exceção aos próprios astronautas – tiveram que desembolsar milhões e milhões de dólares.

Tudo isso, no entanto, parece estar com os dias contados daqui pra frente, pois a Virgin Galactic promete levar passageiros civis ao espaço ainda em 2014.

A Virgin Galactic é uma empresa de propriedade britânica do ramo aeroespacial baseada nos Estados Unidos e é parte integrante do grupo Virgin. Entre outras coisas, a empresa planeja oferecer voos espaciais suborbitais para turistas.

O projeto inicialmente previsto para se concretizar em 2010 tem sido adiado por vários motivos. Hoje, no entanto, após a realização do terceiro voo tripulado pela Virgin, o projeto parece que finalmente sairá do papel.

Tá, mas e o voo? Bom, vamos ao que interessa então. Quem quiser se aventurar com a Virgin Galactic a bordo do SpaceShipTwo, realizará um voo de cerca de três horas, desde decolagem até aterrissagem e alcançará altitudes próximas a 100km.

Além de ver a terra lá do alto e presenciar a incrível imensidão do espaço, nos fazendo perceber o quão pequenos somos, o passageiro também experimentará, por alguns minutos, a sensação de gravidade zero, um dos momentos mais aguardados da viagem.

O pacote completo com treinamento, hospedagem e tudo terá duração de três dias. E a Virgin Galactic está fazendo reservas desde 2005 para quem quiser realizar esta viagem pela “bagatela” de 250 mil dólares.

Pois é, pensou que ia sair de graça a brincadeira? Mas pense que o primeiro “turista” – o milionário americano Dennis Tito – pagou 20 milhões de dólares à Rússia para passar uma semana no espaço.

Apesar do preço, resolvi, despretensiosamente, verificar se havia alguma agência credenciada aqui no Brasil para vender estes pacotes. E, para minha surpresa, acabei encontrando três delas, todas em São Paulo.

Uma destas, a Agência Marcos Pontes, criada pelo astronauta brasileiro de mesmo nome, é especializada em pacotes turísticos bem distintos. Resolvi, então, separar alguns para mostrar aos leitores do El Hombre.

Confira:

Treinamento Básico de Cosmonauta

treinamento-de-astronautas-el-hombre

Cosmonauta, astronauta ou até mesmo taikonauta, termo criado pela China, designam a mesma coisa: piloto ou passageiro de um veículo espacial que viaja para fora da atmosfera terrestre.

No Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Rússia, você tem a oportunidade de realizar um treinamento básico de astronauta. Você terá instrução e treinamento nos simuladores da Estação Espacial Internacional (ISS) e da espaçonave Soyuz-TM, poderá experimentar a comida utilizada pelos astronautas no espaço e aprenderá como prepará-las. Durante o processo, você também vivenciará uma simulação de gravidade zero e aprenderá a realizar tarefas nesta situação.

Voo em Gravidade Zero – Zero G

voo-gravidade-zero-el-hombre

Ao contrário do que se possa imaginar, é possível experimentar a sensação de gravidade zero sem sair da Terra. Para isso, no entanto, é preciso estar a bordo de um avião laboratório de microgravidade, que por meio de voos parabólicos conseguem simular esta situação.

Cada intervalo de microgravidade durante o voo parabólico dura em média 20 a 30 segundos e, no total, são realizadas de 10 a 20 parábolas em um voo. Você pode optar se divertir em Moscou, no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, ou nos Estados Unidos, em locais pré-programados.

Voo em jato supersônico Fulcrum MIG-29

voo-num-fulcrum-mig-29-el-hombre

Fulcrum MIG-29 é um caça utilizado em combate aéreo projetado na União Soviética. Desenvolvido pelo departamento de design Mikoyan como um caça de superioridade aérea durante os anos 1970, foi criado para combater novos caças americanos.

Hoje estes aviões ainda estão em operação e existe a oportunidade de voar em um, atingindo velocidade supersônicas, com a possibilidade, inclusive, de realizar diversas manobras pelo ar.

Passeio de veículo blindado de combate

passeio-tanque-de-guerra-el-hombre

Nesse programa, o participante passa por um dia de imersão nas operações do exército russo. Além de andar em um tanque de guerra, você terá uma refeição dentro de uma tenda militar simulando um campo de batalha.

Para pilotar, você poderá escolher entre diversos modelos de uma grande coleção, incluindo T-55, BMP-1, T-34, IS-2, IS-3, SU-100, ISU-152, o alemão Hanomag Sd.Kfz. 251 e muitas outras máquinas. Muito mais que andar nestes veículos, quem se aventura neste programa tem a oportunidade de utilizar o armamento de um tanque de guerra.

Mergulho ao Titanic

mergulho-titanic-el-hombre

Engana-se quem pensa que este é um passeio mais light. Ao contrário das outras atividades acima listadas, esta não te levará às alturas, já que o Titanic repousa há mais de 100 anos no fundo do Oceano a quase 4 mil metros de profundidade.

Essa viagem só é possível graças a um veículo especial usado para fins científicos e capaz de atingir grandes profundidades. A enorme distância subaquática faz com que esta parte da história que é o Titanic se mantenha, de certa forma, intocada.