7 balneários para conhecer ao longo da Rota 10 no Uruguai

A Rota 10 é uma das principais estradas nacionais do Uruguai, estendendo-se de leste ao oeste, contornando a costa uruguaia desde o balneário de Valizas até a capital Montevideo. Ao longo do percurso encontram-se algumas das mais belas praias do país.

Além de conectar a capital Montevideo a diversas cidades litorâneas, a Rota chama a atenção por margear bem de perto as praias pelas quais passa ao longo de seu percurso.

Embora, em alguns trechos, não apresente condições ideais para direção, a rodovia costuma ter trânsito livre, proporcionando ao viajante uma jornada tranquila pelas mais belas praias uruguaias.

Por esse motivo, elaboramos um roteiro, através da Rota 10, para se conhecer alguns dos mais belos balneários de nossos vizinhos. A partida se dá em Montevideo, de forma que, ao terminarmos o percurso, estaremos quase com um pé no Brasil.

Confere aí:

1# Piriápolis

a-piriapolis

Partindo-se da capital uruguaia em direção à costa leste, logo no Km 96 da Rota 10 encontramos aquele que, um dia, já foi o balneário mais famoso do país. Apesar de ter perdido a posição para a badalada Punta del Este, Piriápolis ainda tem muito a oferecer. O mirante do cerro San Antonio é passeio obrigatório aos aventureiros de primeira viagem.

A dica é utilizar o “aerosilla” (como eles chamam o teleférico) para poder apreciar toda a beleza do balneário. Mas o trajeto até o topo pode ser feito de carro ou a pé também. Ainda em Piriápolis, para fugir um pouco da praia, você pode conhecer o Cerro Pan de Azúcar, o terceiro ponto mais alto do país.

2# Punta Del Este

a-punta

Seguindo em frente, é inevitável notar que você está bem perto de Punta Del Este. Por volta do km 130, a estrada dá lugar às ruas e avenidas urbanas. Sendo um dos maiores destinos aqui da América do Sul, além de servir de passagem a diversos cruzeiros, a cidade encontra-se tomada por galerias e lojas de grife para atender os mais variados visitantes.

Se, por acaso, você decidir viajar pela Rota 10 uruguaia, este é o lugar para as noites mais agitadas. Não perca as baladas em La Barra e em La Mansa. Para quem gosta de exclusividade, a casa Tequila está entre uma das mais disputadas por lá. Mais descontraído, o Moby Dick Pub é outra bela alternativa.

3# José Ignacio

a-jose-ignacio

Não é preciso andar muito para ver a calma e a tranquilidade voltarem a reinar. A pouco mais de 30 km de distância de Punta Del Este, a pacata cidade de José Ignácio fica praticamente deserta quando em baixa temporada.

A tranquilidade predominante tem uma explicação: segundo o senso de 2011, a população local beirava os 300 habitantes, algo em torno de 70 famílias. A discreta península vem caindo no gosto de famosos e afortunados, que buscam ali, um tranquilo e exclusivo refúgio.

4# La Paloma

a-la-paloma

De volta ao asfalto, encontramos no km 223 o desvio para o próximo balneário: La Paloma. Este é o principal balneário do departamento (semelhante a estado) de Rocha e, assim como em outras localidades do litoral uruguaio, a região recebe um grande número de turistas durante o verão.

Em baixa temporada, é possível apreciar as belas paisagens da região de uma forma mais tranquila. Ao todo, são cerca de 20 km de praia para ninguém botar defeito.

5# La Pedrera

a-la-pedrera

Uma vez no departamento de Rocha, talvez você queira uma praia com boas condições para surfar, certo? Não precisa andar muito, então. A menos de 10 km do Balneário La Paloma, no Balneário de La Pedrera, você pode pegar uma onda na El Barco, considerada a melhor praia de toda a região para a prática do esporte.

La Pedrera é um ótimo destino, também, durante o carnaval, quando a cidade se transforma e vários barzinhos ficam abertos durante toda a madrugada.

6# Cabo Polonio

a-cabo-de-polonio

Cabo Polonio é um balneário escondido por suas incríveis dunas e por decreto, desde 2009, é considerada área natural protegida sob a categoria de “parque nacional”. Seu espaço marinho de cinco milhas náuticas e as três ilhas pertencentes à região também foram categorizados dessa forma.

Um dos motivos para isso é que lá se encontra uma das maiores colônias de leões marinhos do continente. Aos turistas, passeios de barco levam até as ilhas onde é possível observar os animais.

O turismo por lá não é o principal objetivo, mas, sim, a preservação do ambiente. Tanto que não há água corrente e a energia elétrica é fornecida apenas por gerador, sendo escassa do mesmo jeito. Aqueles que se aventuram por lá são presenteados com a visão espetacular do céu durante a noite.

7# Valizas

a-barra-de-valizas

Enfim, chegamos ao Km 272 da Rota 10, um dos últimos trechos da rodovia. Valizas, ou Barra de Valizas, não estava cotada para entrar na lista, não fosse por um detalhe: é uma pequena vila chamada por alguns pelo apelido de “universidade hippie”.

Durante as noites de verão é comum encontrar alguns artesãos, além de bandas populares, pelas ruas apresentado sua arte sem cobrar nada por isso. E Valizas já nem está mais tão longe do Brasil: daqui até a fronteira não se percorre mais do que 100 quilômetros.