7 canais do YouTube que te ajudarão a jogar tênis melhor

Estamos numa fase tenística aqui no El Hombre. Toda segunda-feira o nosso happy hour é numa quadra de saibro, onde duelamos para ver quem isola menos bolinhas. Sorte nossa que não tem torcida, ou seríamos alvo de uma saraivada de frutas podres e vaias intensas.

Mas fizemos uma descoberta que ajudou – e muito – a melhorar o nível de nossas partidas: os vídeos de aula no YouTube. Há na internet uma altíssima oferta de lições que mostram, didaticamente, como evoluir o seu forehand, backhand, jogo de pernas, saque, voleio, etc.

Se você está começando a jogar tênis agora – ou já pratica há algum tempo mas está estagnado – fizemos uma seleção com 7 canais do YouTube que te ajudarão a levar seu jogo ao próximo nível.

FuzzyYellowBalls (753 vídeos)

Com 50 mil assinantes, mais de 750 vídeos e quase 50 milhões de visualizações, este é o maior canal de tênis do YouTube. O foco de Will Hamilton, seu fundador, são as análises táticas e estratégicas do tênis. Ele usa como exemplo partidas reais e também disponibiliza vídeos em HD e slow motion de profissionais em ação.

Web Tennis (326 vídeos)

Brent Abel, o treinador do Web Tennis, sabe colocar em prática as lições que ensina. Ele foi em 2009 campeão americano na categoria 60 anos. No canal Brent dá dicas práticas e simples para melhorar o seu jogo, sem a necessidade de treinos intensos.

Tennis Lessons Online with Tom Avery (68 vídeos)

Professor de tênis há 30 anos, Tom Avery já treinou dezenas de milhares de alunos. Ele possui uma série de DVDs, com 250 aulas em vídeo, que custa US$ 197. Mas em seu canal do YouTube, Tom disponibiliza algumas dessas lições, que são realmente boas. Prova disso são os 24 mil assinantes que ele tem.

TennisCoachTV (227 vídeos)

Este é um dos canais mais completos do YouTube. As aulas são lecionadas por Jeff Salzenstein, um ex-tenista profissional que chegou a estar entre os 100 melhores do mundo. Além da grande oferta de vídeos, com mais de 200, a qualidade deles é muito boa.

Essential Tennis (719 vídeos)

O forte desde canal são os replays de grandes tenistas, como Federer e Nadal. Você pode ver com detalhes como eles batem cada golpe. Mas há, também, várias aulas ministradas por Ian Westermann, um jovem e bem-sucedido treinador americano.

Feel Tennis (107 vídeos)

Além de ensinar a aperfeiçoar e corrigir seus golpes, o treinador esloveno Tomaz Mencinger também dá várias dicas de posicionamento em quadra e estratégias de jogo em geral. Vale a pena conferir.

Newton Tênis (270 vídeos)

De todos os canais que encontrei em português, este é o melhor. Newton Fraga tem 40 anos de experiência no tênis e, no seu canal, além de ensinar técnicas diversas, também faz análises de jogadores profissionais em ação, para te ajudar a incorporar seus golpes.