fbpx
sábado, julho 13, 2024
InícioEntretenimentoCuriosidades7 curiosidades sobre o Pato Donald que você provavelmente não sabia - e muito mais!

7 curiosidades sobre o Pato Donald que você provavelmente não sabia – e muito mais!

Enérgico, rabugento, inteligente, temperamental e muito engraçado, esse é Pato Donald, o amado personagem criado por Walt Disney completa 90 anos no próximo dia 9 de junho. A data surge da primeira aparição do personagem em uma história animada. Como parte da série Silly Simphonies, Donald estreou no curta-metragem A Galinha Esperta neste dia em 1934, criando furor com suas exageradas travessuras e explosões de raiva. A partir daí, os animadores e roteiristas que trabalhavam com Walt Disney se divertiram muito criando outras inúmeras situações que acentuavam sua personalidade inconstante.

Hoje, nove décadas depois, Donald continua conquistando fãs através de sua presença em atrações dos parques da Disney, produtos de consumo de diversas categorias e conteúdos audiovisuais no Disney+. No próprio dia 09, inclusive, chegarão ao serviço de streaming Quem Ri por Último e Louco por Margarida, dois curtas lançados em 1950 totalmente restaurados que trazem Donald se envolvendo em confusões malucas, além da nova produção D.I.Y Duck – um curta que mostrará Donald tentando fazer alguns reparos em casa, começando com trocar uma lâmpada, que rapidamente se tornam uma série de desastres cômicos.

Aproveitando essa data especial, confira 7 curiosidades pouco conhecidas sobre o lendário Pato Donald – e muito mais!

1# Nasce um pato!

Donald tem suas origens no início da década de 1930, depois que Walt Disney ouviu o renomado voice actor Clarence Nash criando sons de animais na rádio. Quando Nash fez uma recitação nervosa da música “Mary Had a Little Lamb” (Maria Tinha um Cordeirinho) com uma voz que parecia ser de um cabrito assustado, Walt disse: “Esse é o nosso pato falante!”. Nash forneceu a voz única de Donald desde a criação do personagem até sua morte em 1985.

2# Mestre de cerimônias

Donald fez diversas aparições dignas de uma superestrela, mas há uma especialmente memorável. Em 1958, ele foi coapresentador da cerimônia do Oscar ao lado do lendário comediante Bob Hope, os atores Jack Lemmon, James Stewart e David Niven, e a atriz Rosalind Russell.

3# Passeando pela América Latina

Dois curtas-metragens levam Donald a uma viagem memorável por diferentes países da América Latina. Disponíveis no Disney+Alô, Amigos, de 1943, e Você já foi à Bahia?, de 1945 narram as aventuras do personagem na região. Suas experiências na América Latina também foram registradas no livro “Donald Duck Sees South America” publicado nos Estados Unidos em 1945. Na narrativa, o personagem viaja pelo Brasil, Equador, Colômbia e Argentina.

4# Amor fraternal

Donald tem uma irmã…. e conhecemos seu nome. No curta-metragem de 1938 Os Sobrinhos de Donald – também disponível no Disney+ – o protagonista recebe um cartão postal de sua “irmã Dumbella”, no qual ela informa que, naquele mesmo dia, Donald receberia a visita de seus travessos sobrinhos: Huguinho, Zezinho e Luisinho.

5# Donald multifacetado

Ao longo de sua história audiovisual, Donald desempenhou as mais diversas tarefas e profissões. Entre elas estão jardineiro (O Jardim de Donald, 1942), chef (Donald, O Cozinheiro, 1941), golfista (O Jogo de Golfe de Donald, 1938), apicultor (Honey Harvester, 1949), limpador de janelas (Window Cleaners, 1940) e professor de matemática (Donald no País da Matemágica1959).

6# Trajes emprestados

Mickey e Donald estiveram presentes na inauguração oficial da Disneylândia em 17 de julho de 1955, mas não da forma que os conhecemos hoje. Para a ocasião, os figurinos foram emprestados do renomado show de patinação no gelo Ice Capades. A Disney Legend (Lenda da Disney, em sua tradução literal) Bill Justice, um dos Imagineers que foi fundamental na concepção dos personagens do parque, relembrou que Walt insistiu que os amados personagens estivessem presentes.

7# Eterna superestrela

Em 9 de agosto de 2004, Donald foi imortalizado na lendária Calçada da Fama de Hollywood com uma estrela que leva seu nome. Assim, ele faz parte de um seleto grupo de oito personagens da Disney que contam com essa homenagem. Os outros são: Mickey, Minnie, Caco o Sapo, Branca de Neve, Ursinho Pooh, Tinker Bell e Os Muppets.

Celebrando 90 anos em grande estilo!

Para marcar o aniversário de 90 anos da primeira aparição oficial de Donald, a Disney está realizando diversas comemorações ao redor do mundo. No Brasil, a companhia iniciou as celebrações em fevereiro numa ação inédita durante o Carnaval de Salvador. Nela, o próprio Donald esteve no país para conhecer a capital baiana e participar do maior Carnaval de rua do mundo.  O personagem foi recebido pelo cantor, compositor e embaixador do turismo brasileiro, Carlinhos Brown no Candeal, bairro de origem de Brown e que conta com uma forte presença da cultura africana.

Além de visitar os principais pontos turísticos da cidade, Donald também marcou presença no “Camarote Brown by Licia Fabio” no sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro, onde Brown vestiu um look exclusivo no trio elétrico inspirado no personagem, criado pela marca carioca The Paradise especialmente para a ocasião, além de acessórios exclusivos da Rommanel. As duas marcas contarão com coleções temáticas de 90 anos de Donald a serem lançadas no segundo semestre.

Além delas, outras grandes marcas como Havaianas, Renner, Riachuelo, Melissa, Lupo, Bagaggio, Condor, Grendene Kids, Plasútil, Maria Emilia, Condor, Dream Store, C&A, Malwee, entre outras, também vão lançar produtos licenciados do personagem – disponíveis em breve nas principais lojas físicas e digitais.

Produções do Pato Donald para maratonar no Disney+

  • Os Sobrinhos de Donald (1938)
  • Tico e Teco vs. Donald: Confusão Aquática (1956)
  • A Fonte da Juventude de Donald (1953)
  • Pato Donald e o Primo Gus (1939)
  • Ducktales: Os Caçadores de Aventuras
  • Mickey, Donald, e Pateta em Os Três Mosqueteiros (2004)
  • Celebrando com Donald: Um Especial do Mickey Mouse (2016)
  • Alô, Amigos (1942)
  • Você Já Foi à Bahia? (1945)
  • Mickey Mouse: Curtas (2013)
  • TV Quack (1996)
  • Tempo de Melodia (1948)

Erik Wallker
Erik Wallker
É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.