6 lições de vida com o livro “A Arte da Guerra”

O livro “A Arte da Guerra” é uma das obras literárias mais antigas do mundo. Foi escrito pelo general e estrategista chinês Sun Tzu no século 5 a.C.

Nestes 2,5 mil anos de existência, o livro serviu como manual para situações bélicas e, mais recentemente, virou também uma bíblia dos executivos.

Grandes líderes históricos, como Napoleão Bonaparte, e incontáveis CEOs de empresa, tais como Steve Forbes (da editora Forbes) e Evan Spiegel (do Snapchat), tiveram seus pensamentos influenciados pela filosofia de Sun Tzu.

Mas como uma obra tão antiga, focada no universo militar, poderia ajudar na carreira de alguém em pleno século 21?

O negócio é que a cultura corporativa contemporânea se assemelha bastante ao ambiente de uma batalha. Por isso as estratégias apresentadas no livro podem ser traduzidas para mundo dos negócios, ajudando uma empresa — e seus líderes — a triunfarem em sua área.

Veja a seguir 6 lições de vida que podemos aprender com “A Arte da Guerra” e não deixe de ler também a obra completa, pois há muitos outros ensinamentos valiosos por lá.

1# “A vitória está reservada àqueles que estão dispostos a pagar o preço.”

Ninguém chega longe na vida sem esforço. E quanto maior seus objetivos, mais você terá que batalhar duro. Para ter uma carreira de sucesso, às vezes você terá que trabalhar até meia-noite e durante o fim-de-semana, por exemplo. É o preço a ser pago. Se você não está disposto a dar esse gás, isso cria uma limitação em até onde você pode chegar.

2# “Informação é crucial. Nunca vá para a batalha sem saber o que pode estar contra você.”

Conhecimento nunca é demais. Esteja preparado para todos os tipos de situações no seu dia-a-dia. Se você quer superar a concorrência, precisa saber tudo sobre a área em que vocês atuam. Só assim para tomar as melhores decisões, desenvolver as melhores estratégias e sair vitorioso.

3# “A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.”

Em qualquer guerra, o lado vencedor tem baixas também. Um exemplo? Na 1ª Guerra Mundial, a Tríplice Entente teve em torno de 10 milhões de mortes — e olha que eles ganharam. Isso sem contar o prejuízo incalculável que toda a destruição causou. Por isso derrotar um inimigo na base da diplomacia é sempre a melhor opção. Busque neutralizá-lo de maneira pacífica antes de partir para a guerra.

4# “As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas.”

Às oportunidades na vida vem e vão. Mas precisamos ter coragem de agarrá-las e sair da zona de conforto. Conforme você vai abrindo portas, cada vez mais elas vão se multiplicando. Agora, se você fecha a primeira, jamais verá o que tem atrás da segunda.

5# “A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de genialidade.”

Cada adversário ou desafio da vida requer um tipo específico de estratégia para você conseguir triunfar. Por isso, busque sempre evoluir e adaptar-se a todo tipo de situação. Essa versatilidade é fundamental para o sucesso.

6# “No meio do caos há sempre uma oportunidade.”

Quando uma crise aparecer e tudo parecer arruinado, respire fundo, conte até 10, acalme-se e analise friamente a situação por diferentes perspectivas. Estes momentos difíceis oferecem oportunidades únicas de reflexão e, se você tiver sabedoria, pode sair mais forte do que nunca do caos.

Texto em colaboração com Arthur Lima

VÍDEOS EM DESTAQUE: